Questões de Língua Portuguesa da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU)

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Marque a opção que preenche os espaços encontrados nos períodos a seguir, obedecendo à seqüência correta.

  • A. emprêzas; capitaram; acautelar; surprendidas
  • B. emprezas; captaram; acaltelar; surpreendidas
  • C. emprêsas; capitaram; acautelar; surpreendidas
  • D. empresas; captaram; acautelar; surpreendidas
  • E. empresas; captaram; acaltelar; surprendidas

Na produção de textos coesos são utilizados recursos que nos permitem omitir palavra ou elemento facilmente identificável. Em “à que se espalhou” o recurso coesivo explorado foi:

  • A. anáfora.
  • B. elipse.
  • C. hipérbato.
  • D. silepse.
  • E. pleonasmo.

As línguas possuem processos de formação de palavras que são responsáveis pela ampliação do seu acervo lingüístico. Sendo assim, em fuxiqueiro, falazada, regionalismo e nordeste, temos:

  • A. reduplicação.
  • B. justaposição.
  • C. parassintética.
  • D. prefixação.
  • E. sufixação.

Considere os trechos abaixo retirados do texto:

“A fofoca e seu promotor (...) ”

“(...) sem dispensar as palavras que são usadas (...)”

“(...) As distorções são inúmeras (...)”

As palavras destacadas podem ser, respectivamente, substituídas, sem que seus sentidos sejam modificados, por:

  • A. fomentador, desconsiderar, modificações.
  • B. organizador, imprescindir, ampliações.
  • C. protetor, determinar, deformações.
  • D. defensor, acatar, alterações.
  • E. falador, desobrigar, diferenças.

No trecho acima, os travessões e as reticências foram usados, respectivamente, para:

  • A. marcar as falas da professora e separar a oração intercalada; indicar a interrupção do enunciado.
  • B. separar a fala do narrador da fala da princesa; indicar a interrupção do pensamento de Joãozinho.
  • C. indicar a fala do personagem e separar a oração intercalada; fazer com que o leitor complete, na imaginação, o sentido do enunciado.
  • D. separar a oração intercalada e indicar a fala do personagem; fazer com que o leitor complete, na imaginação, o sentido do enunciado.
  • E. determinar as duas falas da princesa; indicar a supressão do sentido do enunciado.

Na oração “A primeira é a fama de que fazem bem à saúde.”, há a presença de um recurso expressivo denominado:

  • A. hipérbole.
  • B. inversão.
  • C. assíndeto.
  • D. antítese.
  • E. elipse.

Em “O que moveu os grandes fabricantes...” o elemento destacado classifica-se, segundo a gramática normativa prescritiva, como:

  • A. pronome pessoal.
  • B. artigo.
  • C. preposição.
  • D. pronome demonstrativo.
  • E. conjunção.

Em qual das alternativas a seguir o elemento sublinhado é uma preposição?

  • A. “A segunda...”
  • B. “...feitos a partir...”
  • C. “...a soja sempre foi...”
  • D. “...que a indústria...”
  • E. “A explicação está...”

“Então como se explica que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?”.

Qual das alternativas a seguir apresenta o período acima com uma pontuação que NÃO altera o seu sentido?

  • A. Então como, se explica que, as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • B. Então, como se explica, que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • C. Então como se explica, que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • D. Então como se explica que as vendas, de sucos de soja tenham, crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • E. Então, como se explica que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?

Indique a opção em que se adotará na frase, obrigatoriamente, de acordo com a norma culta, a indicação dos parênteses para o verbo em negrito.

  • A. Encaminhei os documentos para que Vossa Senhoria avaliar minha solicitação. (3ª pessoa do singular)
  • B. Solicito que considerar tua decisão. (3ª pessoa do singular)
  • C. Compreendo que Vossas Majestades haver de encontrar razões para esse desfecho. (2ª pessoa do plural)
  • D. Os nobres deputados pretender me confundir nessa sessão? (2ª pessoa do plural)
  • E. Quando não se destacar, num ser humano, as qualidades, ele pode ficar tímido. (3ª pessoa do singular)
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