Questões de Língua Portuguesa da FAFIPA Fundação de Apoio

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Marque a alternativa em que a palavra “exemplo” apresenta função de predicativo do objeto.

  • A. O chefe a considera um exemplo.
  • B. Ela é um exemplo.
  • C. Esta instituição a transformou num exemplo.
  • D. Ela precisa de um exemplo.

Qual é a função sintática da palavra “aborrecimentos” na oração “Substituir sua dentadura convencional por outra, preciosa e ridícula, valeu-lhe aborrecimentos.”?

  • A. Objeto indireto.
  • B. Sujeito.
  • C. Objeto direto.
  • D. Adjunto adverbial.

Dentre as opções abaixo, indique qual adjetivo é usado em sentido conotativo.

  • A. Montes pedregosos.
  • B. Detritos desagregados.
  • C. Ruído doce.
  • D. Folhas secas.

Assinale a alternativa que apresenta os porquês que podem ser corretamente usados na lacuna da oração “– _______ você não me avisou que teríamos reunião? – Não avisei, _______ também não sabia disso.”:

  • A. Porque, porquê.
  • B. Por quê, porque.
  • C. Por que, por quê.
  • D. Por que, porque.

Em qual das orações abaixo, a palavra “segundo” é classificada como substantivo?

  • A. O diodo emitiu luz durante um segundo.
  • B. No segundo dia da excursão, visitamos uma cachoeira.
  • C. Segundo uma pesquisa recente, beber água demais pode ser fatal.
  • D. Primeiramente, faremos a revisão e, por segundo, a impressão do texto.

Os documentos a seguir são tipos de comunicações de Atos Oficiais. Analise as definições apresentadas nas assertivas a seguir:

I. Ata – correspondência oficial enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, determinando a execução de serviços ou esclarecendo o conteúdo de leis, normas e regulamentos.

II. Certidão – correspondência que se assemelha ao atestado, mas que não deve ser expedido por órgãos públicos. É um documento em que se manifesta uma opinião, conceito, resolução ou observação.

III. Circular – correspondência interna utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente, na qual se expõe qualquer assunto referente à atividade administrativa.

IV. Memorando – correspondência com caráter informativo ou propositivo dirigindo um expediente ao presidente da República ou ao vice-presidente.

V. Ofício – correspondência oficial expedida por e para autoridades públicas com a finalidade de tratamento de assuntos de serviços oficiais de interesse da administração pública entre si e também utilizado com particulares.

Assinale a alternativa verdadeira.

  • A. Todas as definições estão corretas.
  • B. As definições apresentadas nas assertivas II, III e V estão corretas.
  • C. As definições apresentadas nas assertivas I, III e IV estão incorretas.
  • D. Todas as definições estão incorretas.

Analise:

“Justificou que esse procedimento era possível no sentido da aplicabilidade do inciso II do art. 11 da Resolução nº 046/CUn/2014, o qual permitia que os docentes em regime de vinte horas de qualquer departamento poderiam ser temporariamente vinculados ao regime de quarenta horas, sem dedicação exclusiva, após a verificação de inexistência de acúmulo de cargos e da existência de recursos orçamentários e financeiros para as despesas decorrentes dessa alteração. Considerando-se em caráter especial o que constava do inciso II, que era a possibilidade de participação em outras ações de interesse institucional, desde que fossem definidas pelo Conselho Universitário”. No caso da redação do texto acima, trata-se:

  • A. Do fecho de um memorando.
  • B. Do fecho de uma ata.
  • C. De trecho do corpo de um memorando.
  • D. Do encaminhamento de uma ata.

Indique qual é o sujeito do verbo “atirar” no texto acima.

  • A. Sujeito oculto.
  • B. Os detritos desagregados das rochas.
  • C. As pedras.
  • D. A torrente.

A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. As qualidades exigidas na redação de um documento oficial estão respeitadas em:

  • A. Caro Senhor: envio o relatório que você pediu sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras, junto com os documentos que provam a inexistência delas.
  • B. Envio o relatório que foi pedido sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras e os documentos.
  • C. Este é o relatório sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras, que o senhor solicitou junto com os documentos.
  • D. Encaminhamos a V.Sa. este relatório e documentos, que tratam da apuração das denúncias de irregularidades no processo de compras.

Indique a alternativa em que há um erro de separação silábica.

  • A. I-ne-le-gi-bi-li-da-de, ex-ce-ção.
  • B. P-te-ro-dác-ti-lo, re-tân-gu-lo.
  • C. Cons-ti-tu-ci-o-nal-men-te, as-cen-so-ris-ta.
  • D. A-qua-pla-na-gem, pro-jé-teis.
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