Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Observe os trechos:
... todos aqui têm suas raridades...
... também tenho a minha raridade.
Ao substituir as expressões em destaque por pronomes, obedecendo às regras de emprego e colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, tem-se:
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto para responder às questões de números 02 a 10.
Assinale a alternativa em que o primeiro parágrafo está corretamente reescrito quanto à pontuação, mantendo o sentido do texto.
Os repórteres, destacados para coberturas sobre violência extrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem, às vezes a esfera policial.
Às vezes os repórteres, destacados para coberturas sobre violência extrapolam, os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.
Os repórteres destacados para coberturas sobre violência às vezes, extrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.
Às vezes, os repórteres destacados para coberturas sobre violência extrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.
Os repórteres destacados, às vezes para coberturas sobre violência, extrapolam, os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10
... outros motivos existirão para quem me encontrar sorrindo. Nesse trecho, substituindo-se existir por haver, sem alterar o tempo verbal da frase, obtém-se, segundo as regras de concordância verbal:
outros motivos haverão para quem me encontrar sorrindo.
outros motivos haveriam para quem me encontrar sorrindo.
outros motivos houve para quem me encontrar sorrindo.
outros motivos haverá para quem me encontrar sorrindo.
Língua Portuguesa - Crase - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento indicativo de crase.
Seu povo lançou-se à diversas aventuras.
O mar se impõe à qualquer embarcação.
Depois de alguns meses, voltaremos à esta terra.
O medo de partir equipara-se à esperança de voltar.
O rei enviou-o à uma missão muito perigosa.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Observe as frases do texto:
De fato, o álbum de fotos das crianças e o das férias são os grandes repertórios do sorriso. (quarto parágrafo)
Em suma, estampado na cara das crianças ou na nossa, o sorriso é, hoje, o grande sinal exterior da capacidade de aproveitar a vida. (quinto parágrafo)
Em tese, a valorização ajuda a alcançar o que é valorizado por exemplo, se valorizo as boas notas, estudo mais etc. (sétimo parágrafo)
Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas no que se refere à ortografia e substituem, respectivamente, as expressões destacadas nas frases, preservando a informação do texto.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere o trecho.
Dentro e fora de campo, a vida do juiz de futebol Juarez Gomes da Silva é uma eterna bola dividida. De ante mão, ele já carrega a fama de vilão de espetáculo: ao surgir no gramado ao lado dos bandeirinhas, a recepção vêm sob a forma de vaias, xingamentos e bombardeio de objetos.
No texto apresentado, há
Língua Portuguesa - Crase - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Em ... de modo que eles sejam expostos a problemas cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente ... seria utilizado o acento indicativo da crase, se a expressão em destaque fosse substituída por
à um processo de aprendizagem mais complexo e estimulante intelectualmente.
à momentos de aprendizagem mais complexos e estimulantes intelectualmente.
à aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.
à uma aprendizagem mais complexa e estimulante intelectualmente.
à situações de aprendizagem mais complexas e estimulantes intelectualmente.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à colocação prononimal.
Se abre em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não se deve portanto, resistir a essas ideias.
Abre-se em um ambiente estimulante o espaço necessário para a inventividade. Não deve-se, portanto resistir a essas ideias.
Se abre, em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não deve-se, portanto, resistir a essas ideias.
Abre-se, em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não se deve, portanto, resistir a essas ideias.
Se abre em um ambiente estimulante, o espaço necessário para a inventividade. Não se deve portanto resistir a essas ideias.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Na oração ... e caminha pelas ruas de Londres... a expres-são em destaque tem emprego análogo ao que se verifica na expressão destacada em:
Todos, depois de conhecerem-na, falam bem de minha terra natal.
Saindo de minha terra natal, mudei-me para uma me-trópole.
De minha terra natal nenhum turista se esquece.
Pensei em minha terra natal com uma alegre saudade.
As casas de minha terra natal têm pintura colorida e alegre.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Considere o trecho do texto. Segundo o IBGE, essa discrepância quantitativa não é geograficamente uniforme, alguns Estados do Brasil serão mais propícios do que outros para que as mulheres encontrem seu par do baralho. O termo em destaque pode ser substituído, sem alteração do sentido do texto, por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...