Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Leia os trechos a seguir e assinale a alternativa em que, considerando o contexto, estão apresentados os sinônimos adequados e respectivos para as palavras destacadas. I. Aliás, se isso pode servir de algum CONSOLO à sua ignorância [...]
II. [...] receberá um abraço de felicitações deste MODESTOcronista [...]Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado possui valor anafórico.
No fragmento MAS não é desanimador saber uma coisa dessas?, a relação de sentido estabelecida pela conjunção destacada é:
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
As palavras estão em constante processo de evolução, o que torna a língua um fenômeno vivo que acompanha o homem. Considerando os processos de formação de palavras, pode-se afirmar que cachoeirense é formada por:
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
[...] mas um instrumento de suplício e de opressão que ele, GRAMÁTICO, aplica sobre nós, os IGNAROS.
Os vocábulos destacados no fragmento acima exercem a função sintática de:Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Porque a verdade é que eu também não sei. A respeito desse período, analise as afirmativas a seguir.
I. O período é composto por coordenação. II. O QUE é uma conjunção integrante. III. A segunda oração é subordinada substantiva predicativa. A alternativa que indica apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é:Em todas as frases abaixo, transcritas do texto, as formas verbais destacadas estão flexionadas no mesmo tempo,COM EXCEÇÃO DE:
Em Que me aconteceria SE eu dissesse a uma bela dama [...], o SE, morfologicamente, é:
O uso das aspas em pegar indica:
Ao se reescrever a frase [...] outras pessoas tocam PIANO de ouvido. substituindo a palavra em destaque por um pronome oblíquo, tem-se o seguinte resultado:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...