Questões de Língua Portuguesa da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Considere o trecho “[...] carregando um inválido, ou uma mulher, ou uma criança, que sua bravura arrancou das garras de uma horrenda morte.” (3º§) e assinale a afirmativa a respeito dos elementos morfossintáticos que o constituem que é verdadeira.

  • A. O “que” exerce a função de sujeito da oração, além de ser pronome relativo.
  • B. O termo “ou” liga orações que estão subordinadas a uma mesma oração principal.
  • C. Ao substituir o “que” por “tendo” a única alteração necessária é em relação à forma verbal “arrancou”.
  • D. As duas ocorrências da conjunção “ou” antecedem, imediatamente, sintagmas que exercem a mesma função sintática.

Releia o segmento a seguir: “Dizer que conseguimos chegar num equilibrado mundo prenhe de valores que transmitimos a nossos filhos, o que, em outras palavras mais compreensíveis, é sinônimo de educação” (8º§). Uma reescrita, preservando-se a correção linguística e a coerência, para tal segmento é:

  • A. Dizer que nós conseguimos chegar a um equilibrado mundo cujos valores transmitimos a nossos filhos, o que é sinônimo de educação.
  • B. Dizer, ainda, que conseguimos chegar a um equilibrado mundo cheio de valores para transmitindo-lhe a nossos filhos, é sinônimo de educação.
  • C. Dizer que conseguimos chegar à equilibrado mundo cheio de valores que transmitimos aos nossos filhos, o que, em outras palavras mais compreensíveis, é sinônimo de educação.
  • D. Dizer que é possível chegar a um equilibrado mundo prenhe de valores para que transmitindo a nossos filhos, o que, em outras palavras mais compreensíveis, é sinônimo de educação.

“E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos.” (1º§) O período anterior é composto de orações cuja classificação sintática as distingue umas das outras. A oração “que o outro veja mundos” possui a mesma classificação sintática da oração destacada em:

  • A. É indiscutível que sua situação seja lastimável.
  • B. Espero apenas isso: que mudes teus conceitos.
  • C. Desejo que sua recuperação seja breve e satisfatória.
  • D. Creio que sua regeneração está mais próxima do que pensam.

Quanto aos termos sublinhados, assinale a alternativa que apresenta o referente INCORRETO.

  • A. “Na gíria, chamado de bala.” (5º§) / ecstasy.
  • B. “Quero ver como ele fica doidão.” (2º§) / um amigo.
  • C. “Um anestésico poderoso.” (5º§) / substância química.
  • D. "Algumas são fáceis de comprar, pois nem consideradas drogas são.” (1º§) / drogas químicas.

Em relação às expressões coloquiais sublinhadas a seguir, assinale o significado INCORRETO.

  • A. “Na real, é cola industrial.” 6º§ (Na verdade)
  • B. “É casado, pai de filhos – caretíssimo, como se diz.” 1º§ (contemporâneo)
  • C. “A escolha é entre a barriguinha de tanque e o sexo.” 9º§ (o abdômen definido)
  • D. “As drogas químicas são a nova onda, e sempre surge uma nova.” 11º§ (nova moda)

“A discussão sobre a maconha, para mim, é obsoleta.” (11º§) A palavra em destaque, de acordo com o contexto, pode ser substituída pelo seguinte par de sinônimos:

  • A. Arcaica / atualizada.
  • B. Moderna / antiquada.
  • C. Retrógrada / inovadora.
  • D. Ultrapassada / defasada.

A relação de sinonímia entre vocábulos distintos diz respeito a determinados aspectos semânticos contextuais. Considerando-se a preservação do sentido original do texto, os vocábulos destacados a seguir seriam substituídos adequadamente pelas respectivas sugestões, com EXCEÇÃO de:

  • A. “[...] que fomentam o ódio entre as pessoas.” (10º§) / incitam
  • B. [...] sonho da sociedade proletária se tenha frustrado.” (2º§) / malogrado
  • C. “A ambição desvairada pelo lucro é o mal do capitalismo [...]” (6º§) / frenética
  • D. “[...] não sairemos do impasse que inviabilizou o regime comunista [...]” / (4º§) desaveio

O tempo verbal predominante no texto está relacionado à estrutura do tipo textual apresentado e emprega-se com o mesmo propósito visto em:

  • A. “Amanhã reúno com toda a equipe.”
  • B. “Se queres a paz, prepara-te para a guerra.”
  • C. “Caminhão invade mercado em Berlim e mata nove.”
  • D. "Se apresento meus argumentos, o caso não se encerraria.”

Considerando a progressão referencial como estratégia de construção e reconstrução de objetos do discurso constituindo, portanto, uma atividade discursiva, leia os comentários a seguir, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O segmento “Essa base de dados [...]” estabelece uma conectividade com o parágrafo anterior participando da progressão referencial do texto.

( ) O pronome empregado em “[...] quando isso acontece [...]” (3º§) faz referência à redução de uma situação inadequada relatada anteriormente.

( ) Em “[...] os magistrados poderão consultá-la antes de tomar decisões.” (2º§) o pronome pessoal empregado introduz uma explicação em referência a um objeto introduzido anteriormente no discurso.

( ) A substituição do pronome, elemento de coesão textual, “o” por “lhe” em “[...] o esquema a tempo de interrompê-lo.” (5º§) não é facultativa considerando-se a manutenção da correção gramatical decorrente da mesma.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V.
  • B. F, F, F, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, F, V, V.
  • E. V, V, V, F.

Os adjetivos são uma classe de palavra determinante dos substantivos. A função precípua dos adjetivos é a caracterização dos seres, por meio de elemento qualificador – em que se expressa um juízo de valor (adjetivo subjetivo com valor de qualidade) –, ou classificador – em que se expõe apenas um traço distintivo em relação a outros seres da mesma espécie (adjetivo objetivo com valor de característica). Nas passagens a seguir, observe as relações semântico-discursivas estabelecidas entre os adjetivos destacados e os substantivos por eles determinados. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta um adjetivo com valor nitidamente subjetivo.

  • A. “O homem é um animal falante e mortal...” (1º)
  • B. “Em todas as épocas as comunidades tiveram um espaço público...” (7º§)
  • C. “... o suicídio se oferece como saída para uma exposição inadequada.” (4º§)
  • D. "A filosofia contemporânea também revelou que a realidade não subsiste...” (5º§)
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