Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A.

    levou - supera - proporciona

  • B.

    leva - superam - proporcionava

  • C.

    levaram - supera - proporcionam

  • D.

    levara - superarão - proporcionariam

  • E.

    levariam - superaria - proporcionará

Ao ser perguntado o que se poderia concluir da natureza do Criador pelo estudo de sua criação, Haldane teria respondido...

Sobre o emprego da locução verbal grifada na frase acima transcrita, é correto afirmar:

  • A.

    a opção pelo futuro do pretérito composto é inteiramente adequada à incerteza sobre a real ocorrência do fato, expressa pela alusão anterior ao caráter possivelmente apócrifo da história.

  • B.

    o uso do pretérito perfeito composto é pouco adequado já que, podendo ser apócrifa a história, isto é, falsa ou inautêntica, o autor deveria ter optado pelo imperfeito do subjuntivo.

  • C.

    a utilização do futuro do pretérito composto é relativamente inadequada, pois, mesmo apócrifa, ou seja, transmitida oralmente, não há dúvida sobre a veracidade da história e, assim, o autor deveria ter utilizado o pretérito perfeito simples.

  • D.

    a opção pelo pretérito perfeito composto é inteiramente justificada pelo contexto, pois, mesmo apócrifa, isto é, de autoria desconhecida, não há dúvida sobre a veracidade da história.

tenho lido que ele usa uma língua misturada de italiano e português.

No segmento grifado acima, Antonio Candido usou determinada forma verbal que poderia ser substituída, sem prejuízo para correção e a lógica, por:

  • A.

    li.

  • B.

    lia.

  • C.

    lera.

  • D.

    leria.

  • E.

    leio.

Atenção: As questões de números 36 a 40 referem-se ao texto seguinte.

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi corretamente realizada em:

  • A.

    Duas figuras merecem atenção = Duas figuras merecem-na

  • B.

    poderá atingir a purgação = poderá lhe atingir

  • C.

    dissecando a estrutura = dissecando-la

  • D.

    provocar compaixão e terror = provocá-las

  • E.

    mandou organizar as festas = mandou organizar-lhes

A carta, essa personagem central dos últimos séculos, foi solapada pelo e-mail...

A frase acima está corretamente transposta para a voz ativa em:

  • A.

    A carta, essa personagem central dos últimos séculos, solapa o e-mail.

  • B.

    O e-mail, essa personagem central dos últimos séculos, a carta solapou-o.

  • C.

    O e-mail solapou a carta, essa personagem central dos últimos séculos.

  • D.

    O e-mail solapara essa personagem central dos últimos séculos, a carta.

  • E.

    A carta, essa personagem central dos últimos séculos, solaparia o e-mail.

Os segmentos tomados ao próprio texto de Umberto Eco em que o autor emprega um verbo como transitivo direto e outro como bitransitivo são, respectivamente:

  • A.

    fazemos uma aposta / nos perguntamos qual

  • B.

    prestes a concluir a frase / prevemos sua escolha

  • C.

    Quando a pessoa que fala / sempre que esta contém um verbo transitivo

  • D.

    o leitor é obrigado / existe até mesmo no nível da frase individual

... ao fazer isto, ele exprimiu a realidade tão paulista do italiano recoberto pela terra e do brasileiro das raízes europeias.

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  • A.

    foi expressa.

  • B.

    exprimia-se.

  • C.

    é exprimida.

  • D.

    vem sendo exprimida.

  • E.

    era expressa.

A afirmação do autor relativa à obrigação de optar até mesmo no nível da frase individual – pelo menos sempre que esta contém um verbo transitivo justifica-se

  • A.

    pelo fato de a transitividade invariavelmente gerar uma dúvida relativa à ausência ou presença de preposição entre verbo e complemento, isto é, a incerteza sobre o fato de o verbo ser transitivo direto ou indireto.

  • B.

    devido à introjeção das regras gramaticais pelo leitor, o que o leva a analisar, de modo consciente ou inconsciente, todas as frases que lê ou ouve, à procura das categorias gramaticais aprendidas na escola.

  • C.

    em função da expectativa criada pelo verbo transitivo de que um ou mais objetos vão necessariamente acompanhá-lo, o que leva o ouvinte ou leitor à inevitável conjectura sobre esses complementos verbais.

  • D.

    apenas na medida em que a transitividade de um verbo for entendida de maneira metafórica, o que abre ao leitor ou ouvinte a possibilidade de personificar seus eventuais complementos.

... João Rubinato, que adotou o nome de um amigo funcionário do Correio...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

  • A.

    ... que já acabou com a garoa...

  • B.

    ... e produziu uma obra radicalmente brasileira...

  • C.

    ... a que se sobrepôs à velha cidadezinha provinciana...

  • D.

    Adoniran Barbosa é um paulista de cerne...

  • E.

    ... e depois fugir, com ela e conosco, para a terra da poesia...

Atenção: As questões de números 27 a 30 referem-se ao texto abaixo.

Está INADEQUADO o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    A traição a que por vezes está sujeita nossa audição pode ter resultados divertidos.

  • B.

    Os sons das palavras, a cujos poucas vezes dedicamos plena atenção, podem ser bastante enganosos.

  • C.

    A melodia e o ritmo de uma frase, em cujo embalo podemos nos equivocar, valem pelo efeito poético.

  • D.

    E afinal, por onde andará dona Ondirá, senhora misteriosa de quem o leitor foi fã cativo, quando menino?

  • E.

    E dona Quiçás, a quem Nat King Cole jamais teve a honra de ser apresentado, morará ainda em Madri?

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