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Numa sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental de um professor/instrutor de Libras, os alunos ouvintes estão com muita dificuldade em compreender a diferença que a expressão da face tem para indicar aspectos gramaticais. Qual deve ser, nessa situação, a atitude correta do professor?
Que modelo é caracterizado pela ideia de que o surdo deve adquirir a língua de sinais como língua materna, uma vez que esta é considerada a língua natural dos surdos, e a língua oficial de seu país como segunda língua, na modalidade oral e/ou escrita?
Um professor ensina português a surdos. Em sua aula sobre a escrita de narrativas, ele trabalha com enredo, isto é, com uma sequência de ações realizadas pelos atores da história que é narrada. Essa sequência, certamente, será expressa pelo passado perfeito ou imperfeito do indicativo. Considerando o conteúdo específico descrito, é necessário que o professor
Observe a figura.
Dadas as afirmativas,
I. O parâmetro orientação das mãos presente nos sinais se classifica como secundário;
II. A inversão da direção dos sinais pode indicar ideias contrárias de oposição como querer, querer-não e como ir e vir;
III. Os sinais são analisáveis pelo conjunto de unidades menores que combinam a configuração de mãos e ponto de articulação.
Considerando a figura e os parâmetros fonológicos da Libras, verifica-se que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s),
Numa sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental, um professor/instrutor de Libras se depara com uma turma formada por alunos surdos e ouvintes. Os surdos já demonstram familiaridade com a Libras pelas condições sociais de acesso e interação com a língua fora da escola; os ouvintes demonstram muitas expectativas, por se tratar de uma situação inusitada para eles, pois o conhecimento superficial que detêm sobre o assunto indica apenas que as formas de comunicação se realizam por meio do uso das mãos. Em um contexto no qual a variedade linguística se faz presente, diante dessa e demais situações, é fundamental considerar a heterogeneidade das formas de ensinar e aprender. A partir da situação apresentada, o professor/instrutor de Libras como segunda língua (L2) deve assumir a(s) seguinte(s) estratégia(s) pedagógica(s) para ouvintes:
I. fazer uso da língua materna dos alunos ouvintes como o sistema linguístico de referência, do mesmo modo que a Libras deve ser a referência para o surdo aprender o português;
II. considerar que a língua portuguesa para o ensino de Libras como segunda língua pode ocasionar consequências insatisfatórias no processo de aprendizagem e de proficiência numa segunda língua;
III. excluir das concepções que pautam as suas estratégias a interferência entre as línguas;
IV. investigar as preferências dos alunos surdos na forma pela qual eles resolvem problemas ou dúvidas em uma determinada atividade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
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