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Considere as seguintes afirmações sobre a função sintática de pronomes relativos.
I. No enunciado Não posso recusar o que me pedem neste momento, o pronome relativo exerce a função sintática de objeto direto.
II. No enunciado É este o projeto a que o engenheiro se referiu em sua proposta, o pronome relativo exerce a função sintática de objeto indireto.
III. No enunciado Esta é uma razão que não se pode refutar, o pronome relativo exerce a função sintática de objeto indireto.
Quais estão corretas?
Considere as seguintes formas verbais extraídas do texto.
1. retardaram (l. 10)
2. têm feito (l. 19)
3. seria (l. 25)
4. Notem (l. 32) 5. façamos (l. 42)
Dessas formas, estão no modo indicativo apenas
Assinale a alternativa que apresenta sinônimos adequados para as formas verbais descende (l. 3), estabelece (l. 13) e compartilho (l. 18), respectivamente, no contexto em que elas aparecem.
Assinale a alternativa que apresenta expressões contextualmente equivalentes aos nexos Inclusive (l. 8), pois (l. 11), Ademais (l. 23) e Ou seja (l. 24), nesta ordem.
Considere as seguintes afirmações sobre substituição de formas verbais do texto.
I. A substituição de queira (l. 5) por goste exigiria a inserção da preposição de antes de que (l. 5).
II. A substituição de autoriza (l. 21) por permite implicaria duas alterações adicionais na estrutura da frase.
III. A substituição da forma verbal se traduz (l. 37) por acarreta exigiria a supressão da preposição em (l. 37).
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa em que se estabelece uma relação correta entre um pronome ou expressão e o segmento a que se refere no texto.
Considere as seguintes propostas de substituição de segmentos do texto e assinale com 1 aquelas que manteriam o significado contextual e com 2 aquelas que o alterariam.
( ) portanto (l. 3) por consequentemente.
( ) mesmo (l. 20) por até.
( ) Mesmo assim (l. 30) por Justo por isso.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Considere as seguintes afirmações sobre o uso de sinais de pontuação no texto.
I. Os travessões colocados antes e depois da sequência para pôr a casa em ordem (l. 21-22) poderiam ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo do significado e da correção do período.
II. A vírgula colocada depois de rapidamente (l. 24) poderia ser substituída por ponto final, iniciando-se o período seguinte com letra maiúscula, sem prejuízo do significado e da correção do período.
III. A vírgula colocada depois de país (l. 38) poderia ser suprimida, sem prejuízo do significado e da correção do período.
Quais estão corretas?
Considere as seguintes afirmações sobre o uso de sinais de pontuação no texto.
I - A vírgula colocada depois da palavra parecidos (l. 1) poderia ser suprimida, sem acarretar erro ou alteração do significado da frase.
II - As vírgulas antes e depois de e sejam (l. 8) poderiam ser substituídas por travessões, sem acarretar erro ou alteração do significado.
III - O ponto final que ocorre após escolaridade (l. 26) poderia ser substituído por dois-pontos, iniciando-se a frase seguinte com letra minúscula.
Quais estão corretas?
Considere as seguintes afirmações sobre segmentos e palavras do texto. ( ) As palavras delicadeza (l. 3) e polidez (l. 5) apresentam sufixos que formam substantivos a partir de adjetivos.
( ) A palavra família (l. 8) recebe acento gráfico pela mesma regra que preceitua a acentuação da palavra circunstâncias (l. 35).
( ) A palavra possível (l. 12) é acentuada pela mesma regra que preceitua o uso do acento em gaúcho (l. 19).
( ) A palavra intransigente (l. 16) contém prefixo que acresce à base sentido de negação.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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