Questões de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

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Sobre as maiúsculas no texto, só não se pode inferir que foram utilizadas para:

  • A. Referirem-se a expressões que pertencem a um mesmo campo semântico.
  • B. Marcarem, através de recurso gráfico, que tanto a mulher do sueco quanto o delegado se exaltam em determinados momentos de suas falas.
  • C. Graficamente, indicam que duas das personagens do texto alteram o tom de voz, como forma de mostrar quem é a autoridade.
  • D. Obedecer à convenção ortográfica vigente, pois se trata de um texto escrito formal e, nesse caso, nomes próprios grafam-se com maiúsculas.
  • E. Produzir efeitos de sentidos que remetem ao autoritarismo das forças armadas e a tudo o que as envolve.

Em “Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do general e um dia o general acabou perdendo a paciência, (...)” e “O sueco pediu (com delicadeza) licença para se retirar. Foi então que a mulher do sueco interveio: (...)”, os vocábulos general e sueco foram utilizados de forma redundante no texto. Ao substituirmos a segunda ocorrência desses vocábulos, fazendo as modificações morfossintáticas necessárias, por elementos anafóricos, teremos, respectivamente:

  • A. ele, sua
  • B. este, ela
  • C. esse, aquela
  • D. o homem, a mulher
  • E. em que ele, cuja mulher

Ao transformarmos o fragmento “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar?”, utilizando outras palavras, mas preservando-lhe o sentido e resguardando-lhe a coerência textual, obteremos as situações abaixo, com uma única ressalva para:

  • A. “Não sabe que as leis do país devem ser conhecidas? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que tem de ser respeitada?”
  • B. “Não sabe que devemos conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEI-RO que deve ser respeitada pelo senhor?”
  • C. “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? O EXÉRCITO BRASILEIRO é algo que deve ser respeitado pelo senhor.”
  • D. “Não sabe que se tem de conhecer as leis do país? Não sabe que há uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO e que o senhor tem de respeitá-lo?”
  • E. “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? O senhor não sabe o que é EXÉRCITO BRASILEIRO e por isso não o respeita.”

Sobre as estruturas morfossintáticas e semânticas do texto, observe as afirmações a seguir:

I – Na primeira linha do texto, há o uso do verbo na 3ª pessoa do plural. Essa utilização traz, em seu bojo, uma indeterminação para o sujeito da oração onde está inserido, visto não podermos recuperá-lo por outros indícios ao longo da construção textual.

II – No que tange à norma culta do português escrito, ao verbo obedecer deve-se seguir a preposição a. No entanto, não é o que ocorre no terceiro parágrafo do texto, pois o que se tem é um sintagma nominal iniciado pelo artigo a.

III – O verbo intimar, presente no segundo parágrafo do texto, pode ser substituído, sem perda de sentido, pelo verbo convidar.

Estão corretas apenas a(s) afirmação(ões):

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II
  • E. I, II e III

O autor Fernando Sabino, ao construir seu texto, utiliza, duas vezes, a frase “Morou?” A respeito dessa ocorrência, podemos dizer que:

  • A. Essa utilização, em ambas situações, serve apenas para dar ênfase à pergunta.
  • B. Esse recurso lingüístico demonstra a opinião negativa do autor em relação ao comportamento da mulher do sueco.
  • C. Na segunda ocorrência, a frase é utilizada como uma forma de ironizar e, de certa maneira, ridicularizar a fala do delegado e seu abuso de poder.
  • D. Por ter sido utilizada duas vezes, a frase configurase em um vício de linguagem, comum na fala de delegados e agentes de polícia.
  • E. Na primeira vez em que é empregada, a frase aparece como um recurso lingüístico-pragmático que serve para chamar à atenção do sueco, pois este estava desatento aos acontecimentos na delegacia.

Com base no texto, no que diz respeito à sua estrutura sintático-semântica, analise as assertivas abaixo, colocando C para as que estiverem certas e E para as que estiverem erradas, assinalando, posteriormente, a alternativa que condiz com a seqüência correta.

I – A expressão “Altas horas”, que inicia o texto, pode ser alterada, sem perda de sentido, por: “Eram altas horas.”

II – No contexto dado, os pares de vocábulos tudo/nada e fim/começo não nos levam a inferir um sentido antitético.

III – O advérbio violentamente, expresso no primeiro parágrafo, amplia a significação do verbo bater.

IV – Em “(…) se você é tão vagabundo e preguiçoso que não levanta nem pra fechar a porta (...)”, os termos em destaque são considerados elementos correlatos.

  • A. E, C, E, C
  • B. E, E, E, C
  • C. C, E, C, C
  • D. E, C, E, E
  • E. C, C, E, C

Na troca do travessão em “Irritado com o tremendo erro – não encontrou absolutamente nada para roubar –, (...)” por outra construção textual em que se mantenha o sentido original, temos:

  • A. “Irritado com o tremendo erro, visto não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • B. “Irritado com o tremendo erro, não obstante não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • C. “Irritado com o tremendo erro, sobretudo por não ter encontrado nada para roubar, (...)”
  • D. “Irritado com o tremendo erro, contudo não encontrou nada para roubar, (...)”
  • E. “Irritado com o tremendo erro, à medida que não encontrava nada para roubar, (...)”

Analise as frases arroladas a seguir e as situações nelas expressas, respeitando o contexto em que se apresentam. A seguir, marque a alternativa cujos vocábulos apresentados expressam, pela ordem, as idéias presentes nas frases.

I – Da ativa, Motinha! Sai dessa... (Texto I)

II – Receber por quê? (Texto II)

III – Vê se fecha essa porta, ô desgraçado! (Texto III)

IV – Romeu, há quanto tempo! (Texto IV)

  • A. espanto, surpresa, advertência, alegria.
  • B. admiração, surpresa, zelo, alegria.
  • C. alívio, espanto, susto, surpresa.
  • D. espanto, zelo, advertência, surpresa.
  • E. medo, deboche, zelo, espanto.

UTILIZE O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 10.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A função da linguagem que predomina no texto é a:

  • A. referencial.
  • B. poética.
  • C. fática.
  • D. expressiva.
  • E. metalingüística.

UTILIZE O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 10.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

De acordo com a formação sintático-semântica do texto, podemos afirmar que

  • A.

    é constituído somente por períodos simples.

  • B.

    todos os períodos nele utilizados foram escritos na ordem direta.

  • C.

    o vocábulo equipada caracteriza a expressão uma sala de reunião.

  • D.

    foi construído somente com verbos de natureza significativa.

  • E.

    quanto à regência, o verbo mandar é, explicitamente, transitivo direto e indireto.

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