Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Se o mundo desaba, o caos impera.

Mantém-se correta correlação entre os tempos verbais da frase acima substituindo-se os verbos grifados, res pectivamente, por:

  • A.

    desabasse − imperaria

  • B.

    desabe − imperava

  • C.

    desaba − imperara

  • D.

    desabar − imperaria

  • E.

    desabava − imperara

… que uma mutação genética reduza drasticamente a seletividade natural dos nossos sentidos.

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A.

    ... sugeria William Blake...

  • B.

    Aquilo de que o nosso aparelho perceptivo nos faz cientes…

  • C.

    O grande problema é saber se estaríamos aptos...

  • D.

    ... ainda que o grau de sensibilidade dos indivíduos varie de acordo com idade…

  • E.

    ... não comprometeram nossa sobrevivência...

Admite transposição para a voz passiva o que se en contra em:

  • A.

    Aquilo […] não passa, portanto, de uma fração diminuta...

  • B.

    ... cada um atua dentro de sua faixa de registro...

  • C.

    Há mais coisas entre o céu e a terra do que nossos cinco sentidos...

  • D.

    O ganho de sensibilidade seria patente.

  • E.

    As certezas sensíveis dão cor e concretude ao presente vivido.

Há emprego inadequado de uma ou mais vírgulas na seguinte frase:

  • A. No segmento A cultura erudita, assim chamada, a expressão entre vírgulas deixa ver que o autor do texto, ao que tudo indica, não acolhe inteiramente tal classificação cristalizada.
  • B. Nem Villa-Lobos, nem Guimarães Rosa, na verdade nenhum grande artista se deixa levar, em face da arte popular, por preconceitos primários.
  • C. Muitas vezes, o interesse que um artista erudito demonstra pela arte popular, não significa mais, de fato, do que o desejo de usurpar-lhe o que ela tem de mais vivo.
  • D. Pode haver sobretudo uma relação de estranhamento, e não de encantamento, quando um cultor da arte erudita, não sem preconceito, lança os olhos sobre a arte popular.
  • E. As diferenças entre arte popular e arte erudita tendem, por vezes, a dissipar-se nos dias de hoje, tornando a arte um produto híbrido explorado pela indústria cultural.

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

  • A. Aos encantos musicais das composições de Caymmi correspondem o alto grau de poesia das palavras de seus versos.
  • B. Da limpidez da manhã ao mistério do crepúsculo, registram-se nas canções praieiras desse baiano a tonalidade múltipla dos nossos sentimentos.
  • C. Nos desenhos a bico de pena, a nitidez dos traços e dos movimentos não podem ser negligenciados, sob pena de se perder o encanto dessa arte.
  • D. É com os olhos voltados para a beleza essencial das coisas que o artista Caymmi divisa nelas a íntima poesia e o profundo lirismo que à maioria das pessoas se oculta.
  • E. Dos graves da voz de Caymmi resulta a sugestão das profundezas do mar, e na suavidade de seus timbres parece representar-se a música dos coqueiros ao vento.

Está correta a substituição do segmento grifado pelo pronome correspondente, com as devidas alterações, em:

  • A.

    que degradam o ambiente (degradam-o)

  • B.

    incluir na agricultura e no seu planejamento os serviços prestados pela natureza (incluir-na)

  • C.

    para avaliar a situação em cada lugar (avaliá-lo)

  • D.

    a agricultura provê 90% do consumo mundial (provê-lhes)

  • E.

    e propõe novos caminhos (propõe-nos)

Os tempos e modos verbais encontram-se adequadamente correlacionados na frase:

  • A. Houvesse uma prática efetiva dos valores éticos, nem nos ocorreria apelarmos para esses dispositivos legais sofisticados, que já se mostraram ineficazes.
  • B. Seria preferível viermos a adotar tão somente os princípios éticos a que sejamos capazes de prestar todo o nosso respeito.
  • C. Fôssemos de fato impelidos à completa justiça, não teremos tido tantos casos de discriminação social e econômica.
  • D. A haver tantos dispositivos legais, muitos ineficazes, é melhor se editassem medidas práticas, que evitavam distorções tão injustas.
  • E. É preferível que não adotássemos princípios justos e éticos que não fôssemos capazes de implementar e respeitar.

A frase redigida com correção e clareza é:

  • A.

    A longevidade de Oscar Niemeyer permitiu, à todos os que eventualmente criticavam as suas obras, que as revalorizasse enquanto ele ainda vivia e não apenas depois da sua morte.

  • B.

    Talvez ninguém tenha feito mais pela divulgação do país no exterior do que Oscar Niemeyer, cujos projetos inconfundíveis, espalhados pelo mundo, nunca deixarão de aludir à paisagem brasileira.

  • C.

    Até mesmo o governo dos Estados Unidos, que pensamos estarem muitas vezes alheios as coisas que se passam no Brasil, lamentaram a morte de Oscar Niemeyer, cuja nota dizia que ele inspirará gerações.

  • D.

    Quando se começar à refletir no fato de que tão grande número de templos religiosos, tenham sido realmente construídos ou não, foram projetados por um arquiteto que abertamente se declarava ateu.

  • E.

    Grandes arquitetos do mundo todo manifestaram sua admiração pela genialidade de Oscar Niemeyer, onde muitos chegaram mesmo a declarar a inspiração de suas obras em seu trabalho.

As normas de concordância verbal e nominal estão inteiramente respeitadas na frase:

  • A.

    Nas fotos que foi publicadas em um livro recente aparece lagos no meio das geleiras, formados pela água derretida.

  • B.

    As medições da temperatura em toda a região ártica está comprovando que ela tem sofrido redução da extensão de suas geleiras.

  • C.

    As geleiras, com o aumento da temperatura terrestre, sofrem transformações documentadas em fotos publicadas recentemente.

  • D.

    Estão sendo visíveis, em algumas regiões, a formação de extensos lagos resultantes do derretimento de geleiras.

  • E.

    Fica evidente, com as alterações do clima terrestre, grandes alterações nas massas de gelo em todo o mundo, documentado em fotos.

O que se denomina estilo de uma época resulta de uma combinação de estilos individuais, uma combinação dominada pelos métodos dos compositores que exerceram influência preponderante em seu tempo.

Uma redação alternativa para a frase acima, em que se mantêm a correção e a clareza, está em:

  • A.

    A soma de estilos individuais resultam no que se chama estilo de uma época, porém, devem prevalecer os métodos dos compositores que exerceram mais influência em seu tempo.

  • B.

    O que resulta dos estilos individuais combinados é o que chamamos estilo de uma época, todavia, prevalecem os métodos dos compositores cuja influência tinha-se conhecimento.

  • C.

    Estilo de uma época é o que designa uma combinação de estilos individuais, aonde os métodos dos compositores definem uma maior influência em seu tempo.

  • D.

    Ao resultado de uma combinação de estilos individuais, na qual prevalecem os métodos dos compositores que exerceram maior influência em seu tempo, chama-se estilo de uma época.

  • E.

    Uma combinação dos métodos dos compositores que exerceram a maior influência em seu tempo geram estilos individuais que são designados estilo de época.

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