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Leia o texto para responder às questões 01 a 05.
A partir da leitura deste trecho: "As coleções de clássicos infantis e livros de apoio escolar são os principais responsáveis pelo bom desempenho porta a porta.", julgue as afirmativas a seguir:
I- são está no plural para concordar com o sujeito da oração.
II- clássicos é palavra acentuada por ser proparoxítona.
III- porta a porta é uma locução verbal.
IV- e estabelece ligação entre termos com funções sintáticas distintas.
O correto está em:
Em: "Coronel debruçara-se no parapeito.", o termo grifado, nessa oração, funciona como:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
A palavra que pode ser acompanhada do artigo O é:
Segundo Alceu Amoroso Lima, "a palavra é o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico". Afirma Ezra Pound: "a literatura é a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível". É exatamente sobre a palavra e sua carga significativa que se faz a reflexão de Drummond em Procura da Poesia. Ao relacionar e refletir sobre essas três afirmativas, e retomando o poema, o professor, pode, acertadamente, levar seu aluno a deduzir que:
1- o poeta nos ensina que se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. Literatura se faz só com idéias e sentimentos: "O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia".
2- "Ainda não é poesia", mas pode vir a ser. Para isso, é preciso penetrar "surdamente no reino das palavras", "lá estão os poemas que esperam ser escritos". Ainda não são poemas, porque "estão paralisados", "sós e mudos, em estado de dicionário".
3- as palavras em "estado de dicionário", ou seja, fora de contexto, têm apenas o sentido denotativo, frio e impessoal. Se contemplarmos as palavras atentamente, de perto, perceberemos que cada uma tem mil faces secretas (conotação) sob a face neutra (denotação).
A afirmativa correta está em:
1, 2 e 3.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
1, apenas.
Num texto literário que tematiza justamente a palavra, compete ao professor levar o aluno/ leitor a compreender o significado exato das palavras e das imagens empregadas pelo poeta, bem como o que é fazer literatura. Com base no enunciado, e na leitura do poema de Drummond, avalie as afirmativas a seguir:
1- O trabalho de pesquisa para compreender o significado exato de uma palavra empregada pelo poeta, e que deve ser feito sempre que se lê um texto, é o mesmo que buscar a etimologia de uma palavra.
2- O texto literário é uma especial seleção e combinação de palavras. O significado exato de imagens usadas pelo poeta depende também da compreensão de uma palavra usada em sentido conotativo ou de uma figura de palavra. Em: ... teu poder de palavra // E seu poder de silêncio... há uma antítese.
3- O poeta nos ensina, por meio do seu poema, que não se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. A poesia pode (e deve) falar de qualquer coisa, mas o que a sustenta, o que a perpetua é o trabalho com a linguagem.
4- O uso de um glossário do poema permitiria que os alunos entendessem que em "... esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica ...", infenso, nesse contexto, significa "adverso, contrário"; efusão lírica significa "demonstração clara e sincera dos sentimentos íntimos"; o verso opõe corpo e sentimento.
Seria a semântica auxiliando o ensino de literatura.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 4. apenas.
1, 2, 3 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Leia a charge de Frank para responder às questões de 01 a 05Em: "Agora a bicha tá mandando ler...", o termo em destaque é sintaticamente:
Encontra-se, no título da obra de Manuel de Barros, "O Livro das Ignorãças", uma transcrição fonológica:
fiel à pronúncia tensa da palavra "ignorância".
de um registro oral com monotongação de ditongo.
equivocada por não registrar a consoante no final da penúltima sílaba da palavra.
artificial, sem respaldo na oralidade brasileira.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O termo "alteridade" é hoje um conceito primordial. Esse termo é formado de "alter" (do latim, "outro") mais o sufixo "(i)dade", que significa "qualidade", "característica". Em termos práticos, a alteridade hoje deve ser entendida como a qualidade de:
valorizar a cultura e a identidade do outro, independentemente de quem seja essa pessoa ou quão diferente sua cultura nos pareça.
apreciar a sociedade do outro, entendendo que ela contém elementos semelhantes à nossa sociedade e cultura, que serve de modelo para todas as que nos cercam.
admirar as diferentes culturas, entendendo que elas são frutos do modelo de colonização européia e que, assim, todos somos irmãos.
valorizar as sociedades de tradição não-européia, atribuindo a elas a manutenção de tradições que o colonialismo europeu destruiu em nossa moderna cultura.
Leia o texto para responder às questões 01 a 05.
Nesta passagem: "embora a idéia pareça ultrapassada", o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de significado, por:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
Considere as seguintes afirmativas sobre ocorrências de Linguagem no texto.
"O casarão do Paricatuba, com o seu escuro telhado entre coqueiros e bacabeiras, lhe dava uma impressão de fadiga e de quase ressentimento."1- O casarão funciona, sintaticamente, como objeto direto.
2- a forma verbal 'dava' está no singular para concordar com O casarão.
3- seu e lhe são pronomes relativos.
4- fadiga é sinônimo de ressentimento.
O correto está somente em:
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