Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 42 a 46.
No segundo período do texto, as vírgulas que isolam o nome do "representante da Casa Branca" justificam-se por se tratar de aposto.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
A forma verbal atingem (R.11) está no plural para concordar com milhares de homens e mulheres (l.11-12).
Assinale a opção incorreta a respeito de correspondência oficial.
O resumo do assunto, na correspondência oficial, é chamado de ementa.
Se a forma de tratamento do destinatário da correspondência for Vossa Excelência ou Vossa Senhoria, por força da concordância exigida para os pronomes pessoais que a ele se referem, não se pode usar vosso e suas flexões.
Introduzir um ofício usando frases como Viemos, por intermédio do presente, acusar recebimento da petição e levar ao conhecimento de V. Sa. que ... é sinal de elegância, concisão, correção lingüística e respeito.
Denomina-se circular o instrumento de comunicação que se envia a vários destinatários simultaneamente, com vistas à transmissão de instruções, ordens, esclarecimento de conteúdo de leis, regulamentos etc.
Os fechos Atenciosamente e Respeitosamente são adequados para um ofício.
A figura acima mostra uma janela do aplicativo Word 2000 com parte de um texto adaptado do jornal Folha de S. Paulo, de 9/2/2003. Julgue os itens de 24 a 29, relativos à figura, ao texto nela mostrado e ao Word 2000.
No último período do primeiro parágrafo, caso o advérbio "particularmente" fosse deslocado para imediatamente após o verbo "Evitar" e colocado entre vírgulas, retirando-se a vírgula após "informações", o período permaneceria correto do ponto de vista gramatical.
Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.
Quarto parágrafo: Os alunos foram a campo, aplicar, na prática, os conhecimentos de primeiros socorros; simulando acidentes, em que as vítimas são imobilizadas, transportadas, e de forma mais segura. O mais difícil, foi seguir pôr uma trilha até o local onde foi realizado o treinamento prático de combate ao fogo.
Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.
Sétimo parágrafo: Depois do treinamento, os alunos que, de início, estavam animadíssimos, fazendo muitas brincadeiras, encontravam-se sujos, exaustos, em silêncio; porém, mais seguros e conscientes do que representa a guerra pela proteção das áreas verdes estaduais.
Com base no texto acima, julgue os itens de 15 a 21.
O sétimo parágrafo do texto pode ser reescrito da seguinte forma, mantendo-se correta a pontuação: As vantagens da modernização do sistema, todos os aposentados britânicos percebem: quem não tem onde morar, ganha casa do governo; quando as pernas fraquejam, a condução da prefeitura leva os velhinhos para qualquer lugar; e, se já não der mais para sair de casa, um assistente social entrega comida na porta.
Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.
Terceiro parágrafo: As aulas teóricas, não ofereceram grandes dificuldades para o grupo de voluntários, composto: por estudantes de turismo, biologia, funcionários de empresas, de ecoturismo, de esportes radicais, além de monitores ambientais, de guarda-parques, voluntários, todos formados pelo SENAC.
Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.
Sexto parágrafo: Para apagar o fogo, utilizou-se facões, foices, enxadas, rastelos, bombas d'água costais, e um equipamento de mangueira de hidrante esfiapada por cujo formato é denominado de vassoura-de-bruxa.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 10 a 14.
No texto, o uso de aspas serve para alertar o leitor de que as expressões destacadas têm duplo sentido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...