Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.
Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.
Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.
Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.
Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Complete as lacunas com as palavras grafadas corretamente, na ordem em que aparecem:
Assinale a alternativa CORRETA:
há – trás – organisações – banalisação – omição – brechas – encaixa – detêm – obtensão
a – tráz – organizações – banalisação – omissão – brexas – encaicha – detém – obtenção
há – trás – organizações – banalização – omissão – brechas – encaixa – detém – obtenção
à – tráz – organizações – banalização – omição – brexas – encaixa – detêm – obtenção
A crase é usada no trecho: O culpado, disseram, cedera à monomania do assassínio e do roubo porque o verbo ceder exige a preposição a (transitivo indireto). Assinale a alternativa em que a regra de uso da crase NÃO corresponda à regência verbal.
A população, atendendo às confissões do réu, resolveu ajudar.
A descrição do réu permitiu às pessoas ordenar os fatos do crime.
O testemunho de algumas pessoas foi favorável à redução da pena do réu.
O culpado renovou as declarações, sem fugir às evidências.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Analise a concordância nominal nas frases abaixo e escreva (C) para CERTO e (E) para ERRADO.
( ) Esses livros devem ter custado caros.
( ) Leia este artigo e estas cartas antigas.
( ) Ando meia cansada ultimamente.
( ) O jantar foi preparado por elas mesmas.
( ) Depois da viagem da filha, eles estão se sentindo só.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo é:
C – C – E – E – C
E – C – C – E – E
C – E – C – C – C
E – C – E – C – E
Sobre o acento indicativo da crase, escreva (C) para CERTO e (E) para ERRADO.
( ) O combate mais eficaz à organização criminal da pirataria é o de prevenção e de repressão.
( ) A garçonete moreninha com rosto de indiana indicou à mesa.
( ) Enviei o relatório diretamente à casa do diretor da empresa.
( ) Peça a colega que arrume a sala de reuniões para às 16 horas.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo é:
C – E – E – E
C – E – C – E
E – C – E – C
E – C – C – C
Assinale a alternativa em que o verbo destacado está CORRETAMENTE empregado.
Noventa por cento dos infectados pelo Mal de Chagas tomaram caldo de cana na barraca Na-vegantes II
Os Estados Unidos interviram no conflito.
Erros pretéritos não justificam medidas que contém o propósito de aumentar a arrecadação de impostos.
Sobraria, portanto, somente duas opções para a tomada de decisões.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Considerando o Texto 2, assinale a alternativa CORRETA.
O trecho: como daquele general que, tendo combinado com o inimigo uma trégua de trinta di-as, devastava seus campos à noite, alegando que a trégua era dos dias, não das noites (linhas 4-6) mostra um exemplo de "viciosa interpretação do direito"
O texto de Cícero denuncia as interpretações equivocadas do direito a favor de uma minoria que se sente prejudicada pela justiça.
O conhecido provérbio Summum ius, summa iniuria depõe contra a justiça em geral.
O vocábulo também (linha 1) garante que outras injustiças causadas por certa dose de má-fé ocorrem além daquelas exemplificadas no texto.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Há muitas palavras acentuadas no Texto 1. Elas podem ser distribuídas em grupos de acordo com variadas regras de acentuação gráfica. Assinale a alternativa em que as palavras acentuadas estejam agrupadas por motivos distintos:
concluíram, réu, juízes;
vítima, dúvida, hipocondríaca;
assassínio, partidários, comédia;
supôs(-se), escondê(-lo), está.
Lendo com atenção as proposições abaixo, assinale a opção que preencha, seqüencialmente, as lacunas.
I - O amor é um lugar ................... as mulheres se sentem seguras.
II - Esta é a escritora francesa, .................. obra ganhou muitos prêmios.
III - Podemos afirmar .................: os portões serão abertos às 15 horas.
IV - O carro ....................... o delegado perseguiu os bandidos voltou intacto.
em cujo – que a cuja – isso – que
onde – cuja – isto – com o qual
aonde – cuja – que – cujo
que – esta – isto – com cujo
Assinale a alternativa CORRETA.
As expressões "dessa época", "esse século" e "a", destacadas no texto 2, referem-se, respecti-vamente, aos seguintes termos:
"do século XVIII", "o século XVIII" e "o aparecimento da palavra sociologia".
"do século XVIII", "o pensamento ocidental" e "a dupla revolução".
"da Idade Média", "o século XVIII" e "o surgimento da sociedade capitalista".
"do século XIX", "o ocidente europeu" e "a revolução industrial".
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