Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
A Guia da Previdência Social (GPS), cujo modelo é apresentado abaixo, é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais dos contribuintes individuais da previdência social.
Os prazos para recolhimento das contribuições previdenciárias em GPS são:
Com base nas informações acima, julgue os itens de 37 a 41.
A oração "até que o total seja igual ou superior ao valor mínimo fixado", no campo de advertência introduzido pelo termo "ATENÇÃO", expressa as condições para que seja realizada a ação indicada na oração imediatamente anterior.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 5, julgue os itens de 1 a 9, relativos ao Internet Explorer 5, à Internet e ao texto contido na figura.
Para ter mais coesão, os três últimos períodos do texto poderiam ser introduzidos, respectivamente, pelas seguintes expressões: Entretanto, Portanto, Afinal.
Com relação às estruturas do texto II e considerando a Lei Complementar n.o 47/1995, julgue os itens subseqüentes.
No primeiro parágrafo, a voz passiva em "é visto" (L.2) e "foram vistos" (L.6) foi usada para omitir os agentes da ação verbal, entre os quais se encontra o autor do texto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"rotineiras" (L.37) por corriqueiras
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"acirrados" (L.23) por exasperados
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"clima" (L.22) por ambiente
Considerando o texto I, julgue os itens a seguir.
O uso do sinal de dois-pontos após "tal" (l.4) justifica-se por anteceder uma enumeração, que, no caso, é composta por dois núcleos: discriminação e situações.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"conflitos" (L.20) por lutas
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"recursos" (L.4) por auxílios
A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto II, julgue os itens que se seguem.
O emprego dos pronomes em "a mim me toca" (L.2) constitui uma figura de pensamento que tem a função de atenuar com modéstia o uso da primeira pessoa do singular, tornando o texto mais modalizado e elegante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...