Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto I, julgue os seguintes itens.
Nas linhas de 15 a 21, predomina o emprego de palavras com sentido figurado.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, relativos a aspectos sintáticos do texto.
Em o município contava com um total de 5.730 habitantes (l.19-20), o termo sublinhado exerce a função sintática de sujeito da oração em que é empregado.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
O adjetivo agregada (l.13) está flexionado no feminino singular para concordar com vida (l.13).
Texto I – itens de 1 a 20
De acordo com as idéias do texto I, julgue os itens seguintes.
Na linha 20, a partir da frase "Estamos, portanto, em boa companhia", tem início o fechamento do fragmento, o que é indicado textualmente pelo emprego da conjunção conclusiva "portanto".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No texto acima foram inseridos erros. Julgue as transformações indicadas como necessárias para que o texto fique gramaticalmente correto.
As relações sintáticas, a coesão textual e a correção gramatical seriam prejudicadas com a substituição de "Entretanto" (l.14) por Conquanto.
Com referência à redação de expedientes, julgue a associação entre documento, finalidade e fecho proposta em cada um dos itens seguintes.
documento: requerimento
finalidade: solicitação, de particular a autoridade, de algo a que o autor julga ter direito
fecho: Nestes termos, pede deferimento.
Os fragmentos contidos nos itens subseqüentes foram adaptados de um texto escrito por Ângela Lacerda para a Agência Estado. Julgue-os quanto à correção gramatical.
O programa Escola Aberta, que usa as escolas nos fins de semana para atividades culturais, sociais e esportivas de alunos e jovens da comunidade reduziu os índices de violência registrados nos estabelecimentos e melhorou o aproveitamento escolar.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da organização das idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Preserva-se a coerência textual ao se substituir Muitos (l.13) por Muitas, desde que se flexione produtivos (l.14) e ignorados (l.14) também no feminino.
Em relação às palavras do texto, julgue os itens abaixo.
cerca de (linha 5) é o mesmo que aproximadamente.
Julgue os itens subseqüentes, relativos à redação de expedientes e à situação hipotética apresentada acima.
No relato 1, desconsideradas as repetições, que poderiam ser evitadas, a passagem se ele tinha certeza de que tinha dois carros atende plenamente à recomendação feita pelo chefe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...