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Quanto mais aparelhos telefônicos possuir, mais feliz parecerá.
Na frase acima há uma relação decondição.
adversidade.
proporcionalidade.
explicação.
Mesmo com os meus conselhos, ele continua ansioso.
O presidente nomeou Catarina primeira secretária.
Só ficarão acesas as lâmpadas da sala e do corredor.
O filho dependia da mãe para as atividades diárias.
Transpondo corretamente para a voz ativa a oração para serem orientados por um agente turístico (Texto II, § 3), obtém-se:
para que fossem orientados por um agente turístico.
para um agente turístico os orientarem.
para que um agente turístico lhes orientassem.
para um agente turístico instruí-los.
Assinale a CORRETA correspondência entre o termo em negrito e o substantivo a que ele se refere
nos colégios e clubes, mesmo após meses de convívio, eles têm dificuldade de se aproximar dos colegas. § 6 ( pais ).
( ... ) são incapazes de descobrir a viagem mágica no mergulho da boa leitura... § 7 ( colegas ).
Aí, certamente, haverá prazer de ler Machado de Assis, Ignácio de Loyola Brandão, Marina Colasanti, Adélia Prado, Nélida Piñon e muitos outros. § 9 ( contos ).
A palavra mal, no caso específico da frase de Millôr, é um substantivo.
O efeito de sentido da frase deve-se a uma relação de concessão.
O vocábulo mal exerce no sintagma a função de adjetivo.
O autor utiliza como recurso de linguagem o trocadilho.
O uso da conjunção e no período tem a finalidade de
apresentar ideias e contrariá-las a seguir.
explicar duas informações substantivadas.
retificar o uso das informações contextuais.
adicionar adjetivações ao termo anteriormente substantivado.
O uso das aspas em: O Brasil não fugirá ao seu destino histórico! justifica-se
pela argumentação da defesa de tese pertencer a outro emissor.
por representar a fala do próprio emissor anunciado.
pela representação de uma voz ainda não reconhecida no contexto.
por apontar possíveis receptores que não estão presentes no momento da fala.
Sobre o emprego dos sinais de pontuação, analise as afirmativas a seguir, nos trechos:
I. ( ...) respostas vagas, inconsistentes, sem coerência, coesão... o uso das vírgulas se justifica pela enumeração das informações.
II. xícara, mexer e vexame os sinais das aspas nas palavras foram utilizados para enfatizar a maneira correta como cada uma deve ser grafada.
III. Como ensinar redação a estudantes sem argumentos para defender seu ponto de vista? compreende-se o uso do ponto de interrogação, nesta frase, uma articulação de indignação.
Está ( ão ) CORRETA ( s ) a ( s ) afirmativa( as ):
I,II e III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I.
Arrogância.
Insensatez.
Posse.
Conhecimento.
Mudou a embalagem, MAS o efeito colateral ainda é o mesmo! ( MAS= aditivo)
Mudou a embalagem, MAS o efeito colateral ainda é o mesmo! ( MAS= adversativo)
Mudou a embalagem, MAS o efeito colateral ainda é o mesmo!( MAS= conclusivo)
Mudou a embalagem , MAS, o efeito colateral ainda é o mesmo!( MAS= explicativo)
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