Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Altera-se o sentido de: “[...] apesar de outras vantagens que a situação existente possa eventualmente lhe proporcionar.” (parágrafo 2) com a substituição da locução prepositiva APESAR DE por:

  • A. malgrado
  • B. embora
  • C. à vista de
  • D. a despeito de
  • E. não obstante

O sentido do segundo parágrafo do texto fica visivelmente comprometido caso se proceda à alteração proposta em:

  • A. Trocar as expressões “Em sentido estrito” e “Em sentido geral”, respectivamente, por “Neste” / “Naquele”.
  • B. Apagar o possessivo de “em sua própria defesa”, escrevendo “em defesa própria”.
  • C. Usar, em substituição à locução prepositiva “através de”, a preposição acidental “via”.
  • D. Empregar, após “Judiciário”, em vez de ponto, o sinal de dois-pontos, seguido de minúscula.
  • E. Substituir, em “o acesso à justiça é dado”, o complemento “à justiça” por “a ela”, sem acento grave.

Com o emprego dos verbos auxiliares destacados em: “Listas de palavras, resultantes de leitura corrida de dicionários, PODEM não ser de todo inúteis” (parágrafo 1) e em “o estudante DEVE certificar-se, primeiro, de que se trata de obra digna de crédito” (parágrafo 2), o autor sinaliza que o conteúdo de suas proposições deve ser entendido, respectivamente, como:

  • A. certo / obrigatório
  • B. obrigatório / possível
  • C. possível / necessário
  • D. necessário / duvidoso
  • E. duvidoso / certo

Dentre os pronomes em destaque, aquele que se refere, não a elemento expresso anteriormente no texto, mas a algo que se encontra no universo fora dele, é o seguinte:

  • A. “[...] o simples manuseio do léxico […] nem sempre NOS traz grande proveito [...]” (parágrafo 1)
  • B. “[...] que acreditam ser ESSE o único e o melhor meio de adquirir vocabulário.” (parágrafo 1)
  • C. “[...] quandoASouvimos ou lemos.” (parágrafo 1)
  • D. “[...] mas o que dELAS nos fica não paga o tempo gasto: [...]” (parágrafo 1)
  • E. “[...] CUJO manuseio deve ser feito com muita cautela [...].” (parágrafo 2)

Para fazer referência ao que foi dito anteriormente no texto, o autor poderia usar, em substituição ao que se vê destacado em: “Quanto À PRIMEIRACONDIÇÃO” (parágrafo 2) e “Quanto À SEGUNDA EXIGÊNCIA” (parágrafo 2), respectivamente:

  • A. àquela / a esta
  • B. àquela / àquela
  • C. a esta / àquela
  • D. a esta / a essa
  • E. a essa / a essa

No segundo parágrafo, altera-se o sentido de: “Assim advertido, o leitor ficará sabendo, entre outras coisas, que nem todas as palavras vêm averbadas: será inútil, por exemplo, procurar um adjetivo pela sua forma feminina [...]” com a substituição do sinal de dois-pontos por vírgula, seguida da locução:

  • A. de modo que
  • B. razão por que
  • C. por conseguinte
  • D. visto que
  • E. emvista do que

O sentido do enunciado em: “[...] o simples manuseio do léxico, dissociado de situações reais, nem sempre nos traz grande proveito, em que pese à opinião de muitos [...]” (parágrafo 1) altera-se visivelmente com a substituição de EM QUE PESE À por:

  • A. malgrado a
  • B. apesar da
  • C. em decorrência da
  • D. não obstante a
  • E. a despeito da

Altera-se fundamentalmente o sentido de: “[...] leitura que consideram não apenas imprescindível, mas também amena e divertida.” com a seguinte redação:

  • A. leitura que consideram não só imprescindível, senão que amena e divertida.
  • B. leitura que consideram imprescindível, bem como amena e divertida.
  • C. leitura que consideram imprescindível, tanto quanto amena e divertida.
  • D. leitura que consideram não imprescindível, mas amena e divertida.
  • E. leitura que consideram imprescindível, além de amena e divertida.

Com a reescrita da oração destacada em: “[...] o dicionário constitui, por assim dizer, a última instância, A QUE RECORREMOS sempre que desejamos saber o sentido exato das palavras.” ocorre ERRO de regência verbal em:

  • A. com que podemos contar
  • B. de que nos podemos valer
  • C. emque nos podemos apoiar
  • D. por que nos podemos guiar
  • E. que nos podemos amparar

Em relação ao ponto de vista emitido anteriormente no período, a conjunção POIS – em: “pois é sabido que o comando da língua falada ou escrita pressupõe o assenhoreamento de suas estruturas frasais combinado com a capacidade de discernir, discriminar e estabelecer relações lógicas” – introduz:

  • A. conclusão.
  • B. justificativa.
  • C. especificação.
  • D. generalização.
  • E. síntese.
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