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Sobre a linguagem das comunicações oficiais, assinale a opção incorreta.
As comunicações oficiais escritas devem ser formais, polidas e padronizadas. A polidez consiste no emprego de expressões respeitosas e tratamento apropriado àqueles com os quais nos relacionamos.
Há consenso de que as comunicações escritas oficiais devem empregar a norma padrão da língua, em que se observam as regras da gramática formal.
As comunicações que partem de uma entidade devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. A linguagem restrita a grupos específicos deve ser evitada.
A norma padrão não implica linguagem rebuscada, deve haver critério quanto à incorporação de estrangeirismos e neologismos, respeitando as transformações da língua ocorridas ao longo dos tempos.
A linguagem da correspondência oficial precisa ser adequada à região em que será veiculada; para entendimento de todos, precisa respeitar os aspectos linguísticos regionais.
Em relação à classificação de períodos em simples e compostos, assinale a opção que apresenta todos os que são simples.
I. É o jornalismo de imersão na notícia em uma de suas mais completas versões.
II. "À falta disso, pelo menos que se mostrasse com os cabelos ao vento."
III. "Que sorte a freguesa ter aparecido bem nessa hora."
IV. " E o que fazer para proteger o seu dinheiro?"
V. "O jornal termina com uma nota alegre e uma história de sucesso, como deve."
VI. "Assim o público fica avisado de que esse é um assunto ameno."
I, III e V
II, IV e VI
I, II e III
III, IV e VI
II, IV e V
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a redação padrão é a maneira pela qual se redigem atos normativos e comunicações. Assinale a opção que apresenta um critério que não pode estar presente na redação padrão.
Subjetividade
Impessoalidade
Clareza
Correção gramatical
Formalidade e Uniformidade
A respeito da chamada do texto, assinale a opção que apresenta afirmativa incorreta sobre os aspectos sintáticos e de interpretação da língua padrão.
O período é composto por três orações subordinadas. A ideia principal é algumas mulheres têm um filho atrás do outro.
Há uma ideia coordenativa na última oração da chamada.
A expressão casa cheia, no contexto, significa muitos filhos.
A primeira oração do texto é reduzida e pode estar como última oração, sendo que, nesse caso, a vírgula será opcional.
Assinale a incorreta a respeito de aspectos sintáticos e de interpretação da língua padrão.
No período "É mais lenha na fogueira que arde desde que o governo estadual anunciou a construção de muros..." há o emprego da conotação da linguagem.
Em: "Ventura lembrou um exemplo bem-sucedido... de remoção, o da favela da Catacumba..." a ideia de exemplo está subentendida após o artigo o.
No 2.º parágrafo, a forma verbal vem deve ficar, obrigatoriamente, no plural, porque o sujeito é plural: porteiros, motoristas, empregadas domésticas...
Em: "Com um nome que é quase um deboche, Cidade de Deus, tem hoje os mesmos..." com a palavra deboche, o autor do texto expõe o contrassenso da situação.
Quanto à pontuação, observe os exemplos retirados do texto:
I. "Circuitos de computadores contêm milhões de transistores, impressos em placas tão pequenas que mal enxergamos os detalhes a olho nu."
II. "a tecnologia se esconde cada vez mais das pessoas. No início do século 20, as novidades para o público eram a luz elétrica e os primeiros carros."
III. "jogamos fora ou chamamos os técnicos, aqueles que sabem como abrir a caixa preta."
IV. "A caixa preta não só vem diminuindo de tamanho: vem também ficando cada vez mais misteriosa. misteriosa. A situação piorará".
Afirma-se que:
1.º -uma vírgula poderia ser eliminada e que
2.º -um dos sinais de pontuação daqueles empregados poderia ser substituído por uma vírgula.
Isso sem prejuízo do sentido de um ou de outro exemplo.
Assinale a correta:
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo II; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra pessoas) nesse mesmo exemplo II.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo III; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra misteriosa), no exemplo IV.
Analise as afirmativas referentes ao primeiro período do texto e assinale a opção que apresenta todas as corretas, considerando os aspectos sintáticos da norma padrão.
I. O período é composto por três orações, sendo duas subordinadas, ambas adjetivas.
II. As três formas verbais pedem um complemento verbal direto.
III. O acento indicativo de crase do período é facultativo.
IV. A primeira oração do período pode ser reescrita na voz passiva.
V. A expressão de dinheiro tem a função sintática de complemento verbal, pois complementa a ideia do verbo repassar.
I, II, III, IV , V
II, III, V
II, IV
I, II, III, IV
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as palavras com a sua significação:
I. Etimologia
II. Entomologia
III. Etiologia
IV. Etnografia
V. Etnologia
( ) Estudo da origem e da evolução das palavras.
( ) Ramo da zoologia que estuda os insetos.
( ) Registro da cultura de um determinado povo.
( ) Investigação das causas de uma doença.
( ) Estudo histórico dos povos e suas culturas.
A seqüência correta é:
I; II;IV;V;III.
I; II;IV;III;V.
II;V;I; III;IV.
II;IV; III; I;V.
Sobre aspectos morfossintáticos do texto, assinale a afirmação correta.
O pronome "eles" empregado no 2.º quadro refere-se à ação que os clientes realizariam ao frequentar o restaurante.
As expressões "eles" e "chamariam" apontam para um possível sujeito comum.
Em "chamariam a polícia", está implícito que essa ação seria realizada pelos frequentadores do restaurante.
As duas ocorrências do verbo dizer têm sujeitos diferentes.
Assinale a opção errada de acordo com a norma padrão da língua.
Em: "A ideia é não oferecer mais um currículo enciclopédico, com 12 disciplinas, em que os meninos dominam pouco a leitura, o entorno, a vida prática" – há um exemplo de discurso indireto.
Em: "... projeto enviado pelo MEC ao CNE é dar mais verbas... " – a ordem das contrações (preposição + artigo) pode ser invertida, sem que se altere o significado do período.
Em: "É o tratamento metodológico que vai fazer com que uma área dialogue com a outra" – há, no trecho sublinhado, um exemplo de linguagem figurada.
O último parágrafo do texto pode ser rescrito, sem alteração do sentido básico: O MEC ainda não sabe o valor exato para esse programa, mas será cerca de R$ 50 a R$ 100 milhões, para cem escolas, aproximadamente, de acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.
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