Questões de Língua Portuguesa da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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Assinale a alternativa que apresenta um termo do registro coloquial.

  • A. até necessário.
  • B. instrumento legítimo.
  • C. tão arraigado.
  • D. tipo assim.

Assinale a alternativa em que NÃO há característica obrigatória da correspondência oficial:

  • A. Concisão.
  • B. Impessoalidade.
  • C. Informalidade.
  • D. Padronização.

Sobre a correspondência oficial, é INCORRETO afirmar que

  • A. os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa.
  • B. quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.
  • C. incluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
  • D. na escrita dos documentos do Padrão Ofício deve ser obedecida a seguinte forma de apresentação: fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Acerca das definições dos documentos oficiais, de acordo com Manual de Redação da Presidência da República, é CORRETO afirmar que

  • A. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial que se diferenciam completamente, com a única semelhança: o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, e pelas demais autoridades.
  • B. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
  • C. Exposição de Motivos é o expediente que o Presidente da República ou o Vice-Presidente para os Ministros de Estado para informá-los de determinado assunto; propor alguma medida; submeter consideração sobre projeto de ato normativo.
  • D. A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, para informar sobre fato da Administração Pública; excetuando-se as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo.

As pessoas autorizadas a emitir Portarias são

  • A. servidores das Forças Armadas.
  • B. os servidores restritos à esfera civil.
  • C. quaisquer funcionários do Serviço Público.
  • D. todas as autoridades do Serviço Público.

Leia este texto: Em relação ao formato e estrutura desta Portaria, é CORRETO afirmar que

  • A. esse documento cumpre as normas que o definem e o constituem.
  • B. falta nela preâmbulo que a sintetize, de forma a facilitar sua leitura.
  • C. em seu corpo, os seus elementos estão posicionados incorretamente.
  • D. a instrução que nela aparece confunde o principal objetivo exposto.

A alternativa em que há um exemplo de Epígrafe é:

  • A. LEI No 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.
  • B. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
  • C. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei (...).
  • D. Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

São elementos constituintes do documento no padrão Ofício, EXCETO:

  • A. Destinatário e texto.
  • B. Exortação e apelação.
  • C. Nome da localidade e data.
  • D. Tipo e número do expediente.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A correspondência oficial provém de instituições públicas e abrange atos dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
  • B. Dependendo do tipo de correspondência oficial e da posição social do destinatário, as chamadas formas de tratamento são fixas.
  • C. Na correspondência oficial, com as formas de tratamento mais cerimoniosas, V. Sa., S. Exa., usa-se sempre o pronome possessivo na segunda pessoa.
  • D. Na redação de uma correspondência oficial, adquirem proeminência clareza, concisão, correção, harmonia e polidez.

Assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A Certidão deve ser escrita sem a abertura de parágrafos, emendas ou rasuras.
  • B. A Ordem de Serviço é um tipo de correspondência oficial de caráter interno.
  • C. O Ofício é uma correspondência geral estabelecia somente entre órgãos oficiais.
  • D. São freqüentes as fórmulas de cortesia quando se fecha o Ofício.
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