Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 11 a 13, leia a frase de Luciano Pavarotti, publicada na revista Veja, de 20.09.2006:
As relações de sentido estabelecidas pelas conjunções Se e e são, respectivamente, de
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.
A baixa na qualidade de vida das pessoas ______ da perda dos seus empregos. Quem ______ superar essa situação poderá ser considerado um herói.
Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com as seguintes formas verbais:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa em que a concordância nominal está correta.
Nos treinos, os jogadores usam calções e camisetas coloridos.
Os juízes estão alertas durante toda a partida de futebol.
Os regulamentos da Fifa estão anexo no contrato dos jogadores.
A cor do uniforme da seleção brasileira é verde e amarelos.
As chuteiras e o apito dos juízes são importadas.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia as frases:
I. Vendem-se bolas chipadas.
II. Contratam-se juiz de futebol para a Copa.
III. Brasileiros, confie! O Brasil será hexa campeão!
IV. Com a seleção brasileira, não há quem possa.
A concordância verbal está correta apenas em
I.
II.
IV.
I e IV.
II e III.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 01 a 06, leia o texto.
Em –"... fez de tudo para sobreviver ..." a oração em destaque é
subordinada adverbial final, encerrando idéia de finalidade.
coordenada explicativa, encerrando idéia de explicação.
subordinada adjetiva restritiva, encerrando idéia de restrição.
coordenada adversativa, encerrando idéia de oposição.
subordinada adverbial consecutiva, encerrando idéia de conseqüência.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Observe as frases:
I. Há um tempo que passa, marcando com asua passagem a caducidade dos objetos...
II. No entanto, a forma na qual a psicanálise pensa o tempo...
III. o que permite reconhecer a passagem do tempo. Considerando as frases, assinale a alternativa correta.
Em (I), a preposição com forma uma expressão adverbial indicativa de conseqüência.
Em (II), a conjunção No entanto poderia ser substituída por Portanto, sem que houvesse prejuízo ao sentido da oração.
Em (III), a expressão do tempo tem valor adjetivo, qualificando o substantivo passagem.
Em (I) e (II), o termo tempo tem valor adverbial e indica tempo.
Em (II), a expressão na qual poderia ser substituída por onde, sem prejuízo sintático nem semântico à oração.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 14 a 20 baseiam-se na história em quadrinhos de Hagar.
A oração que completa o sentido de Seria melhor funciona sintaticamente como seu
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.
No texto, há duas ocorrências para o substantivo filha. Sobre elas, é correto afirmar que
são expressões usadas como chamamento nas duas orações.
têm funções sintáticas distintas, respectivamente, sujeito e vocativo.
constituem empregos sintáticos iguais, ou seja, objeto do verbo nas duas ocorrências.
Língua Portuguesa - Crase - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Quanto ao uso do acento indicativo da crase, está correta a alternativa:
Vou sempre a Campinas.
Tudo que sei vou narrar à Vossa Excelência.
Ontem saiu à cavalo e não mais voltou.
O gerente delegou competências a secretária.
Estou à resolver questões lingüísticas.
Língua Portuguesa - Por Coordenação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Assinale a alternativa que contém uma oração coordenada sindética adversativa.
É polêmica a proposta de antecipar o início dos programas de educação sexual nas escolas.
Há, entretanto, dados estatísticos e considerações epidemiológicas que merecem atenção.
Atualmente, o projeto é voltado para jovens de 13 a 24 anos.
Quando o assunto é moral sexual, todo cuidado é pouco.
É conhecida a correlação entre a maior precocidade da vida sexual e a maior suscetibilidade a DSTs.
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