Questões de Língua Portuguesa da COPEVE/ UFAL

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Sobre o segundo verso no fragmento do poema, é correto afirmar que

  • A. traz uma estrutura sígnica hiperbólica.
  • B. traz um paradoxo na relação de sentido entre mundo e moinho.
  • C. há uma construção metafórica no trecho "o mundo é um moinho".
  • D. mostra incoerência em relação ao sentido expresso no terceiro verso.
  • E. o termo "preste atenção" apresenta-se como uma marca da função emotiva da linguagem.

Considerando a proximidade dos personagens, que se manifestam verbalmente na gravura, aos objetos a que eles fazem referência, quais pronomes demonstrativos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas?

  • A. ESSA e ISSO.
  • B. ESSA e ESSA.
  • C. ESSA e ESTA.
  • D. ESTA e ESTA.
  • E. ESTA e ISSO.

O trecho do livro A terra dos meninos pelados evidencia elementos que podem ser considerados marcas de uma obra infantojuvenil. Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.

  • A. O autor fundamenta a linha mestra da obra nas configurações da realidade e desconsidera os prenúncios do imaginário.
  • B. Vê-se uma passagem do mundo real ao mundo imaginário, o que naturalmente resulta em construções imaginárias e fantásticas.
  • C. O rigor formal na construção das sentenças institui a ligação entre o mundo real e o mundo imaginário do menino Raimundo.
  • D. A obra está completamente associada ao imaginário e desconectada dos conflitos humanos que inspiram a noção de real e de onírico.
  • E. A obra é elaborada a partir do onírico e do inebriante; portanto, a realidade se apresenta em prenúncios esfumaçados de um mundo distante.

Na gravura, o personagem brinca com a reforma ortográfica. Com relação ao emprego do hífen, assinale a alternativa correta quanto à grafia da palavra.

  • A. Ante-aurora.
  • B. Superrevista.
  • C. Semi-interno.
  • D. Mal entendido.
  • E. Recém casado.


Considerando que uma só oração pode refletir diferentes estruturas sintáticas, bem como diferentes sentidos, dadas as afirmativas em relação às frases destacadas,

I. Na cena I, o vocábulo fácil é entendido como a opinião ou avaliação do caminho pelos alunos e corresponde a: Os alunos consideraram o caminho fácil.

II. Na cena II, o vocábulo fácil especifica o caminho que foi encontrado pelos alunos e corresponde a: Os alunos encontraram o caminho fácil.

III. Há dois itens lexicais diferentes na palavra fácil: adjetivo (cena I), cuja função sintática é de adjunto adverbial de modo, e advérbio (cena II), que se analisa como predicativo do objeto.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.


Considerando a sintaxe, os dois termos destacados no texto classificam-se, respectivamente, como

  • A. objeto indireto e predicativo.
  • B. objeto direto e objeto direto.
  • C. objeto direto e objeto indireto.
  • D. complemento nominal e objeto direto.
  • E. adjunto adverbial de tempo e objeto direto.


Como se pode ver nos versos do poema “Circuladô de fulô”, o poeta explora combinações de palavras e fonemas como recurso da construção poética. Assinale a alternativa que apresenta nas partes destacadas uma combinação de letras que representa fonemas diferentes.

  • A. desguie que eu te peça promessa.
  • B. me esqueça me largue me desamargue.
  • C. cesto faz cento se não guio não lamento.
  • D. no fim eu reverto que no fim eu conserto.
  • E. verá que está feito que pelo torto fiz direito.

Assinale a alternativa que apresenta uma reescritura do verso destacado no poema, sem danos à norma culta.

  • A. Ao fim do mundo, eu preciso assistir a ele.
  • B. O fim do mundo, eu preciso assistir-lhe.
  • C. Eu preciso constatar ao fim do mundo.
  • D. Eu quero presenciar ao fim do mundo.
  • E. O fim do mundo, eu preciso ver-lhe.

No contexto, os verbos destacados possuem valores semânticos do presente do indicativo e sugerem noções

  • A. de futuro próximo ou indeterminado.
  • B. corriqueiras, habituais ou repetitivas.
  • C. que perduram depois do momento da fala.
  • D. que não se referem a um tempo específico.
  • E. de presente em relação a um fato passado.

Os termos destacados expressam, respectivamente, relação semântica, adequada ao contexto, de

  • A. contraste e causa.
  • B. adição e adversidade.
  • C. oposição e conclusão.
  • D. acréscimo e sequência.
  • E. concessão e conformidade.
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