Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe as passagens do texto:

– A Secretaria de Segurança Pública (SSP) implementou o sistema e está treinando os policiais para seu uso. (2.º parágrafo)

– Agora, o sistema produz, com nitidez, mapas com cores, que vão do amarelo ao vermelho... (4.º parágrafo)

As locuções adverbiais para seu uso e com nitidez expressam, respectivamente, circunstâncias de

  • A. consequência; modo.
  • B. causa; intensidade.
  • C. finalidade; modo.
  • D. causa; modo.
  • E. finalidade; consequência.

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, o pronome relativo está corretamente empregado em

  • A. Às vezes, a narradora dormia na casa de uma das avós que ficava o relógio de parede.
  • B. Às vezes, a narradora dormia na casa de uma das avós a qual ficava o relógio de parede.
  • C. O relógio de parede ficava na casa de uma das avós cuja narradora, às vezes, dormia.
  • D. Às vezes, a narradora dormia na casa de uma das avós em cuja ficava o relógio de parede.
  • E. O relógio de parede ficava na casa de uma das avós onde a narradora, às vezes, dormia.

No enunciado – As “viagens” diárias dificultam conciliar família e profissão. –, usam-se as aspas para

  • A. enfatizar que a ida ao trabalho favorece as relações familiares.
  • B. criticar as pessoas que desperdiçam muito tempo indo ao trabalho.
  • C. comparar a ida ao trabalho a um deslocamento breve.
  • D. mostrar que o deslocamento ao trabalho é demorado.
  • E. zombar de quem perde tempo para ir ao trabalho.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir. Coube _____ elite imperial conduzir o processo de construção nacional, de modo _____ evitar que o país fosse _____ falência.

  • A. a … à … a.
  • B. à … à … a.
  • C. a … a … à.
  • D. à … a … à.
  • E. à … à … à.

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

  • A. A classe média, mora longe do trabalho, os ricos, e os pobres, perto. Essa diferença faz a classe média, ser a que mais fica engarrafada nas ruas.
  • B. A classe média mora longe do trabalho os ricos e os pobres perto. Essa diferença faz a classe média ser a que mais fica engarrafada nas ruas.
  • C. A classe média mora longe do trabalho, os ricos e os pobres, perto. Essa diferença faz a classe média ser a que mais fica engarrafada nas ruas.
  • D. A classe média, mora longe do trabalho, os ricos e os pobres perto. Essa diferença, faz a classe média ser a que mais fica engarrafada nas ruas.
  • E. A classe média mora longe do trabalho os ricos e os pobres, perto. Essa diferença, faz a classe média, ser a que mais fica engarrafada nas ruas.

A expressão destacada em – Na linha de produção da Qualitas, em Itapira (SP), o volume de horas extras cresceu 40% e, ainda assim, o empresário Paulo Stivalli não consegue atender a todos os pedidos de ventiladores. – pode ser corretamente substituída, sem alteração de sentido, por:

  • A. por isso
  • B. a fim disso
  • C. apesar disso
  • D. com isso
  • E. enquanto isso

Considere as frases:

– A classe média vai ao inferno. (título)

– Todos acreditaram que chegariam ao paraíso. (terceiro parágrafo)

Os termos destacados nos enunciados estão empregados em sentido

  • A. próprio, estabelecendo-se entre eles uma relação de comparação.
  • B. figurado, estabelecendo-se entre eles uma relação de equivalência.
  • C. próprio, estabelecendo-se entre eles uma relação de consequência.
  • D. próprio, estabelecendo-se entre eles uma relação de causa.
  • E. figurado, estabelecendo-se entre eles uma relação de oposição.

A passagem do texto em que se observam formas verbais no tempo futuro, expressando um raciocínio hipotético, é:

  • A. O desempenho de janeiro elevou de 20% para 30% a previsão de expansão de vendas no ano. (segundo parágrafo)
  • B. “É uma tristeza deixar de aproveitar a oportunidade, mas não há mais capacidade”. (terceiro parágrafo)
  • C. “Cheguei ao meu limite e estou com dificuldade para obter componentes”... (terceiro parágrafo)
  • D. Se for mais do que isso, poderá ser o caos. (segundo parágrafo)
  • E. Os fabricantes de água atenderam aos pedidos extras com o esquema que prepararam para a Copa. (segundo parágrafo)

No trecho – ... sem contar os milionários, que andam de helicóptero. – a preposição "de" forma uma expressão indicativa de

  • A. meio.
  • B. movimento.
  • C. matéria.
  • D. lugar.
  • E. posse.

Considere as seguintes passagens do texto:

• Mas a indústria foi pega de surpresa e quem tinha alguma estratégia de emergência conseguiu aproveitar o aumento de demanda. (primeiro parágrafo)

• Entre os fabricantes de eletroeletrônicos, tem gente esperando uma trégua no calor para dar um respiro na produção de ventiladores. (terceiro parágrafo)

Os termos e para, em destaque, expressam, respectivamente, noções de

  • A. restrição e finalidade.
  • B. proporção e modo.
  • C. condição e causa.
  • D. inclusão e proximidade.
  • E. comparação e lugar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...