Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à classe de palavras, assinale a relação INCORRETA.
Eu não sabia que já sabia. (advérbio)
Aos sete anos, interpretei meu primeiro papel: (pronome)
Gostei daquele negócio. (verbo)
Observava coisas que eu não conhecia... (adjetivo)
A minha única ligação com a arte era o balé. (artigo)
Em relação à classe de palavras, marque a relação INCORRETA.
A pobreza pesava bastante sobre os ombros de meu pai. (verbo)
Minha mãe puxando a cadeira,... (pronome)
Eu via seu desânimo em vencer a distância entre a cozinha e o caminho... (preposição)
Com escondida melancolia... (adjetivo)
Sem bravura, assentado na porta da rua... (substantivo)
Em Alguns representantes da megafauna desapareceram sem deixar parentes. a palavra sublinhada, de acordo com a classe de palavras, é um
advérbio.
pronome.
adjetivo.
artigo.
substantivo.
Quanto à classe de palavras, assinale a relação INCORRETA:
E exige ética do mercado e do poder político. (verbo)
Estamos vivendo a era dos limites e das incertezas,... (verbo)
Faz parte de escolhas cujo núcleo é um amálgama indissociável... (pronome)
As economias sustentáveis, com tecnologias limpas, sepultarão antigas estruturas... (artigo definido)
O meio ambiente não está mais na defensiva contra a corrente. (preposição)
Assinale a alternativa em que o uso da palavra por que se justifica como o do trecho Queria entender por que se pegava parada em frente a um armário sem saber o que tinha ido buscar.
Estas são as mudanças por que estamos esperando.
As razões por que a editora resolveu investigar eram evidentes.
O caminho por que deveríamos seguir estava interditado.
Não sabemos por que as informações caem no esquecimento.
Os jornalistas sabem por que caminho a colega seguiu?
Assinale a opção em que a partícula o sublinhada aparece com o mesmo emprego que se apresenta no seguinte trecho ... já que o que é tramado por organizações... (1º§):
Já aqui fora, o em off desapareceu de vez.
Imagino que o mercado de trabalho dos detetives não esteja fácil.
Ele o olhou com muita desconfiança.
Todos sabem o que você fez no verão passado...
Julian Assauge, o criador do site...
Observe: Estamos dando adeus à matéria-prima da poesia... Assinale a alternativa que faz o plural da mesma forma que a palavra sublinhada:
Recém-nascido.
Bem-te-vi.
Corre-corre.
Ave-maria.
Má-língua.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à regência:
As pessoas vão à praia e deixam lá os restos de alimentos, plásticos, garrafas.
Não me lembro de quando o conheci e o namorei.
As pessoas não visam à preservação da natureza, pensando na vida do planeta.
O povo prefere sujar os espaços públicos a jogar o lixo nos lugares certos.
Todos aspiram um mundo melhor, mas poucos agem para que isso aconteça.
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais expressos na constituição, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
Não se concebe que um documento oficial, de qualquer natureza, seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.
O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais, decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de determinada seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação.
Em alguns documentos oficiais, podem ser externadas impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.
Um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
O uso do padrão culto não implica emprego de linguagem muito requintada e, tampouco, de figuras de linguagem próprias da língua literária.
Assinale a alternativa que relaciona INCORRETAMENTE as classes de palavras:
Entender a importância da Amazônia para o Brasil... (preposição)
Também são resultantes, em quantidade aproximadamente igual,... (adjetivo)
Chegou a hora de construir sobre os avanços já conseguidos,... (advérbio)
No passado, o índice de desmatamento flutuou... (substantivo)
Um depende do outro, e... (verbo)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...