Questões de Língua Portuguesa da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 22 E 23.

                                      "De tanto levar "frechada" do teu olha

                                        Meu peito até parece sabe o quê?

                                                   "tauba" de tiro ao "álvaro"

                                                    Não tem mais onde furar."

                                                               (Tiro ao Álvaro. Adoniram Barbosa)

Adoniram Barbosa resgatou, como poucos, a fala de grande parte do povo brasileiro. Nessa estrofe, de uma de suas mais conhecidas canções, ele mostra "frechada" como variante de flechada. Essa variante consiste na troca de consoante:

  • A.

    lateral por alveolar.

  • B.

    bilabial por labiodental.

  • C.

    linguodental por palatal.

  • D.

    velar por alveolar.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

"[... o samba nasceu oficialmente há 90 fevereiros " [...]"

Nesse trecho, a expressão em negrito exemplifica o emprego pelo jornalista da seguinte figura de linguagem:

  • A.

    metonímia.

  • B.

    metáfora

  • C.

    antítese.

  • D.

    silepse.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A canção Valsinha é inteiramente metaforizada. A respeito disso, há dois pares de metáforas das mais expressivas com os seus sentidos semânticos correspondentes em:

  • A.

    "... só num, canto ..." ( verso 4 ) / "... cheirando a guardado ..." (verso 6)

    = abandonada / engavetado

  • B.

    '... pra rodar ..." (verso 4.) / "... que o mundo compreendeu ..." (verso14)

    = passear na praça / a felicidade ficou transparente.

  • C.

    "... dançaram tanta dança" (verso 9) / "... e começaram a se abraçar ..." (verso 8)

    = jogo do amor / início da valsa.

  • D.

    "... foram para a praça ..." (verso 8) / "... toda cidade se iluminou ..." (verso 10)

    = foram para a cama / as pessoas reclamaram

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Observando os recursos lingüísticos e estilísticos do texto, avalie as afirmativas a seguir:

1- Para provocar a idéia de valsar, o autor vale-se de repetições como "tanta dança", "tanta felicidade","tantos beijos","tantos gritos", criando uma mistura de significados. O objetivo poético é provocar uma idéia de "rodopio" na percepção do leitor.

2- Os verbos enfáticos consagram um gesto pragmático no elemento tempo. Suas ações são decisivas: às vezes eles mudam de estado, passando do pretérito perfeito para imperfeito, para provocar idéia de continuidade. É o caso de "costumava".

3- Os versos começam organizados e longos e, à medida que o enredo vai tomando seu curso final, eles se encolhem e incorporam elementos que nos remetem à idéia de estreitamento e movimentos circulares. A intenção é simular os movimentos de uma valsa

4- Quanto ao metro, podemos considerar o verso "Tan/ tos / gri/tos /rou/cós" como redondilha menor.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que o correto está em

  • A.

    1 e 4, apenas.

  • B.

    1 e 2 , apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

O texto apresenta marcadores da oralidade, nos quais o narrador apóia-se para sustentar sua narrativa. Esses marcadores são observados, principalmente:

  • A.

    pela repetição de verbos terminados em "AR"

  • B.

    na redundância que há em "E ali dançaram tanta dança ..."

  • C.

    pelo uso das conjunções: e.., e..., pra..., então...

  • D.

    no uso de palavras que se assemelham, cujos pares residem na mesma raiz, na tentativa de provocar o mesmo significado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Mesmo considerando os frágeis limites entre os gêneros literários nas produções moderna e contemporânea, há aspectos bastante específicos de cada gênero nos fragmentos apresentados.

Com base nessa informação, é correto afirmar:

  • A.

    O texto A é um poema que se organiza em versos. Trabalha com a função emotiva da linguagem, com a função poética, com um arranjo especial de palavras. Como ressalta as qualidades de um herói, é um poema épico.

  • B.

    O texto B é dramático, já que se organiza em torno de diálogos. Apresenta rubricas para o diretor teatral e para os atores.

  • C.

    O texto C é parte de uma narrativa. Contém um narrador em 1ª pessoa, que participa da história e conduz a narração e o pensamento do personagem.

  • D.

    Nos três textos há presença do insólito, do mundo do absurdo, tendências da produção literária contemporânea.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

LEIA OS TEXTOS A SEGUIR, TODOS DE PAULO LEMINSK, PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 38 A 40

Paulo Leminsk, autor dos três textos acima, é um dos maiores representantes da poesia marginal dos anos 70. A respeito dessa informação e dos poemas, avalie as alternativas a seguir:

1- O texto A apresenta uma das maiores características dessa geração que é a proximidade com as artes visuais e plásticas, a exemplo do concretismo de duas décadas anteriores.

2- O bilingüismo existente no texto B, e que provoca ruídos no sistema de comunicação, é um aproveitamento poético. A intencionalidade do poeta, com isso, é dar margem para que os receptores (Johny e nós) recebam a mensagem truncada, incompleta, fragmentada.

3-À moda de grafitismo, o texto C remete à idéia de uma eventual pichação de muro, engraçada, mas que nada tem a ver com a poesia, gerando, assim, apenas uma idéia inquieta, anárquica e sem originalidade, um texto de natureza simplória e que se destaca apenas pelo ponto de vista eminentemente político.

4- Constituindo um antagonismo total em relação aos recursos poéticos tradicionais, o que se observa, nos três textos é que há aproximação com a comunicação visual e com a exploração da palavra em várias dimensões.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que o correto está em:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    1, 2 e 4, apenas.

  • C.

    3 e 4, apenas .

  • D.

    3, apenas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A leitura atenta do poema Johny? está me ouvindo?, nos permite afirmar corretamente que:

  • A.

    há nele um predomínio da função fática.

  • B.

    predomina nele a função referencial.

  • C.

    é um poema metalingüístico.

  • D.

    trabalha fortemente com a alienação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 04.

Com base na estrutura lingüística do texto lido, assinale a única informação correta entre as alternativas a seguir:

  • A.

    Em: "As crianças de hoje nascem imersas nesse mundo." o termo em destaque é sujeito composto expresso pelo plural.

  • B.

    Em: "... o assunto vem despertando em pais e educadores." a forma verbal expressa um fato prestes a acontecer.

  • C.

    Em: "... nós somos a máquina ..." o pronome em destaque é um pessoal da primeira pessoa e constitui o sujeito do verbo ser.

  • D.

    Em: "Logo, já não se trata apenas de fazer redações escolares ..." o elemento coesivo em destaque estabelece, no texto, uma relação de tempo com o que foi dito anteriormente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 15, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e eu vi Pasárgada e vivi durante alguns anos Pasárgada."

Nesse trecho a palavra sublinhada grafa-se com o dígrafo "sc" para representar o fonema "cê".

Assinale a alternativa em que a ortografia oficial determina o preenchimento da lacuna com o referido dígrafo:

  • A.

    e....celência.

  • B.

    tran....endência.

  • C.

    e...ência.

  • D.

    inde....ência

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