Questões de Língua Portuguesa da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

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Sobre a linguagem das comunicações oficiais, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As comunicações oficiais escritas devem ser formais, polidas e padronizadas. A polidez consiste no emprego de expressões respeitosas e tratamento apropriado àqueles com os quais nos relacionamos.

  • B.

    Há consenso de que as comunicações escritas oficiais devem empregar a norma padrão da língua, em que se observam as regras da gramática formal.

  • C.

    As comunicações que partem de uma entidade devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. A linguagem restrita a grupos específicos deve ser evitada.

  • D.

    A norma padrão não implica linguagem rebuscada, deve haver critério quanto à incorporação de estrangeirismos e neologismos, respeitando as transformações da língua ocorridas ao longo dos tempos.

  • E.

    A linguagem da correspondência oficial precisa ser adequada à região em que será veiculada; para entendimento de todos, precisa respeitar os aspectos linguísticos regionais.

Em relação à classificação de períodos em simples e compostos, assinale a opção que apresenta todos os que são simples.

I. É o jornalismo de imersão na notícia em uma de suas mais completas versões.

II. "À falta disso, pelo menos que se mostrasse com os cabelos ao vento."

III. "Que sorte a freguesa ter aparecido bem nessa hora."

IV. " E o que fazer para proteger o seu dinheiro?"

V. "O jornal termina com uma nota alegre e uma história de sucesso, como deve."

VI. "Assim o público fica avisado de que esse é um assunto ameno."

  • A.

    I, III e V

  • B.

    II, IV e VI

  • C.

    I, II e III

  • D.

    III, IV e VI

  • E.

    II, IV e V

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a redação padrão é a maneira pela qual se redigem atos normativos e comunicações. Assinale a opção que apresenta um critério que não pode estar presente na redação padrão.

  • A.

    Subjetividade

  • B.

    Impessoalidade

  • C.

    Clareza

  • D.

    Correção gramatical

  • E.

    Formalidade e Uniformidade

A respeito da chamada do texto, assinale a opção que apresenta afirmativa incorreta sobre os aspectos sintáticos e de interpretação da língua padrão.

  • A.

    O período é composto por três orações subordinadas. A ideia principal é algumas mulheres têm um filho atrás do outro.

  • B.

    Há uma ideia coordenativa na última oração da chamada.

  • C.

    A expressão casa cheia, no contexto, significa muitos filhos.

  • D.

    A primeira oração do texto é reduzida e pode estar como última oração, sendo que, nesse caso, a vírgula será opcional.

Assinale a incorreta a respeito de aspectos sintáticos e de interpretação da língua padrão.

  • A.

    No período "É mais lenha na fogueira que arde desde que o governo estadual anunciou a construção de muros..." há o emprego da conotação da linguagem.

  • B.

    Em: "Ventura lembrou um exemplo bem-sucedido... de remoção, o da favela da Catacumba..." a ideia de exemplo está subentendida após o artigo o.

  • C.

    No 2.º parágrafo, a forma verbal vem deve ficar, obrigatoriamente, no plural, porque o sujeito é plural: porteiros, motoristas, empregadas domésticas...

  • D.

    Em: "Com um nome que é quase um deboche, Cidade de Deus, tem hoje os mesmos..." com a palavra deboche, o autor do texto expõe o contrassenso da situação.

Quanto à pontuação, observe os exemplos retirados do texto:

I. "Circuitos de computadores contêm milhões de transistores, impressos em placas tão pequenas que mal enxergamos os detalhes a olho nu."

II. "a tecnologia se esconde cada vez mais das pessoas. No início do século 20, as novidades para o público eram a luz elétrica e os primeiros carros."

III. "jogamos fora ou chamamos os técnicos, aqueles que sabem como abrir a caixa preta."

IV. "A caixa preta não só vem diminuindo de tamanho: vem também ficando cada vez mais misteriosa. misteriosa. A situação piorará".

Afirma-se que:

1.º -uma vírgula poderia ser eliminada e que

2.º -um dos sinais de pontuação daqueles empregados poderia ser substituído por uma vírgula.

Isso sem prejuízo do sentido de um ou de outro exemplo.

 

Assinale a correta:

  • A.

    a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.

  • B.

    a vírgula poderia ser eliminada no exemplo II; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra pessoas) nesse mesmo exemplo II.

  • C.

    a vírgula poderia ser eliminada no exemplo III; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.

  • D.

    a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra misteriosa), no exemplo IV.

Analise as afirmativas referentes ao primeiro período do texto e assinale a opção que apresenta todas as corretas, considerando os aspectos sintáticos da norma padrão.

I. O período é composto por três orações, sendo duas subordinadas, ambas adjetivas.

II. As três formas verbais pedem um complemento verbal direto.

III. O acento indicativo de crase do período é facultativo.

IV. A primeira oração do período pode ser reescrita na voz passiva.

V. A expressão de dinheiro tem a função sintática de complemento verbal, pois complementa a ideia do verbo repassar.

  • A.

    I, II, III, IV , V

  • B.

    II, III, V

  • C.

    II, IV

  • D.

    I, II, III, IV

Assinale a alternativa que relaciona corretamente as palavras com a sua significação:

I. Etimologia

II. Entomologia

III. Etiologia

IV. Etnografia

V. Etnologia

 

(  ) Estudo da origem e da evolução das palavras.

(  ) Ramo da zoologia que estuda os insetos.

(  ) Registro da cultura de um determinado povo.

(  ) Investigação das causas de uma doença.

(  ) Estudo histórico dos povos e suas culturas.

 

A seqüência correta é:

  • A.

    I; II;IV;V;III.

  • B.

    I; II;IV;III;V.

  • C.

    II;V;I; III;IV.

  • D.

    II;IV; III; I;V.

Sobre aspectos morfossintáticos do texto, assinale a afirmação correta.

  • A.

    O pronome "eles" empregado no 2.º quadro refere-se à ação que os clientes realizariam ao frequentar o restaurante.

  • B.

    As expressões "eles" e "chamariam" apontam para um possível sujeito comum.

  • C.

    Em "chamariam a polícia", está implícito que essa ação seria realizada pelos frequentadores do restaurante.

  • D.

    As duas ocorrências do verbo dizer têm sujeitos diferentes.

Assinale a opção errada de acordo com a norma padrão da língua.

  • A.

    Em: "A ideia é não oferecer mais um currículo enciclopédico, com 12 disciplinas, em que os meninos dominam pouco a leitura, o entorno, a vida prática" – há um exemplo de discurso indireto.

  • B.

    Em: "... projeto enviado pelo MEC ao CNE é dar mais verbas... " – a ordem das contrações (preposição + artigo) pode ser invertida, sem que se altere o significado do período.

  • C.

    Em: "É o tratamento metodológico que vai fazer com que uma área dialogue com a outra" – há, no trecho sublinhado, um exemplo de linguagem figurada.

  • D.

    O último parágrafo do texto pode ser rescrito, sem alteração do sentido básico: O MEC ainda não sabe o valor exato para esse programa, mas será cerca de R$ 50 a R$ 100 milhões, para cem escolas, aproximadamente, de acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

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