Questões de Língua Portuguesa da FUNECE

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Os verbos destacados em “ serviço a nosso povo, encha os rio de barrage / cumida a preço bom, não esqueça a açudage.” (linhas 6-9 – texto 2), referem-se ao interlocutor tratando-o por você. Caso a forma de tratamento fosse “tu”, as formas verbais destacadas ficariam, respectivamente:

  • A. dá — encha — dá — esqueças
  • B. dê — enche — dê — esqueces
  • C. dê — encha — dê — esquece
  • D. dá — enche — dá — esqueças

Assinale a opção em que o valor semântico da conjunção destacada está corretamente identificado.

  • A. “...faz roupinhas como toda criança de 5 anos fazia na época de sua mãe...” (linhas 1-3) — oposição
  • B. “...não sabem ler nem escrever, mas desde os 3 mexe no micro.” (linhas 31-32) — consequência
  • C. “...o mouse é mais fácil de movimentar do que a caneta. (linhas 33 a 34) — comparação
  • D. “Quando ligados à rede mundial, navegam pelos sites...” (linhas 58-59) — conclusão

Em “não acha nenhuma China demasiado longe, nenhum negro demasiado negro, nenhum ente demasiado estranho...” (linhas 63-65), as palavras destacadas classificam-se morfologicamente como

  • A. pronome.
  • B. numeral.
  • C. advérbio.
  • D. substantivo.

A opção que apresenta a mesma regência do verbo destacado em “De que serve, pois, aspirar à liberdade?” (linhas 43-44) é

  • A. No alto da serra, aspira-se um ar mais puro.
  • B. Ao aspirar as flores do campo, a autora se sente mais próxima da liberdade.
  • C. Sentiu náuseas quando aspirou o ar fétido.
  • D. Desde jovem, a autora aspirava a um mundo mais verdadeiro.

Atente para o seguinte excerto:

“— Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração”.

Se o interlocutor fosse tratado pelo pronome você, esse trecho do texto “Carta de ano novo” seria reescrito corretamente da seguinte forma:

  • A. — Ame e auxilie sempre. Ajuda aos outros, amparando a si mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou com você, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.
  • B. — Ama e auxilie sempre. Ajude aos outros, amparando a você mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou com você, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.
  • C. — Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a si mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou consigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.
  • D. — Ame e auxilie sempre. Ajude aos outros, amparando a si mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou consigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de seu coração.

Assinale a opção em que o referente do pronome destacado está corretamente identificado.

  • A. “...toda criança de 5 anos fazia na época de sua mãe...” (linhas 2-3) — Julia Baldacci Orlovsky
  • B. “...ela desenha no computador os vestidos, que...” (linhas 4-5) — mãe
  • C. “Muito diferente de seus pais...” (linha 11-12) — avós
  • D. “Seus filhos nem precisam se valer...” (linhas 17-18) — Rolling Stones

Assinale a opção em que a substituição do pronome relativo “que” pela forma sugerida não compromete a gramaticalidade da frase.

  • A. “ ... uma esmola a um homem que é são...” (linhas 3-4 – texto 2) — cujo
  • B. “Atividade que é reflexo da falta de oportunidade...” (linhas 27-28 – texto 3) — a qual
  • C. “Na passagem de embarcações, que transportam pessoas na Bacia Amazônica...” (linhas 30-32 – texto 3) — os quais
  • D. “Não devemos dar um significado pejorativo à ‘esmola’ que é dada hoje...” (linhas 45-46 – texto 4) — da qual

O emprego do imperativo, ao longo do texto “Carta de ano novo”, indica

  • A. conselho.
  • B. ordem.
  • C. certeza.
  • D. instrução.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto a seguir, com os verbos entre parênteses no modo imperativo.

  • A. Sorria1 – Recorde2 – condena3 – desanima4 – desconsola5 – esquece6
  • B. Sorris1 – Recordas2 – condenes3 – desanimes4 – desconsoles5 – esqueças6
  • C. Sorri1 – Recorda2 – condenes3 – desanimes4 – desconsoles5 – esqueças6
  • D. Sorria1 – Recorde2 – condene3 – desanime4 – desconsole5 – esqueça6

O sufixo –INHA em “roupinhas” (linha 2) e “casinha” (linha 7) apresenta valor semântico

  • A. pejorativo.
  • B. afetivo.
  • C. aumentativo.
  • D. neutro.
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