Questões de Língua Portuguesa da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

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Os verbos “sabia” e “Duvido”, no início do texto, apontam para dois momentos distintos na vida do narrador. Tais verbos estão flexionados, respectivamente, no:

  • A. pretérito perfeito e presente.
  • B. pretérito mais-que-perfeito e pretérito perfeito.
  • C. pretérito perfeito e futuro do pretérito.
  • D. pretérito imperfeito e futuro do pretérito.
  • E. pretérito imperfeito e presente.

Assinale a alternativa em que não há desvio em relação à presença ou ausência do acento indicativo de crase.

  • A. As pessoas não dão importância a dor alheia.
  • B. Na apresentação, fizemos menção àquele autor.
  • C. As palestras serão de 9 à 12 de maio, sempre às 20h.
  • D. O rapaz entregou o pacote a moça da portaria.

O narrador emprega, no primeiro parágrafo, a construção “Nos começos chutava tudo o que achava.” que evidencia uma construção incomum marcada por uma atípica flexão de número. Esse emprego expressivo sugere que:

  • A. o personagem não pode delimitar quando a mania começou.
  • B. é impossível precisar o local em que ocorreu o primeiro chute.
  • C. não se trata de uma atitude exclusiva do personagem narrador.
  • D. não houve um início, de fato, para a prática dessa mania.
  • E. foram várias situações em que se chutava tudo que achava.

Em “Há algum tempo venho afinando certa mania.” (1º§), nota-se que o termo destacado pertence à seguinte classe gramatical:

  • A. substantivo.
  • B. adjetivo.
  • C. pronome.
  • D. advérbio.
  • E. interjeição.

No terceiro parágrafo, no trecho “Ele, a camisa; eu, o avesso.”, foi empregado um recurso coesivo que confere expressividade ao texto. Trata-se da:

  • A. elipse.
  • B. anáfora.
  • C. catáfora.
  • D. repetição.
  • E. sinonímia.

A oração “Depois que arrumei ocupação à noite,”(5º§) é introduzida por uma locução conjuntiva que apresenta o mesmo valor semântico da seguinte conjunção:

  • A. porquanto.
  • B. conforme.
  • C. embora.
  • D. quando.
  • E. pois.

O emprego do acento grave em “Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança.“ (5º§) justifica-se pela mesma razão do que ocorre no seguinte exemplo:

  • A. Entregou o documento às meninas.
  • B. Manteve-se sempre fiel às suas convicções.
  • C. Saiu, às pressas, mas não reclamou.
  • D. Às experiências, dedicou sua vida.
  • E. Deu um retorno às fãs.

No último parágrafo, o período “- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal.” é composto e sua última oração pode ser classificada como:

  • A. subordinada adjetiva.
  • B. subordinada adverbial.
  • C. coordenada sindética.
  • D. subordinada substantiva.
  • E. coordenada assindética.

A locução verbal “venho afinando”, presente no primeiro período do texto, constrói um sentido de ação:

  • A. passada e concluída.
  • B. que ainda será realizada.
  • C. pontual e ocorrida no presente.
  • D. com ideia de continuidade.
  • E. passada que não mais se realiza.

O emprego das reticências no título, sugere:

  • A. a incapacidade do autor em completar a ideia.
  • B. a caracterização de uma enumeração infinita.
  • C. um convite para que o leitor reflita sobre o tema.
  • D. a sinalização de um questionamento do leitor.
  • E. a representação de uma ideia polêmica.
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