Questões de Língua Portuguesa da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Mas aqui se dá mais uma passagem: entre as atividades que realizamos com o cérebro, as mais apreciadas e mais valorizadas no mercado de trabalho são as atividades criativas. Porque mesmo as atividades intelectuais, como as manuais, quando são repetitivas, podem ser delegadas às máquinas. Assim sendo, acredito que o foco desta nossa conversa deva ser essa dupla passagem da espécie humana: da atividade física à intelectual, da atividade repetitiva à criativa”.

Nesse segmento do texto, os vocábulos sublinhados possuem valores textuais diferentes; a alternativa em que o valor textual está corretamente identificado é:

  • A. aqui – lugar;
  • B. porque – finalidade;
  • C. mesmo – concessão;
  • D. como – exemplificação;
  • E. assim sendo – conclusão.

Abaixo estão alguns segmentos do texto que foram substituídos por outros equivalentes; a única substituição INADEQUADA é:

  • A. “Mas aqui se dá mais uma passagem...” / ocorre;
  • B. “Podemos defini-la como quisermos” / definir a ela;
  • C. “Nos próximos séculos...” / Nos séculos futuros;
  • D. “O resultado disso tudo” / O resultado de tudo isso;
  • E. “Com frequência, não fazer nada...” / Frequentemente, não fazer nada...

“A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira. Há um enorme cinismo em pensar assim. É o que move os bandidos travestidos de empresários. Há bons e maus empresários. Uma legislação que puna exemplarmente os corruptores vai separar o joio do trigo, assim como a multiplicação de exemplos de empreendedores que assumem riscos, produzem, geram empregos e devolvem à sociedade parte do que conquistaram em ações ou projetos sociais”; nesse segmento do texto há cinco ocorrências (sublinhadas) do pronome relativo QUE; assinale a alternativa em que a identificação do antecedente do pronome está errada.

  • A.

    que/algo.

  • B.

    que/o.

  • C.

    que/legislação.

  • D.

    que/exemplos.

  • E.

    que/o.

Todos os segmentos abaixo mostram a presença do advérbio NÃO; todas as frases foram reescritas de modo a eliminar-se esse advérbio, mas mantendo-se o sentido original. Assinale a alternativa em que a alteração foi mal realizada:

  • A.

    “É por isso que não se pode tolerar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários” / É por isso que se deve condenar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários.

  • B.

    “Eike não tem vergonha de ser rico” / Eike aceita, sem vergonha, o fato de ser rico.

  • C.

    “A ganância não é boa, mas o lucro é” / A ganância é má, mas o lucro é.

  • D.

    “A ética e a atividade empresarial não são incompatíveis” / A ética e a atividade empresarial mostram compatibilidade.

  • E.

    “A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira” / A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo inerente à cultura brasileira.

Indique a alternativa que NÃO serve de característica para documentos oficiais:

  • A.

    impessoalidade;

  • B.

    emprego do padrão culto da linguagem;

  • C.

    clareza e concisão;

  • D.

    formalidade;

  • E.

    uso de linguagem poética.

Um diretor de empresa decide enviar uma carta circular a todos os funcionários de modo a comunicarlhes alterações a serem implantadas; nessa carta a linguagem predominante deve ser:

  • A.

    bastante popular, a fim de atingir igualmente todos os funcionários;

  • B.

    de tom regional, já que a maioria dos funcionários provém da região Nordeste;

  • C.

    formal, já que seu autor e a circunstância assim o exigem;

  • D.

    predominantemente informal, pois é indispensável mostrar simpatia;

  • E.

    erudita para mostrar a seriedade do tema tratado na circular.

Um ofício encaminhado a um reitor de uma universidade deve empregar o tratamento de:

  • A.

    Vossa Senhoria;

  • B.

    Vossa Majestade;

  • C.

    Vossa Excelência;

  • D.

    Vossa Magnificiência;

  • E.

    Vossa Eminência.

Um memorando é:

  • A.

    uma mensagem breve e informal, usada como instrumento de comunicação administrativa, em impresso apropriado, geralmente em correspondência interna;

  • B.

    um documento encaminhado a altas autoridades judiciárias, cobrando providências urgentes para alguns problemas do campo comercial e industrial;

  • C.

    comunicação entre autoridades de mesma categoria, ou de autoridades a particulares, ou de inferiores a superiores hierárquicos, caracterizada por obedecer a certa forma epistolar e pelo formato de papel (papel ofício);

  • D.

    tipo de documento registrado obrigatoriamente em cartório que tem por finalidade servir de prova em processos contra funcionários públicos;

  • E.

    espécie de comunicação familiar, desprovida de qualquer importância oficial, dirigida a solução de problemas de caráter exclusivamente doméstico.

Assinale a afirmativa equivocada entre as que estão abaixo:

  • A.

    um texto oficial deve ser conciso, ou seja, deve conter um mínimo de informações com um máximo de palavras;

  • B.

    para que um texto tenha as qualidades pretendidas, é indispensável um tempo destinado à revisão;

  • C.

    a ambiguidade, a redundância e a falta de paralelismo são problemas de construção de texto que devem ser evitados;

  • D.

  • E.

    a clareza é a qualidade do texto que permite rápida compreensão pelo leitor.

A alternativa que mostra uma afirmação incorreta sobre o emprego dos adjetivos no texto é:

  • A.

    em “brilhantes reportagens” o adjetivo anteposto tem valor nitidamente subjetivo, assim como em “enorme cinismo”.

  • B.

    em “velhos preconceitos” o adjetivo anteposto varia de sentido conforme sua posição em relação ao substantivo, como em “maus empresários”.

  • C.

    em “atividade empresarial” o adjetivo é de conteúdo objetivo como em “projetos sociais”.

  • D.

    em “saúde pública” o adjetivo é caracterizado como de relação e não recebe variação de grau como em “atividade empresarial”.

  • E.

    em “bandidos assassinos” a mudança de posição dos termos muda o sentido e a classe dos termos, como em “cultura brasileira”.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...