Questões de Língua Portuguesa da CONESUL Fundação de Desenvolvimento

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Com relação aos processos de formação das palavras, a alternativa correta é

  • A.

    endoidecer - derivação prefixal e sufixal.

  • B.

    boquiaberto - composição por justaposição.

  • C.

    mandachuva - composição por aglutinação.

  • D.

    estrutural - derivação sufixal.

  • E.

    porco-espinho - derivação por aglutinação.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 19, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.

A única palavra que obedece à mesma regra de acentuação de área .

  • A. história
  • B. sintético.
  • C. está.
  • D. também.
  • E. científico

As palavras em destaque no texto podem ser substituídas sem alteração do sentido, correta e respectivamente, por

  • A.

    confirmam- recusa- admitem

  • B.

    apóiam- desvio -resistem

  • C.

    confirmam -oposição -sofrem

  • D.

    responsabilizam- afastamento- toleram

  • E.

    transferem- recalque -suportam

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 19, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.

Sobre a pontuação do texto, é feita a seguinte afirmação:

Para obedecer corretamente às regras de pontuação, deveria ser colocada um vírgula depois de

I."período histórico"(linha 06).

II."expressivo"(linha 09).

III."planeta"(linha 13).

Qual(is) está(ão) correta(s)?

 

  • A. Apenas a I.
  • B. Apenas a II.
  • C. Apenas a III.
  • D. Apenas a I e a III.
  • E. I, II e III.

Assinale a alternativa que apresenta concordância nominal correta.

  • A.

    Ela mesmo confirmou a realização da festa.

  • B.

    Foi muito criticado por todos a pretensão deles.

  • C.

    Ela ficou meia perplexa com os acontecimentos.

  • D.

    Muito obrigada,querido, por tua atenção e carinho.

  • E.

    Anexos, remeto-lhes nossas últimas fotos.

Classifica-se "enquanto" (1° parágrafo) como uma conjunção subordinativa temporal para o tempo

  • A.

    posterior.

  • B.

    freqüentativo.

  • C.

    concomitante

  • D.

    anterior.

  • E.

    limite terminal.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 10, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O TEXTO A SEGUIR.

Assinale a alternativa incorreta sobre o texto.

 

  • A.

    O texto emprega o discurso indireto, o que se comprova pelo emprego de travessão no segundo parágrafo.

  • B.

    O texto é dirigido ao leitor, como se pode comprovar através das primeiras frases do primeiro parágrafo.

  • C.

    Os dados estatísticos dão credibilidade às informações apresentadas pelo texto.

  • D.

    Nem todos os benefícios concedidos pelo INSS entre 1999 e 2002 têm origem em distúrbios emocionais causados pelo trabalho.

  • E.

    A depressão é uma das muitas doenças causadas pelo estresse no trabalho.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 10, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O TEXTO A SEGUIR.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 2 E 3, UTILIZE O TRECHO ABAIXO.

"O diagnóstico: estresse. Pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Anadergh Barbosa diz que os distúrbios mentais"  como depressão, estresse, idéias paranóicas e fobias"  decorrentes do trabalho costumam se manifestar aos poucos, sem que se possa percebê-los, até resultarem numa crise aguda.

Analise as afirmações sobre a pontuação do trecho.

1. Os dois-pontos poderiam ser substituídos, sem prejuízo para o significado da frase, pelo verbo "ser" na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo.

2. A primeira vírgula, depois dos parênteses, poderia ser substituída por dois-pontos sem que houvesse qualquer alteração na estrutura ou no significado da frase.

3. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas sem que houvesse qualquer alteração na estrutura ou no significado da frase.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

 

  • A. Apenas a 1.
  • B. Apenas a 2.
  • C. Apenas a 2.
  • D. Apenas a 2.
  • E. 1, 2 e 3.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 10, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O TEXTO A SEGUIR.

As regras que justificam o acento gráfico das palavras destacadas - diagnóstico, distúrbios, idéias e paranóicas - são, respectivamente, as das/dos

 

  • A. proparoxítonas, paroxítonas terminadas em ditongo crescente, ditongos abertos, ditongos abertos.
  • B. paroxítonas terminadas em "o", proparoxítonas, ditongos abertos, paroxítonas terminadas em "a".
  • C. proparoxítonas, proparoxítonas, ditongos abertos, paroxítonas terminadas em "a".
  • D. proparoxítonas, hiatos com "u" tônico, oxítonas, proparoxítonas.
  • E. proparoxítonas, paroxítonas terminadas em ditongo crescente, oxítonas, ditongos abertos.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 10, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O TEXTO A SEGUIR.

Sobre o emprego e a colocação dos pronomes no texto, analise as seguintes afirmativas.

1. O pronome "se", do trecho "sem que se possa percebê-los", está em próclise porque é atraído pelo nexo "sem que".

2. O pronome possessivo "seu", em "Você sempre gostou de seu trabalho", concorda com a forma de tratamento 'Você'.

3. Em 'percebê-los', o pronome 'os' foi indevidamente utilizado porque o verbo é transitivo indireto e sua regência exige 'lhe' objeto indireto.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

 

  • A. Apenas a 1.
  • B. Apenas a 2.
  • C. Apenas a 1 e a 2.
  • D. Apenas a 2 e a 3.
  • E. 1, 2 e 3.
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