Questões de Língua Portuguesa da Dom Cintra Fundação

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Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Dentre as alternativas abaixo, a que apresenta regência verbal correta é:

  • A.

    Agradava-o muito a dedicação da empregada.

  • B.

    O salário era muito bom, por isso muitas lhe aspiravam.

  • C.

    O jogo foi bom, mas não lhe assistimos.

  • D.

    O patrão informou à emprega do dia da sua despensa.

  • E.

    A patroa pagou à empregada tudo o que devia.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

O processo de formação das palavras MOLEZA, ENTARDECER e BUSCAPÉ é, respectivamente, o mesmo de:

  • A.

    livraria / estudante / pontapé;

  • B.

    pedreiro / envelhecer / passatempo;

  • C.

    fidalgo / socializar / janta;

  • D.

    maldade / abrandar / felizmente;

  • E.

    abalo / amargar / super-homem.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

Em “... encontro o JASMINEIRO em flor.”, o sufixo -EIRO da palavra destacada tem o mesmo significado em:

  • A.

    faxineiro.

  • B.

    abacateiro.

  • C.

    açucareiro.

  • D.

    nevoeiro.

  • E.

    aguaceiro.

Segundo o Dicionário Aurélio, a preposição é uma palavra invariável que liga partes da oração dependentes umas das outras, estabelecendo entre elas numerosas relações. São muito importantes na estrutura da língua, pois estabelecem a coesão textual e possuem valores semânticos indispensáveis para a compreensão do texto. Examine as afirmações abaixo:

I. Há dois tipos de preposição: as essenciais e as acidentais.

II. A preposição é invariável, mas pode se juntar a outras palavras e assim estabelecer concordância em gênero ou em número, tornando-se necessariamente uma locução prepositiva.

III. As expressões abaixo de, acerca de, graças a, junto a, embora terminando com preposições, devem ser consideradas como locuções adverbiais.

IV. A preposição pode se unir a outras palavras por combinação ou contração.

V. Os vocábulos de outras classes gramaticais que podem atuar como preposições são chamados de intermitentes.

Dos itens acima mencionados somente:

  • A.

    I e IV estão corretos;

  • B.

    II e IV estão corretos;

  • C.

    III está correto;

  • D.

    I e a V estão corretos;

  • E.

    II e a III estão corretos.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

No período “A esposa começou a chorar assim que a juíza a interrogou.” há quatro ocorrências da palavra A, que se classifica, respectivamente, como:

  • A.

    artigo, pronome, preposição, pronome;

  • B.

    artigo, preposição, artigo, pronome;

  • C.

    pronome, artigo, pronome, artigo;

  • D.

    artigo, pronome, preposição, artigo;

  • E.

    artigo, preposição, pronome, artigo.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Dentre as alternativas abaixo, a que apresenta concordância nominal correta é:

  • A.

    À tarde, as belas janelas do casarão estavam meias abertas;

  • B.

    Os antigos tratados lusos-brasileiros foram cancelados ontem;

  • C.

    As atletas estavam com menas disposição de concluir o trajeto;

  • D.

    Seguem anexas as fotografias solicitadas pelo juiz, na sessão anterior;

  • E.

    V. Ex.ª deve estar atenta, Senhor Deputado, ao ser chamado para votar a emenda.

De nossa herança latina ainda são usuais numerosas expressões, como verbi gratia (por exemplo). As expressões ad hoc, data vênia, in natura, ipso facto, mutatis mutandis, sine die significam, respectivamente:

  • A.

    por isso mesmo, data conveniada, naturalmente, eis o fato, fingindo mudar, sem dinheiro

  • B.

    no local, quando possível, na natureza, como feito, mudando os pormenores, infindável;

  • C.

    para este caso, com a devida permissão, no seu natural, por isso mesmo, alterando o que deve ser mudado, sem dia determinado;

  • D.

    a pedido, venda marcada, cru, baseado no fato, mutação evolutiva, sem data;

  • E.

    adrede, reverência, normal, mesmo assim, mutação repetida, infinito.

É sabido que uma língua é uma estrutura viva, em constante modificação. O português, ao longo de sua história, sofreu influências de idiomas de outros países, muitas vezes incorporando vocábulos estrangeiros, que passaram ao uso comum. As duplas de palavras listadas a seguir: ABAJUR / BATOM; ACEPIPE / TALCO; BOTE / PUDIM; MARIPOSA / NEBLINA; PITORESCO / FRAGATA vieram, respectivamente do:

  • A.

    espanhol, inglês, francês, italiano, árabe;

  • B.

    francês, árabe, inglês, espanhol, italiano;

  • C.

    francês, árabe, inglês, espanhol, italiano;

  • D.

    italiano, inglês, espanhol, árabe, francês;

  • E.

    inglês, francês, árabe, italiano, espanhol.

A partir da leitura dessa propaganda responda às questões de 12 a 15.

No período “Ó mulheres ciumentas, quando vão fazer as pazes com a sua autoestima?”, a vírgula foi empregada para separar:

  • A.

    termos coordenados.

  • B.

    expressão explicativa.

  • C.

    o sujeito do predicado.

  • D.

    o vocativo.

  • E.

    o aposto.

Altera-se o sentido fundamental de: “Mas, por importante que seja , essa informação pontual não é tudo” (§ 2) reescrevendo-se a oração entre vírgulas como:

  • A.

    importante que seja;

  • B.

    conquanto muito importante;

  • C.

    sendo embora muito importante;

  • D.

    por mais que importante;

  • E.

    por ser muito importante.

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