Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em relação aos enunciados dos quadrinhos, a conjunção “ou” introduz, no quarto quadrinho,

  • A. uma justificativa.
  • B. uma contradição.
  • C. uma certeza.
  • D. outra possibilidade.
  • E. outra explicação.

Considere a hipótese de a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul ter adotado, como padrão para correspondência oficial, o Manual de Redação da Presidência da República para o seguinte case: o Diretor de Cerimonial e Relações Públicas da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul resolveu implementar novas diretrizes para o controle financeiro dos eventos organizados pela Diretoria. A comunicação dessas diretrizes, de acordo com o referido Manual, deve ser feita aos funcionários que trabalham no órgão por meio de

  • A. um memorando.
  • B. um aviso.
  • C. um ofício.
  • D. uma mensagem.
  • E. uma epístola.

Atente para as seguintes construções:

I. Haveria ainda mais hipocrisia, nas relações entre o homem e a mulher americanos, caso não venham a se organizar os atuais protestos contra o assédio sexual.

II. Não fossem as iniciativas das mulheres americanas, que não hesitam em processar os desrespeitadores machistas, não se demoveriam práticas detestáveis de discriminação e desrespeito.

III. Havendo ameaça de um processo, é natural que os homens americanos passem a acautelar-se quanto às atitudes que venham a tomar em suas relações com as mulheres.

A correlação entre tempos e modos verbais está plenamente respeitada APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Preservando a relação de sentido, o segundo verso da última estrofe pode ser introduzido por:

  • A. todavia
  • B. contudo
  • C. que
  • D. conquanto
  • E. não obstante

A expressão sublinhada pode ser corretamente substituída, com o sentido preservado, em linhas gerais, e sem qualquer outra alteração no enunciado, pela expressão entre parênteses em:

  • A. Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra... (está superposto) − 2º parágrafo
  • B. A biorregião se circunscreve numa área... (se limita a uma) − 3º parágrafo
  • C. ... uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual... (predisposta) − 3º parágrafo
  • D. ... a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (comprometida à) − 8º parágrafo
  • E. O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo... (suplantar do) − 8º parágrafo

Uma redação alternativa para o segmento ... mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial (3o parágrafo), sem prejuízo da correção e do sentido, está em:

  • A. conquanto seja a fragilidade mesma do colorido, aliada à graciosidade fugaz, em contraposição à riqueza consolidada da outra, que contribui para a formação de um clima primaz.
  • B. não obstante a própria instabilidade da coloração, à sua gratuidade pode-se comparar o fausto despreocupado da outra, que contribui para instaurar um ambiente primevo.
  • C. todavia, é devido à própria fragilidade do tom − à sua graciosidade irrequieta − posta em paralelo com o fausto inabalável da outra, que contribui para inventar um ambiente primordial.
  • D. mas é, no entanto, a própria delicadeza do matiz, sua gratuidade inconstante, que, comparada ao luxo estável da outra, contribui para a conformação de um meio ambiente ancestral.
  • E. é, todavia, porque a própria fragilidade da coloração e a sua graciosidade instável, comparada ao fausto tranquilo da outra, contribuem para conformar uma ambientação primitiva.

No primeiro período do segundo parágrafo, as duas orações que não se subordinam a nenhuma outra contêm os seguintes verbos:

  • A. conserva − experimento
  • B. terem ocorrido − conserva
  • C. tornaram − penetra
  • D. tornaram − experimento
  • E. conserva − penetra

A ocorrência de crase na locução “à toa” no texto explica-se como

  • A. emprego metafórico do substantivo feminino “toa”, cabo que reboca um barco.
  • B. omissão de parte da locução, no caso à (moda de) toa, um tipo de embarcação.
  • C. alteração de gênero provocado pelo uso popular do substantivo masculino (o)“toa”.
  • D. exigência de preposição a pelo verbo “estar”, situado à esquerda do artigo a (toa).
  • E. uso facultativo do artigo a diante do substantivo feminino “toa”, tipo de barco.

Atente para esta sequência de frases que compõem um período do texto:

I. O ouvinte sente que o narrador se interessa por sua escuta,

II. o narrador sabe-se valorizado pela atenção de quem o ouve,

III. a narrativa os une como num caloroso laço de vozes e de palavras.

Não se altera o sentido do período acima introduzindo-se as frases II e III, respectivamente, com as seguintes expressões:

  • A. uma vez que − ainda que
  • B. ao passo que − por conseguinte
  • C. desde que − mesmo que
  • D. conquanto − porquanto
  • E. portanto − entretanto

Desde cedo a garotada precisa entender o gigantesco desafio civilizatório embutido no combate ao aquecimento global. (6º parágrafo)

O termo sublinhado pode ser substituído, com grafia correta e com o sentido preservado em linhas gerais, por

  • A. encorporado
  • B. incrustrado
  • C. embuído
  • D. instituido
  • E. inserto
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