Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe os trechos:

... todos aqui têm suas raridades...

... também tenho a minha raridade.

Ao substituir as expressões em destaque por pronomes, obedecendo às regras de emprego e colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, tem-se:

  • A. ... todos aqui as têm...; ... também a tenho.
  • B. ... todos aqui têm-nas...; ... também tenho-a.
  • C. ... todos aqui têm-las...; ... também tenho-la.
  • D. ... todos aqui lhes têm...; ... também lhe tenho.
  • E. ... todos aqui têm-lhes...; ... também tenho-lhe.

Leia o texto para responder às questões de números 02 a 10.

Assinale a alternativa em que o primeiro parágrafo está corretamente reescrito quanto à pontuação, mantendo o sentido do texto.

  • A.

    Os repórteres, destacados para coberturas sobre violência extrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem, às vezes a esfera policial.

  • B.

    Às vezes os repórteres, destacados para coberturas sobre violência extrapolam, os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.

  • C.

    Os repórteres destacados para coberturas sobre violência às vezes, extrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.

  • D.

    Às vezes, os repórteres destacados para coberturas sobre violência extrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.

  • E.

    Os repórteres destacados, às vezes para coberturas sobre violência, extrapolam, os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10

... outros motivos existirão para quem me encontrar sorrindo. – Nesse trecho, substituindo-se existir por haver, sem alterar o tempo verbal da frase, obtém-se, segundo as regras de concordância verbal:

  • A.

    … outros motivos haverão para quem me encontrar sorrindo.

  • B.

    outros motivos haveriam para quem me encontrar sorrindo.

  • C.

    … outros motivos houve para quem me encontrar sorrindo.

  • D.

    … outros motivos haverá para quem me encontrar sorrindo.

  • E. … outros motivos houveram para quem me encontrar sorrindo.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento indicativo de crase.

  • A.

    Seu povo lançou-se à diversas aventuras.

  • B.

    O mar se impõe à qualquer embarcação.

  • C.

    Depois de alguns meses, voltaremos à esta terra.

  • D.

    O medo de partir equipara-se à esperança de voltar.

  • E.

    O rei enviou-o à uma missão muito perigosa.

Observe as frases do texto:

• De fato, o álbum de fotos das crianças e o das férias são os grandes repertórios do sorriso. (quarto parágrafo)

• Em suma, estampado na cara das crianças ou na nossa, o sorriso é, hoje, o grande sinal exterior da capacidade de aproveitar a vida. (quinto parágrafo)

• Em tese, a valorização ajuda a alcançar o que é valorizado – por exemplo, se valorizo as boas notas, estudo mais etc. (sétimo parágrafo)

Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas no que se refere à ortografia e substituem, respectivamente, as expressões destacadas nas frases, preservando a informação do texto.

  • A. Enfaticamente – Resumidamente – Teoricamente
  • B. Verdadeiramente – Sumáriamente – Teoricamente
  • C. Realmente – Resumidamente – Teoricamente
  • D. Fatalmente – Sumariamente – Teóricamente
  • E. Fatidicamente – Resumidamente – Teóricamente

Considere o trecho.

Dentro e fora de campo, a vida do juiz de futebol Juarez Gomes da Silva é uma eterna bola dividida. De ante mão, ele já carrega a fama de vilão de espetáculo: ao surgir no gramado ao lado dos bandeirinhas, a recepção vêm sob a forma de vaias, xingamentos e bombardeio de objetos.

No texto apresentado, há

  • A. um erro de grafia (ante mão) e outro de concordância verbal (vêm).
  • B. dois erros de grafia (ante mão/ sob).
  • C. dois erros de concordância nominal (vaias/ xingamentos).
  • D. um erro de grafia (sob) e um erro de concordância nominal (vaias).
  • E. um erro de grafia (recepção) e um erro de concordância verbal (vêm).

Em – ... de modo que eles sejam expostos a problemas cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente ... – seria utilizado o acento indicativo da crase, se a expressão em destaque fosse substituída por

  • A.

    à um processo de aprendizagem mais complexo e estimulante intelectualmente.

  • B.

    à momentos de aprendizagem mais complexos e estimulantes intelectualmente.

  • C.

    à aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.

  • D.

    à uma aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.

  • E.

    à situações de aprendizagem mais complexas e estimulantes intelectualmente.

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à colocação prononimal.

  • A.

    Se abre em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não se deve portanto, resistir a essas ideias.

  • B.

    Abre-se em um ambiente estimulante o espaço necessário para a inventividade. Não deve-se, portanto resistir a essas ideias.

  • C.

    Se abre, em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não deve-se, portanto, resistir a essas ideias.

  • D.

    Abre-se, em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não se deve, portanto, resistir a essas ideias.

  • E.

    Se abre em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não se deve portanto resistir a essas ideias.

Na oração – ... e caminha pelas ruas de Londres... – a expres-são em destaque tem emprego análogo ao que se verifica na expressão destacada em:

  • A.

    Todos, depois de conhecerem-na, falam bem de minha terra natal.

  • B.

    Saindo de minha terra natal, mudei-me para uma me-trópole.

  • C.

    De minha terra natal nenhum turista se esquece.

  • D.

    Pensei em minha terra natal com uma alegre saudade.

  • E.

    As casas de minha terra natal têm pintura colorida e alegre.

Considere o trecho do texto. Segundo o IBGE, essa discrepância quantitativa não é geograficamente uniforme, alguns Estados do Brasil serão mais propícios do que outros para que as mulheres encontrem seu par do baralho. O termo em destaque pode ser substituído, sem alteração do sentido do texto, por

  • A. divergência.
  • B. harmonia.
  • C. imparcialidade.
  • D. paridade.
  • E. semelhança.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...