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Texto II- questões 5 e 6
Considerando a transformação ocorrida em passagens do texto II, assinale a opção correta quanto à grafia e à pontuação.
A pobreza pode ser entendida como a privação de recursos, capacidades, escolhas e poderes necessários ao gozo de um nível adequado de vida.
É necessário o comprimento dos direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais, por que os diferentes níveis de pobreza afetam a natureza de todos os humanos.
Em 12/4/2000, a Comissão da ONU obteve a oportunidade de explorar o impato da pobreza sobre os direitos civis: políticos, econômicos, sociais e culturais.
As mulheres, os grupos minoritários, os imigrantes, os selvícolas e as crianças, são as principais vítimas da pobreza.
Os direitos econômicos e sociais (a comida, a água potável, a habitação, a segurança pessoal, a justiça — mesmo que sejam interligados e interdependentes), não passam de um sonho, muito distante aos miseráveis.
Em relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.
Na linha 6, as duas ocorrências do termo "de que" podem ser corretamente substituídas por do qual.
À linha 10, estaria gramaticalmente correta a substituição de "em que" por na qual.
Os sentidos do texto permitem a correta substituição de "enquanto" (L.13) por na qualidade de.
Com o auxílio do texto acima e tendo em vista o cenário internacional contemporâneo, julgue os itens que se seguem.
Caso a expressão "na retina atônita" (L.5) estivesse no plural, o período apresentaria erro de concordância.
A respeito das idéias e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.
Na linha 19, pelo emprego do pronome demonstrativo essas, depreende-se que o substantivo definições refere-se às palavras que, ao longo do texto, são postas em confronto: ética e moral.Em relação ao texto I, julgue os itens subseqüentes.
O termo "que" (L.10) indica que o sujeito de "experimentarão" (L.10) é "pessoas com preparo de nível universitário" (L.8).
Considerando o texto acima e o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
Pelos mecanismos de coesão textual, "ela" (l.5) tanto pode referir-se a "China" (l.1) como a "uma simples moeda" (l.3).
Considerando as idéias e a estrutura do texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas linhas 2 e 7, as aspas indicam citação literal de um outro autor.
Com referência ao vocabulário e às estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A informação dos versos 8 e 9 relaciona-se, semanticamente, a "ramos" (v.7).
Com relação às idéias expressas na figura acima e à correção gramatical, julgue os itens abaixo.
O orçamento da União e dos estados para a segurança foi aumentado em 17 bilhões de reais de 1997 a 2002, enquanto os gastos dos particulares sofreram aumento de 31 bilhões.
Com relação às idéias, às estruturas gramaticais e ao emprego de vocábulos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Nas linhas 37 e 38, os vocábulos "discussão" e "coisa" são relacionados.
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