Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o seguinte trecho para responder às questões de números 06 e 07.

A pesquisa encontrou um dado curioso: homens com baixos níveis de testosterona tiveram uma resposta imunológica melhor a essa medida, similar _____________. A alternativa que completa, corretamente, o texto é:

  • A. das mulheres
  • B. às mulheres
  • C. com das mulheres
  • D. à das mulheres
  • E. ao das mulheres

Leia o seguinte trecho para responder às questões de números 06 e 07.

A pesquisa encontrou um dado curioso: homens com baixos níveis de testosterona tiveram uma resposta imunológica melhor a essa medida, similar _____________. Os dois-pontos empregados na frase apresentada têm a mesma função que em:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Leia o poema de Cecília Meireles para responder às questões de números 08 e 09.

“Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus a minha vida em ti. Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil, Fiquei sem poder chorar, quando caí.” Nesse poema, a fim de caracterizar a transitoriedade dos sentimentos, dos afetos, o eu lírico se vale de

  • A. hipérbole, intensificando, por meio de expressões exageradas, o relacionamento amoroso.
  • B. eufemismo, empregando termos como encostei-me e depus para amenizar a desilusão amorosa.
  • C. antítese, apresentando expressões de sentido oposto, como Sabendo bem e sem poder chorar, a fim de realçar os sentimentos do eu lírico.
  • D. metáfora, empregando palavras com sentido que não lhes é comum, para mostrar a fragilidade dos sentimentos da pessoa amada.
  • E. pleonasmo, intensificando o sentimento amoroso do ser amado por meio da redundância.

Leia o poema de Cecília Meireles para responder às questões de números 08 e 09.

“Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus a minha vida em ti. Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil, Fiquei sem poder chorar, quando caí.” Nos versos, os termos em destaque – depus e frágil – são, respectivamente, sinônimo e antônimo de

  • A. abandonei e transitório.
  • B. renunciei e efêmero.
  • C. neguei e irresistível.
  • D. despojei e débil.
  • E. depositei e vigoroso.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

  • A. O texto I está incorreto. Com a correção, seria: Projeto de Campos está parado a dois anos.
  • B. O texto III merece três correções: haverá momentos…, em que você terá… e de que o mundo… .
  • C. O texto II está correto: ... obra paralisada a quase 2 anos.
  • D. Os textos I e II estão corretos; os empregos de há e a apresentam, respectivamente, tempo decorrido e tempo futuro.
  • E. Os textos I e III possuem incorreções.

No trecho –- … morava uma feiticeira que tricotava freneticamente, com agulhas de metal, tique-taque, tique-taque…, (2.º parágrafo) -– a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido do texto, por

  • A. tranquilamente.
  • B. compassadamente.
  • C. rudemente.
  • D. agitadamente.
  • E. resignadamente.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, de acordo com a norma-padrão, as lacunas das frases a seguir.

I. Nas tribulações do dia a dia, enquanto não .

II. Mas por trás disso tudo existe um planeta extremamente complexo ___________.

III. Basta olhar para o planeta e __________.

  • A. houve uma crise maior, esquecemos o planeta … sem o qual não viveríamos … conscientizar-se a distribuição de água
  • B. haver uma crise maior, esquecemos o planeta … sem que não viveríamos … conscientizar-se a distribuição de água
  • C. houvesse uma crise maior, esquecemos o planeta … sem o que não viveríamos … conscientizar-se com a distribuição de água
  • D. houver uma crise maior, esquecemos o planeta … sem qual não viveríamos … conscientizar-se pela distribuição de água
  • E. houver uma crise maior, esquecemos o planeta … sem o qual não viveríamos … conscientizar-se da distribuição de água

Reescrevendo-se as frases – Eis algumas das razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, para que possamos sobreviver … Sem a lua, o clima não poderia ser estável. – obtém-se versão correta, de acordo com a norma-padrão, em:

  • A. Listam-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico a sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não se estabilizaria.
  • B. Lista-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico a sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não estabilizaria-se.
  • C. Listam-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico à sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não se estabilizaria.
  • D. Lista-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico à sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não estabilizar-se-ia.
  • E. Listam-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico a sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não estabilizaria- se.

Assinale a alternativa em que a substituição da palavra em destaque por um pronome pessoal está correta, de acordo com a norma-padrão.

  • A. Dá para entender por que precisamos proteger esse planeta … / Dá para entender por que precisamos proteger-lhe.
  • B. Foram elas que “descobriram” a fotossíntese. / Foram elas que descobriram-a.
  • C. Nossa atmosfera permite aos seres vivos sobreviver. / Nossa atmosfera permite-lhes sobreviver.
  • D. Agradeçam às cianobactérias pelo ar de cada dia. / Agradeçam-nas pelo ar de cada dia.
  • E. A lua regula e estabiliza o eixo de rotação da Terra. / A lua regula e estabiliza-lhe.

A frase em que a preposição destacada estabelece uma relação de lugar é:

  • A. (...) 20% da população terá mais de 60 anos em 2030. (1.° parágrafo)
  • B. Em números absolutos, esperam-se perto de 50 milhões de idosos em 2030 (...) (2.° parágrafo)
  • C. Bem diferente de 1968 – apogeu de algo que me parecia fabricado, chamado “Poder Jovem” –, em que ser velho era quase uma ofensa. (4.° parágrafo)
  • D. (...) (como as ocorridas na China, em que velhos eram humilhados publicamente por serem velhos, durante a Revolução Cultural). (4.° parágrafo)
  • E. Já se pode confiar em maiores de 60 anos e, um dia, todos chegarão lá. (5.° parágrafo)
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