Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. recursos provenientes da arrecadação de impostos (1º parágrafo) = verbas previstas para o equilíbrio fiscal.
  • B. concorrem diretamente para qualificar (2º parágrafo) = disputam entre si para promoverem.
  • C. entrave à excelência dos negócios (2º parágrafo) = obstáculo ao mais alto desempenho do mercado.
  • D. precisam tomar em suas mãos (3º parágrafo) = urge que sejam manipulados.
  • E. espelhar uma relação de confiança (3º paragrafo) = confrontar uma ligação respeitosa.

Atente para as afirmativas abaixo.

I. Em ... presta homenagem às potências dominantes... (1º parágrafo), o sinal indicativo de crase pode ser suprimido excluindo-se também o artigo definido, sem prejuízo para a correção.

II. O acento em "têm" (2º parágrafo) é de caráter diferencial, em razão da semelhança com a forma singular "tem", diferentemente do acento aplicado a "porém" (3º parágrafo), devido à tonicidade da última sílaba, terminada em "em".

III. Os acentos nos termos "excelência" (2º parágrafo) e "necessário" (3º parágrafo) devem-se à mesma razão.

Está correto o que consta em

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Uma palavra empregada com sentido exclusivamente figurado está sublinhada na seguinte passagem do texto:

  • A. a iminente elevação média de temperatura acima de 2 ºC (2º parágrafo)
  • B. A quantidade de moléculas de CO2 na atmosfera já ultrapassou as 400 ppm (3º parágrafo)
  • C. nada sugere, pelo andar da carruagem, que testemunhemos (5º parágrafo)
  • D. U$ 700 bilhões anuais em subsídios para os combustíveis fósseis. (4º parágrafo)
  • E. a queima de combustíveis fósseis segue em alta (5º parágrafo)

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente em:

  • A. Não era uma felicidade eufórica, semelhava-se mais à uma brisa de contentamento.
  • B. O vinho certamente me induziu àquela súbita vontade de abraçar uma árvore gigante.
  • C. Antes do fim da manhã, dediquei-me à escrever tudo o que me propusera para o dia.
  • D. A paineira sobreviverá a todas às 18 milhões de pessoas que hoje vivem em São Paulo.
  • E. Acho importante esclarecer que não sou afeito à essa tradição de se abraçar árvore.

Ao relacionar os segmentos destacados, o vocábulo “para” expressa sentido de “em proveito de” na seguinte passagem do texto:

  • A. o acordo estabelece apenas as condições para que algo aconteça (2º parágrafo)
  • B. o Acordo de Paris faça alguma diferença para a humanidade? (3º parágrafo)
  • C. Para segui-lo, é preciso realizar muito mais (3º parágrafo)
  • D. um ambiente político mais favorável à tomada de decisão para que os objetivos [...] sejam alcançados. (1º parágrafo)
  • E. Para piorar a situação, [...] nada sugere [...] que testemunhemos a inflexão da curva de emissões de gases estufa. (5º parágrafo)

Está correto o emprego do elemento sublinhado na seguinte frase:

  • A. Quanto à terminalidade da vida, onde a polêmica se acrescenta muita paixão, ainda há muito o que debater.
  • B. Qualquer das posições da polêmica a que se queiram defender levantará uma série de objeções.
  • C. Entre os assuntos revistos a que se deve dar importância está o da terminalidade da vida.
  • D. As operações a que se atribuem um caráter polêmico dizem respeito à terminalidade da vida.
  • E. A terminalidade da vida, tema de cujos aspectos derivam tanta polêmica, foi considerada na revisão do Código.

Considerando-se a função dos parágrafos na estruturação do texto, é adequado afirmar:

  • A. no 1º parágrafo, recrimina-se o antigo uso escolar de se apresentarem aos alunos textos ultrapassados e sem valor, que desagradavam a todos.
  • B. no 2º parágrafo, faz-se uma digressão acerca das dificuldades e do esforço inútil que faziam os alunos diante de textos que não lhes cativavam a atenção.
  • C. no 3º parágrafo, sugere-se que os alunos sejam convidados a um esforço de leitura, diante de textos que representem um desafio à acomodação que neles se estimula.
  • D. nos dois primeiros parágrafos, a leitura de clássicos antigos é vista como um sacrifício que o aluno precisa assumir para vencer seu desinteresse pelos temas mais profundos.
  • E. nos três parágrafos, desenvolvem-se as medidas que, segundo o autor, deveriam ser adotadas para um maior aprimoramento do nível de leitura dos alunos.

Quando fizerem, no futuro, a leitura de nossa época, qual será a conclusão errada?

Analisando-se a construção sintática da frase acima, é correto observar que

  • A. a leitura de nossa época exerce a função de sujeito.
  • B. no futuro é exemplo de uma oração intercalada.
  • C. a forma verbal fizerem tem o mesmo sujeito da forma verbal será.
  • D. está indeterminado o sujeito da forma verbal fizerem.
  • E. a expressão Quando fizerem tem o valor de uma condicional.

Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados em:

  • A. Ele não se dispõe à abandonar os jogos eletrônicos, mas volta e meia fica atento às histórias que lhe narram.
  • B. Mesmo àqueles meninos estudiosos não falta tempo para os joguinhos eletrônicos com cujos se entretêm.
  • C. A conexão da qual eles permanecem interligados permite-lhes conversarem todo o tempo à muita distância.
  • D. As narrativas clássicas, a cuja mágica oralidade sentimo-nos presos, competem com os meios da informática.
  • E. Cabe à plateia de um contador de histórias participar ativamente da narração em cuja se acha envolvida.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se, obrigatoriamente, numa forma do PLURAL para integrar de modo adequado a seguinte frase:

  • A. Aos guardas da fronteira não (despertar) suspeitas o que era mais evidente nos pertences da velhinha.
  • B. Muitas vezes nos (escapar) a unidade dos detalhes expostos, ao atentarmos para a singularidade de cada um.
  • C. Às fabulas tradicionais (caber) desenvolver narrativas cujo sentido moral reste plenamente exemplificado.
  • D. Tantas vezes nos (desorientar) a evidência dos detalhes que perdemos o sentido do conjunto.
  • E. A revista que (fazer) da bolsa da velhinha não esclarecia os guardas quanto à natureza do contrabando.
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