Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O emprego de verbos na primeira pessoa do plural confere ao texto maior interação com o leitor.

  • B.

    A utilização da expressão "não é mole"(l.6) confere um certo grau de informalidade ao texto.

  • C.

    Em "desistir do que"(l.7) e em "do que é apenas"( l.8) o "do" é combinação de preposição e pronome e pode ser substituído por daquilo sem prejuízo para a correção do texto.

  • D.

    O emprego de "apenas"(l.8) intensifica a idéia de que "razoável"(l.8) é noção qualitativamente inferior a "certo e racional"(l.7e 8).

  • E.

    Pelos sentidos do texto, "reforço retórico"(l.10 e 11) é o oposto de "dose extra de declarações de intenções e de princípios"(l.11 e 12).

Assinale a afirmativa errada a respeito do texto a seguir: A administração pública brasileira é ainda um monstro disforme, em que convivem setores modernos, utilizando tecnologias avançadas e desenvolvendo a cultura de um Estado não executor, e setores montados sobre paradigmas antigos, desenvolvendo trabalhos desnecessários ou redundantes

  • A.

    O emprego da expressão "monstro disforme" remete ao fato de conviverem simultaneamente, na administração pública brasileira, duas estruturas antagônicas.

  • B.

    Os adjetivos que caracterizam as duas faces da administração pública brasileira compõem o par: modernos/antigos.

  • C.

    O advérbio "ainda" é, no contexto em que se encontra, partícula expletiva, podendo ser eliminado do trecho sem que se altere o sentido original.

  • D.

    Para o autor, a idéia de um "Estado não executor" se alinha com a face moderna da administração pública brasileira.

  • E.

    Em vez de "montados sobre paradigmas antigos", poderia estar escrito, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original: "estruturados com base em modelos antiquados

Relacione as ações (1), (2), (3) e (4) com o advérbio semanticamente adequado, conforme mostra o modelo, e assinale, a seguir, a seqüência correta.

  • A.

    4 3 2 1

  • B.

    1 2 3 4

  • C.

    3 4 1 2

  • D.

    4 2 1 3

  • E.

    3 2 1 4

As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.

A grafia de todas as palavras está correta em:

  • A.

    Há quem assista com displiscência as peças de teatro interativo, sem levar para casa nenhuma masela.

  • B.

    A protagonisação de uma peça de Shakespere exige um ator bem forgeado em inúmeras representações trágicas.

  • C.

    O que o autor do texto teme é a promiscuidade entre palco e público, difundida no teatro moderno à guisa de interação.

  • D.

    Não é prazeiroso ser conduzido à força ao palco, ao menos para as espectativas de um espectador comum, que prefere manter-se sijiloso, na escuridão.

  • E.

    Antigamente o procênio reservava-se aos grandes atores; hoje, ocupa-o um cidadão qualquer, transvestido de estrela da companhia.

Assinale a proposta de redação gramaticalmente correta.

  • A. Estudos recentes da Cepal mostram que, com pequenas diferenças, o comportamento de todas as economias latino-americanas que aderiram ao Consenso de Washington seguiu o mesmo padrão, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais
  • B. O comportamento de todas as economias latinoamericanas que aderiram ao Consenso de Washington seguiram o mesmo padrão, com pequenas diferenças, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais - é o que mostra estudos recentes da Cepal.
  • C. Estudos recentes da Cepal mostram que, o comportamento de todas as economias latino-americanas que aderiram ao Consenso de Washington, com pequenas diferenças, seguindo o mesmo padrão, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais.
  • D. Mostra estudos recentes da Cepal que, o comportamento, com pequenas diferenças, de todas as economias latino-americanas que aderiram ao Consenso de Washington seguiu o mesmo padrão, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais.
  • E.

    Seguiram o mesmo padrão, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais, o comportamento de todas as economias latino-americanas que aderiram ao Consenso de Washington, é o que mostra estudos recentes da Cepal.

     (Adaptado de Plínio de Arruda Sampaio Jr. O Impasse do Desenvolvimento Nacional)

Analise o período e marque a afirmativa incorreta. Todos temos uma utopia ou um sonho em busca dos quais chegamos a empenhar a vida.

  • A.

    Os substantivos "utopia" e "sonho", no contexto em que foram empregados, assumem valor semântico equivalente.

  • B.

    Está subentendido o pronome "nós" em "Todos temos".

  • C.

    O período admite o seguinte desdobramento: Todos temos uma utopia ou um sonho. Chegamos a empenhar a vida na busca deles.

  • D.

    O período também estaria correto se substituíssemos "em busca dos quais" por "em cuja busca deles".

  • E.

    O termo da oração "dos quais" está flexionado no masculino plural porque retoma dois substantivos de gêneros diferentes.

Identifique o período inteiramente construído de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

  • A.

    É difícil crer de que exista pessoas contra as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.

  • B.

    É difícil acreditar que existam pessoas que se posicionem contra as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.

  • C.

    Não é fácil acreditar que hajam pessoas contrárias as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.

  • D.

    É difícil de crer que haja pessoas que seja contra as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.

  • E.

    Não dá para acreditar que tenham pessoas que se mostrem contrárias as cotas para negros e índios adotadas por algumas universidades brasileiras.

Numere os seqüencializadores na ordem em que devem preencher as lacunas do texto, de modo a garantir-lhe coesão. A seguir, marque a ordenação correta.

(   ) ou
(   ) pois
(   ) assim
(   ) além do que
(   ) que
(   ) além de
 
  Depois da primeira linha de transmissão - LT
Taquaruçu/Assis/Sumaré, de 505 km de extensão,
__1__ entrou em operação comercial em 12/10/2001,
com investimento de R$ 207,5 milhões, diversos
empreendimentos passaram a operar comercialmente
__2__ foram licitados com sucesso. __3__ a ANEEL já
outorgou concessões para 13,7 mil quilômetros de
novas linhas e entre elas 7,4 mil quilômetros entraram
em operação comercial até junho de 2004 __4__ está
prevista a entrada em operação de mais 800 km até o
final do ano. Esses empreendimentos melhorarão
significativamente a capacidade de transmissão de
energia, __5__ acrescentarão mais de 20% na
extensão das linhas, em relação aos 61,5 mil km
existentes em 1995, __6__ criarem oportunidade de
empregos diretos para mais de 25 mil pessoas.

(Adaptado de texto de www.Aneel.gov.br)

A ordenação correta é

  • A.

    2, 5, 3, 4, 1, 6.

  • B.

    1, 3, 2, 6, 5, 4.

  • C.

    4, 2, 3, 6, 1, 5.

  • D.

    3, 4, 1, 5, 2, 6.

  • E.

    6, 1, 3, 5, 2, 4.

Assinale o trecho em que a redação proposta apresenta problema de sintaxe.

  • A.

    Ao contrário do Canadá, da Austrália ou da Nova Zelândia, o Brasil e os novos estados latino-americanos não eram domínios anglosaxões, mas, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômico-financeira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.

  • B.

    O Brasil e os novos estados latino-americanos, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930, embora não fossem domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia.

  • C.

    Os novos estados latino-americanos e o Brasil não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia, cujos, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.

  • D.

    Apesar de sua independência política, o Brasil e os novos estados latino-americanos, que não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.

  • E.

    O Brasil e os novos estados latino-americanos – que não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia – nasceram e se mantiveram, pelo menos até a crise de 1930, apesar de sua independência política, como periferia econômico-financeira e apêndice político da Inglaterra.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

                                 

Está correto o emprego do elemento sublinhado em:

  • a.

    De todo e qualquer réu assiste o direito da ampla defesa.

  • b.

    O único apoio de que um acusado sem recursos pode contar é o de um defensor público.

  • c.

    Encerrou-se um processo cujo o mérito sequer foi avaliado.

  • d.

    Foi uma sentença estranha, cuja acabou por provocar grande descontentamento.

  • e.

    É um rito tortuoso, de cuja burocracia os espertos tiram proveito.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...