Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O emprego de verbos na primeira pessoa do plural confere ao texto maior interação com o leitor.
A utilização da expressão "não é mole"(l.6) confere um certo grau de informalidade ao texto.
Em "desistir do que"(l.7) e em "do que é apenas"( l.8) o "do" é combinação de preposição e pronome e pode ser substituído por daquilo sem prejuízo para a correção do texto.
O emprego de "apenas"(l.8) intensifica a idéia de que "razoável"(l.8) é noção qualitativamente inferior a "certo e racional"(l.7e 8).
Pelos sentidos do texto, "reforço retórico"(l.10 e 11) é o oposto de "dose extra de declarações de intenções e de princípios"(l.11 e 12).
Assinale a afirmativa errada a respeito do texto a seguir: A administração pública brasileira é ainda um monstro disforme, em que convivem setores modernos, utilizando tecnologias avançadas e desenvolvendo a cultura de um Estado não executor, e setores montados sobre paradigmas antigos, desenvolvendo trabalhos desnecessários ou redundantes
O emprego da expressão "monstro disforme" remete ao fato de conviverem simultaneamente, na administração pública brasileira, duas estruturas antagônicas.
Os adjetivos que caracterizam as duas faces da administração pública brasileira compõem o par: modernos/antigos.
O advérbio "ainda" é, no contexto em que se encontra, partícula expletiva, podendo ser eliminado do trecho sem que se altere o sentido original.
Para o autor, a idéia de um "Estado não executor" se alinha com a face moderna da administração pública brasileira.
Em vez de "montados sobre paradigmas antigos", poderia estar escrito, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original: "estruturados com base em modelos antiquados
Relacione as ações (1), (2), (3) e (4) com o advérbio semanticamente adequado, conforme mostra o modelo, e assinale, a seguir, a seqüência correta.
4 3 2 1
1 2 3 4
3 4 1 2
4 2 1 3
3 2 1 4
As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.
A grafia de todas as palavras está correta em:
Há quem assista com displiscência as peças de teatro interativo, sem levar para casa nenhuma masela.
A protagonisação de uma peça de Shakespere exige um ator bem forgeado em inúmeras representações trágicas.
O que o autor do texto teme é a promiscuidade entre palco e público, difundida no teatro moderno à guisa de interação.
Não é prazeiroso ser conduzido à força ao palco, ao menos para as espectativas de um espectador comum, que prefere manter-se sijiloso, na escuridão.
Antigamente o procênio reservava-se aos grandes atores; hoje, ocupa-o um cidadão qualquer, transvestido de estrela da companhia.
Assinale a proposta de redação gramaticalmente correta.
Seguiram o mesmo padrão, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais, o comportamento de todas as economias latino-americanas que aderiram ao Consenso de Washington, é o que mostra estudos recentes da Cepal.
(Adaptado de Plínio de Arruda Sampaio Jr. O Impasse do Desenvolvimento Nacional)
Analise o período e marque a afirmativa incorreta. Todos temos uma utopia ou um sonho em busca dos quais chegamos a empenhar a vida.
Os substantivos "utopia" e "sonho", no contexto em que foram empregados, assumem valor semântico equivalente.
Está subentendido o pronome "nós" em "Todos temos".
O período admite o seguinte desdobramento: Todos temos uma utopia ou um sonho. Chegamos a empenhar a vida na busca deles.
O período também estaria correto se substituíssemos "em busca dos quais" por "em cuja busca deles".
O termo da oração "dos quais" está flexionado no masculino plural porque retoma dois substantivos de gêneros diferentes.
Identifique o período inteiramente construído de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
É difícil crer de que exista pessoas contra as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.
É difícil acreditar que existam pessoas que se posicionem contra as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.
Não é fácil acreditar que hajam pessoas contrárias as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.
É difícil de crer que haja pessoas que seja contra as cotas para negros e índios adotadas em algumas universidades brasileiras.
Não dá para acreditar que tenham pessoas que se mostrem contrárias as cotas para negros e índios adotadas por algumas universidades brasileiras.
Numere os seqüencializadores na ordem em que devem preencher as lacunas do texto, de modo a garantir-lhe coesão. A seguir, marque a ordenação correta.
( ) ou
( ) pois
( ) assim
( ) além do que
( ) que
( ) além de
Depois da primeira linha de transmissão - LT
Taquaruçu/Assis/Sumaré, de 505 km de extensão,
__1__ entrou em operação comercial em 12/10/2001,
com investimento de R$ 207,5 milhões, diversos
empreendimentos passaram a operar comercialmente
__2__ foram licitados com sucesso. __3__ a ANEEL já
outorgou concessões para 13,7 mil quilômetros de
novas linhas e entre elas 7,4 mil quilômetros entraram
em operação comercial até junho de 2004 __4__ está
prevista a entrada em operação de mais 800 km até o
final do ano. Esses empreendimentos melhorarão
significativamente a capacidade de transmissão de
energia, __5__ acrescentarão mais de 20% na
extensão das linhas, em relação aos 61,5 mil km
existentes em 1995, __6__ criarem oportunidade de
empregos diretos para mais de 25 mil pessoas.
(Adaptado de texto de www.Aneel.gov.br)
A ordenação correta é
2, 5, 3, 4, 1, 6.
1, 3, 2, 6, 5, 4.
4, 2, 3, 6, 1, 5.
3, 4, 1, 5, 2, 6.
6, 1, 3, 5, 2, 4.
Assinale o trecho em que a redação proposta apresenta problema de sintaxe.
Ao contrário do Canadá, da Austrália ou da Nova Zelândia, o Brasil e os novos estados latino-americanos não eram domínios anglosaxões, mas, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômico-financeira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.
O Brasil e os novos estados latino-americanos, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930, embora não fossem domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia.
Os novos estados latino-americanos e o Brasil não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia, cujos, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.
Apesar de sua independência política, o Brasil e os novos estados latino-americanos, que não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.
O Brasil e os novos estados latino-americanos – que não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia – nasceram e se mantiveram, pelo menos até a crise de 1930, apesar de sua independência política, como periferia econômico-financeira e apêndice político da Inglaterra.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego do elemento sublinhado em:
De todo e qualquer réu assiste o direito da ampla defesa.
O único apoio de que um acusado sem recursos pode contar é o de um defensor público.
Encerrou-se um processo cujo o mérito sequer foi avaliado.
Foi uma sentença estranha, cuja acabou por provocar grande descontentamento.
É um rito tortuoso, de cuja burocracia os espertos tiram proveito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...