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De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, identifique quais os números entre parênteses podem ocupar uma vírgula no seguinte texto de autoria de Millôr Fernandes, intitulado Contracheque: De repente (1) viu-se (2) cheio de dinheiro. A empresa (3) por engano (4) em vez do ordenado (5) lhe pagou os descontos.
1 2 3 5.
2 3 5.
1 4 5.
1 3 4.
1 3 4 5.
Considere as relações de sinonímia das palavras e marque a opção correta. Em Os avaliadores chegam, ao restaurante, sempre incógnitos, agindo com naturalidade e simpatia. Nenhum detalhe passa incólume, nem mesmo o ritmo em que transcorre a refeição. Incógnito e incólume correspondem, respectivamente, a
ignorado e sem luz.
desconhecido e sem presença.
não compreensivo e despercebido
desinformado e desconsiderado.
desconhecido e intacto.
Para sobreviver aos desafios do mundo moderno, são necessárias duas atitudes: coragem e coragem.
Após vinte anos, o marido não desiste: acha que encontrará sua esposa.
O governador declarou à imprensa: na minha gestão, não haverá aumento no salário dos professores.
Depois de pensar muito, ele assentiu: irei ao médico.
O senador fez duas ameaças: denunciar o ministro e romper com o partido.
Em qual das opções abaixo, o conectivo utilizado mais se ajusta ao desdobramento da oração subordinada reduzida de gerúndio no microconto de Glauco Mattoso?
Suicidou-se, não pode, pois, eliminar o resto da humanidade.
Para que não pudesse eliminar o resto da humanidade, suicidou-se.
Suicidou-se, já que não pode eliminar o resto da humanidade.
Antes que pudesse eliminar o resto da humanidade, suicidou-se.
Não pode eliminar o resto da humanidade, no entanto suicidou-se.
Em qual das opções a colocação pronominal segue, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o mesmo caso da colocação do pronome se no fragmento acima?
Quem nunca se arriscou a escrever versos de amor?
Espero que me envies o email antes da festa.
Por se considerarem infalíveis, caíram no ridículo.
Poucos se negam a viver comodamente.
Tínhamos a impressão de que nos negavam a entrevista.
De acordo com as regras de regência verbal, estão corretas as frases:
I. Morar na capital implica em fazer muita economia.
II. Prefiro livros de drama aos de ficção científica.
III. Os atiradores visaram ao alvo do alto de um edifício.
IV. O funcionário da repartição recusou-se a visar a documentação para o concurso.
V. Os bombeiros assistiram os desabrigados pela enchente.
I e III, apenas.
I, III e V.
II, IV e V.
II e IV, apenas.
I, IV e V.
Ainda que, no Brasil, haja uma forte tendência ao emprego do verbo assistir (no sentido de ver ou presenciar) como transitivo direto, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, nessa acepção, o verbo assistir é transitivo indireto. Em relação à norma culta, sobre o quarto quadrinho da tira de Bill Watterson, pode-se afirmar que
a regência do verbo assistir está adequada, pois esse verbo no sentido de presenciar, ver não exige preposição.
a regência do verbo assistir está inadequada, pois deveria ser empregada da mesma forma que em "A população tem, sistematicamente, assistido às peças de teatro apresentadas em praças públicas.
a regência do verbo assistir está adequada; além disso, no quadrinho, esse verbo apresenta o mesmo sentido que em Quem assiste em alagoas é alagoano.
a regência do verbo assistir está inadequada, pois assistir no sentido de presenciar, ver não exige preposição.
a regência do verbo assistir está inadequada; além disso, no quadrinho, esse verbo apresenta o mesmo sentido que em O estudante de medicina tem assistido o enfermo diariamente.
Dados os períodos seguintes,
I. É, precisamente, a tolerância de pequenos vícios que preparam a aceitação das grandes corrupções na vida pública.
II. Não se admite mais a adoção de práticas que objetivem empobrecer o Estado, desrespeitar o seu patrimônio.
III. Tanto um tipo de corrupção quanto o outro podem assumir forma ativa e passiva.
IV. São as pequenas inversões axiológicas em nosso dia a dia que prossegue corroendo o homem.
verifica-se que, quanto à concordância verbal, estão corretos
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV.
II, III e IV.
No tocante aos elementos que compõem o texto narrativo, é legítimo afirmar:
O narrador apresenta uma caracterização exaustiva do espaço narrativo, prejudicando o desenvolvimento do enredo, das personagens e da própria narrativa, deixando a história desinteressante.
O narrador com a caracterização do espaço na narrativa apresenta as incidências semânticas que o caracterizam, não integrando, em primeira instância, os componentes físicos que servem de cenário ao desenrolar da ação.
O narrador onisciente apresenta uma visão panorâmica do espaço narrativo, limitando-se a uma descrição exterior e rigorosamente objetual, dando foco a uma personagem em detrimento das demais, obstruindo, assim, a perspectiva narrativa.
O narrador apresenta o espaço como uma mera descrição de construção de ambientação das personagens, sem focalizar internamente uma personagem na perspectiva narrativa.
O narrador dá um exemplo eloquente da importância de um espaço bem construído para o resultado estético de um texto narrativo, pois precisa fazer com que os leitores percebam a influência que tem o espaço na determinação do destino das personagens.
O trecho destacado no excerto As formas de convivência nos meios urbanos povoados por multidões davam nascimento a tipos de sociabilidade aceita também a seguinte versão sem provocar danos à modalidade culta da língua, nem subverter o sentido:
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