Questões de Língua Portuguesa da CONSULTEC

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Tem valor adjetivo a oração

  • A. “mas falso” (l. 1).
  • B. “quando nos chamam” (l. 25).
  • C. "como se faz com urnas e as flores dos mortos.” (l. 36-37).
  • D. “que tinha alma de antiquário” (l. 53).
  • E. “e o meu coração ainda podia arder...” (l. 61).

O único par de palavras formado por processos diferentes está indicado na alternativa

  • A. “emprego” (l. 8) / “treino” (l. 10).
  • B. “independência” (l. 13) / “inflexível” (l. 39).
  • C. “permanentemente” (l. 24) / “doutrinário” (l. 38).
  • D. “operacional” (l. 50) / “normalmente” (l. 55).
  • E. “eventuais” (l. 57) / “disputas” (l. 58).

O fragmento que apresenta um termo usado em sentido metafórico está transcrito na alternativa

  • A. "O fumo, aristocraticamente, azul, mas falso como certos sangues” (l. 1-2).
  • B. “e as línguas de fogo, que são as mais viperinas” (l. 3-4).
  • C. “— Quinze minutos antes de o palacete começar a arder” (l. 15-16).
  • D. “Uma cabeça assomou à janela.” (l. 47).
  • E. “ao ver a cantoneira cheia de retorcidos retorcer-se ainda mais” (l. 53-55).

Do ponto de vista fonético, pode-se afirmar que a palavra

  • A. “essencial” (l. 2) encerra o mesmo tipo de encontro vocálico que “treino” (l. 10).
  • B. "emprego” (l. 8) mostra, em sua estrutura, um encontro consonantal, o mesmo ocorrendo com o vocábulo “escolhida” (l. 20).
  • C. "operacionalizando” (l. 18) apresenta a sílaba tônica na mesma posição que “campo” (l. 25).
  • D. “querendo” (l. 27) tem o número de letras igual ao fonemas.
  • E. “violação” (l. 29) possui o mesmo número de sílabas que “conceitos” (l. 40).

No texto, o termo

  • A. “certos” (l. 2) expressa a idéia de exatidão.
  • B. “retificou” (l. 18) é o oposto de “protestou” (l. 28).
  • C. “lambido” (l. 27) está empregado em seu sentido próprio.
  • D. “lástima” (l. 56), nas duas ocorrências, é sinônimo de “pena” (l. 57).
  • E. “peito” (l. 60), nesse caso, assume um sentido inteiramente dissociado de “coração” (l. 61).

que surjam novas idéias” (l. 39)

O “que” introduz o mesmo tipo da oração em destaque na alternativa

  • A. “o que deve ser feito” (l. 8-9).
  • B. “do que pôr na cabeça de um militar uma nova idéia” (l. 42-43).
  • C. “que os militares só devem acatar ordens” (l. 45-46).
  • D. “que impliquem atos legais” (l. 46).
  • E. “que as decorrentes dos eventuais erros.” (l. 56-57).

“— Os bombeiros, minha senhora, não podem andar por aí com uma malinha e uma mangueira a correr de casa em casa” (l. 31-33)

As vírgulas usadas nesse fragmento exercem a mesma função que

  • A. os dois-pontos usados depois de “esclareceu” (l. 10).
  • B. a vírgula empregada depois de “bombeiro” (l. 12).
  • C. o travessão que aparece depois da palavra “amar” (l. 18).
  • D. o ponto-e-vírgula que isola as palavras “incêndio” e “depois” (l. 40).
  • E. as reticências usadas depois de “pena” (l. 57).
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