Questões de Língua Portuguesa da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no emprego das classes de palavras para a construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. O artigo definido masculino deveria ter sido empregado antes do substantivo sublinhado no período “Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que 95% dos farmacêuticos do país estão empregados.” (linhas de 1 a 3).
  • B. A locução sublinhada no trecho “95% dos farmacêuticos do país estão empregados” (linhas 2 e 3), que exerce a função de um adjetivo, poderia ser descartada, pois sua ausência não comprometeria a informação original.
  • C. A exclusão do advérbio em destaque no trecho “o fato de muitas funções ainda serem pouco exploradas pelos formandos.” (linhas 15 e 16) preservaria a mensagem principal do período.
  • D. O pronome sublinhado no período “Outro marco para a profissão foi a aprovação da Lei no 13.021/2014.” (linhas 22 e 23), empregado como determinante de um substantivo, estabelece uma relação direta com o parágrafo anterior, mais especificamente com o último período.
  • E. A conjunção “Por” e o pronome “esse” relacionam a oração “Por assumirem legalmente esse caráter” (linhas 24 e 25) com o período anterior, pois foram utilizados para, respectivamente, introduzir a consequência de um fato e retomar uma informação.

Considerando-se exclusivamente as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, apenas uma das alternativas a seguir apresenta corretamente outra redação para o período “Os profissionais ilegais e aproveitadores eram por eles chamados de ‘zangões-charlatões’.” (linhas 10 e 11). Assinale essa alternativa.

  • A. Haviam os profissionais ilegais e aproveitadores que eram por eles chamados de “zangões-charlatões”.
  • B. Os profissionais ilegais e aproveitadores que existia eram por eles chamados de “zangões-charlatões”.
  • C. Os profissionais meios ilegais e bastante aproveitadores eram por eles chamados de “zangões-charlatões”.
  • D. Pelo fato de serem profissionais ilegais e aproveitadores, eles o chamavam de “zangões-charlatões”.
  • E. Por haverem sido ilegais e aproveitadores, os profissionais eram chamados por eles de “zangões-charlatões”.

Todas as alternativas a seguir apresentam um trecho extraído do texto, seguido de uma proposta de nova redação. Entretanto, em apenas uma delas, a substituição de um fragmento pelo outro seria possível, pois preservaria o sentido original e estaria em conformidade com as regras prescritas pela norma-padrão acerca da colocação pronominal, da regência e do uso do sinal indicativo de crase. Assinale essa alternativa.

  • A. “Faz bem contar com um farmacêutico” / Faz bem à qualquer pessoa ter à sua disposição um farmacêutico.
  • B. “Faz bem contar com um farmacêutico” / Se prejudica a si mesmo quem não conta com um farmacêutico.
  • C. “Ele é um profissional indispensável” / Ele é um profissional que não pode-se dispensar.
  • D. “(...) no cuidado com a sua saúde” / no cuidado que se dispensa a sua saúde.
  • E. “(...) e está sempre perto de você” / e sempre encontra-se próximo à você.

Conforme a significação contextual das palavras e as relações de sentido que elas estabelecem, assinale a alternativa correta.

  • A. O vocábulo consciência poderia substituir o termo sublinhado no período “Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil.” (linhas de 1 a 3), pois ocorre entre eles uma relação de sinonímia.
  • B. A oração sublinhada no período “‘Sem essa política, não construímos o doador do futuro.’” (linhas 7 e 8) tem sentido contrário ao da redação Com a ausência dessa política, pois os vocábulos “Sem” e Com são antônimos.
  • C. As construções “Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários” (linha 13) e Yêda reivindica a falta de doadores voluntários veiculam informações semelhantes, pois, em cada uma das situações, o verbo expressa a insatisfação do sujeito com a “falta de doadores voluntários”.
  • D. A locução sublinhada no período “’É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pela construção através de, já que ambas remetem à mesma ideia.
  • E. As construções sublinhada no período “Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de ‘obter vantagens’.” (linhas de 27 a 29) introduzem, respectivamente, a mesma ideia expressa pelas estruturas Como se não bastasse isso e em consonância com.

Com base apenas nas regras prescritas pela norma-padrão acerca da acentuação gráfica e do uso do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.

  • A. A construção "Orientações para o doador" poderia ser substituída pela redação Orientações à toda pessoa que pretende doar.
  • B. Caso emissor decidisse explicitar o local de doação de sangue, poderia substituir a construção "Levar documento oficial de identidade com foto" por qualquer uma das seguintes redações: Levar à sua unidade de doação documento oficial de identidade com foto ou Levar sua unidade de doação documento oficial de identidade com foto.
  • C. Assim como o vocábulo "saúde", também estão corretamente acentuados saída, gratuíto e rúbrica.
  • D. O emissor poderia substituir a expressão "alimentos gordurosos" pela redação alimentos que contém gordura.
  • E. O trecho "nas três horas que antecedem a doação" poderia ser substituído por apenas uma das seguintes redações: nas três horas anteriores a doação ou à três horas antes da doação.

Tendo como referência as regras para o uso do sinal indicativo de crase e a acentuação gráfica das palavras, considere o período “Com isso, uma drogaria que funciona 24 horas por dia, respeitando a carga horária de 8 horas, necessita de, pelo menos, três farmacêuticos em seu quadro.” (linhas de 27 a 29) e assinale a alternativa correta.

  • A. A construção “Com isso” poderia ser substituída por qualquer uma das seguintes redações: Devido à essa lei ou Devido à lei mencionada, sem alterações no sentido do trecho.
  • B. Caso julgasse necessário, o autor poderia empregar corretamente a redação drogarias que tem expediente 24 horas por dia no lugar do trecho “uma drogaria que funciona 24 horas por dia”.
  • C. O autor poderia, corretamente, incluir a forma às antes do termo “24 horas por dia”.
  • D. O trecho “respeitando a carga horária de 8 horas” estaria correto se reescrito da seguinte maneira: considerando o respeito a carga horária de 8 horas.
  • E. Apenas uma das construções a seguir poderia ser empregada corretamente no lugar do termo “em seu quadro” (linha 29): à sua disposição ou ao seu dispôr.

Tendo como referência apenas as regras de ortografia, acentuação gráfica e pontuação vigentes, assinale a alternativa correta.

  • A. O vocábulo “porém” (linha 3) deveria permanecer entre vírgulas, caso a autora resolvesse reunir os dois primeiros períodos do texto da seguinte maneira: “Os medicamentos são fundamentais para o combate de doenças e indispensáveis à saúde da população, porém, a automedicação, pode acarretar sérios problemas ao funcionamento normal do organismo”.
  • B. O uso da vírgula logo após o termo sublinhado, no período “Segundo o Conselho Federal de Farmácia, nos últimos cinco anos o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa.” (linhas de 6 a 8), não comprometeria a redação original.
  • C. Ao contrário do que se observa em “automedicação”, o uso do hífen seria obrigatório caso a autora decidisse acrescentar o prefixo “auto” ao vocábulo “intoxicação”.
  • D. O trecho “esse hábito da automedicação oferece muitos perigos à saúde e ao bem-estar das pessoas” (linhas 11 e 12) poderia, sem acarretar qualquer tipo de transgressão gramatical, ser substituído pela redação “Muitos perigos à saúde e ao bem-estar das pessoas tem sido oferecidos por esse hábito da automedicação”.
  • E. A correção gramatical seria preservada caso o trecho “A especialista alerta que é preciso ter muito cuidado, pois a pessoa pode sofrer uma série de complicações” (linhas 20 e 21) fosse substituído pela redação “O motivo porque a especialista alerta que é preciso ter muito cuidado é o fato de que a pessoa pode sofrer uma série de complicações”.

De acordo apenas com as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, assinale a alternativa correta.

  • A. O período “Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue.” (linhas 1 e 2) poderia ser substituído pela redação Nenhum de nós estamos livres de precisar de uma transfusão de sangue.
  • B. Outra redação possível para o trecho “por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.” (linhas 3 e 4) seria por um procedimento médico no qual absolutamente necessário seja absolutamente a transfusão.
  • C. Caso o autor julgasse conveniente substituir o termo sublinhado no período “Todos sabemos que é importante doar sangue.” (linha 9) pela expressão A maioria de nós, o verbo da primeira oração tanto poderia permanecer na primeira pessoa do plural quanto ser empregado na terceira pessoa do singular.
  • D. A redação nesses últimos dias, tenho dedicado bastante horas ao trabalho e ando meio cansado poderia, se assim o desejasse o autor, substituir o trecho “nesses últimos dias, tenho trabalhado muito e ando cansado” (linhas 11 e 12).
  • E. A substituição do período “Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo.” (linhas 16 e 17) pela redação Consequentemente, não podem haver motivos que justifiquem as pessoas deixarem de doá-lo. seria possível.

De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Se o termo sublinhado no trecho “investindo verbas cada vez mais polpudas nas publicidades de remédios” (linhas 3 e 4) fosse substituído pelo vocábulo vultosas, o sentido original do texto estará preservado.
  • B. O período “Os laboratórios não perderam a oportunidade, investindo verbas cada vez mais polpudas nas publicidades de remédios.” (linhas de 2 a 4) não poderia ser substituído corretamente pela redação Os laboratórios não perderam a oportunidade: investiram verbas cada vez mais polpudas nas publicidades de remédios., pois esta exemplifica algum erro do ponto de vista das regras de pontuação.
  • C. Os vocábulos sublinhados no trecho “para que seus anúncios, tal e qual impressos, fossem lidos ao vivo no rádio entre um programa e outro.” (linhas de 5 a 7) poderiam ser substituídos, respectivamente, pelas construções afim de e relidos, sem alterar o sentido do trecho.
  • D. A forma verbal “entrou” deveria ser mantida caso o trecho sublinhado na oração “quando entrou em cena a moda dos jingles” (linhas 7 e 8) fosse substituído pelo vocábulo certos.
  • E. A construção bastantes, caso fosse necessário, poderia ser empregada corretamente no lugar do termo sublinhado no trecho “os reclames vinham em tons já mais criativos” (linhas 8 e 9).

Assinale a alternativa que, em conformidade com as regras de pontuação e de ortografia vigentes, reproduz com coerência a relação de sentido estabelecida entre os períodos “Não se cale. Você pode salvar uma vida”.

  • A. Você pode garantir a salvação de uma vida, portanto não se cale.
  • B. Não haja de forma omissa: você pode salvar uma vida.
  • C. Não se cale, por que você pode salvar uma vida.
  • D. Você pode salvar uma vida, por isso não fique hexitoso: denuncie.
  • E. Não se cale: porque assim, você salvará uma vida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...