Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
No texto, a palavra "mentira" (L.4) é empregada como antônimo de "realidade" (L.7).
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação aos aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens seguintes.
A expressão pobres e ricos, nas duas ocorrências (l.5 e 7), é composta por dois substantivos coordenados.
Confronte os dois documentos apresentados nos textos I e II e julgue os itens seguintes.
A abertura e o fechamento, tanto do texto I quanto do texto II, não seguem o padrão de um ofício.
Em relação às estruturas do texto, julgue os itens a seguir.
O emprego das preposições "com" (l.1) e "sobre" (l.3) é exigido pela regência da forma verbal "está" (l.1).
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
O período A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás (l.14-16) é composto por duas orações, sendo uma subordinada e a outra, coordenada e subordinada, simultaneamente.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Texto II – itens de 13 a 21
Com referência às idéias contidas no texto II, julgue os itens que se seguem.
Quando os pesquisadores solicitaram ao autor do texto que se manifestasse em relação à literatura, ele deu uma resposta quase igual à da irmã dele.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as idéias desenvolvidas no texto I, julgue os itens a seguir.
A maneira ambígua (l.17-18) a que se refere o autor está expressa como oposição no final do texto, como evidencia o emprego do conector mas (l.31).
Confronte os dois documentos apresentados nos textos I e II e julgue os itens seguintes.
O texto I, por haver sido redigido e encaminhado após a realização do concurso citado, tem a função de apresentar um recurso administrativo.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Texto I – itens de 1 a 15
Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto
A regra de acentuação gráfica ilustrada em " pólos" (L.6) não diz res peito à terminação da palavra, o que também ocorre com os vocábulos pôr (verbo) e ás (substantivo).
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na palavra fluidas (l.13), dispensa-se o acento gráfico porque se trata de particípio passado flexionado do verbo fluir e a pronúncia da primeira sílaba considera ui um hiato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...