Questões de Línguas Outras do ano 2017

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De acordo com a legislação pertinente, considera-se pessoa surda

  • A. aquela cuja perda auditiva, unilateral ou lateral, esteja entre 31 dB e 35 dB.
  • B. aquela que, dada a perda auditiva, compreenda e interaja com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da LIBRAS.
  • C. aquela cuja perda auditiva, bilateral e parcial, seja de até 28 dB.
  • D. aquela que apresente perda da audição em ambas as orelhas de 20 dB.
  • E. aquela cuja perda auditiva seja menor ou igual a 30 dB.

Louis Braille foi o inventor de um processo de leitura e escrita tátil adotado em todo o mundo. Há, contudo, divergências na grafia, em língua portuguesa, da palavra que dá título ao sistema inventado por ele. A respeito disso, a Comissão Brasileira de Braille

  • A. não privilegia uma forma vocabular específica.
  • B. recomenda o emprego da forma Braile, por ser esta a forma aportuguesada, mais apropriada ao vocabulário da língua portuguesa.
  • C. recomenda o emprego da forma Braille, que remete à forma original francesa, internacionalmente utilizada.
  • D. recomenda o emprego da forma Braile, eleita como padrão pelos países cuja língua oficial é a língua portuguesa.
  • E. recomenda a forma Braile, porque na língua portuguesa não existe palavra com duplicação da letra L na mesma sílaba.

Fábio é aluno do sétimo ano do ensino fundamental e deverá fazer um trabalho, em língua portuguesa, a respeito dos idiomas alemão, francês e espanhol. Por ser cego, ele escreverá o trabalho em braille e precisará representar algumas palavras estrangeiras em que se empregam símbolos não existentes em português, como acentos, círculos e sinais de pontuação.

No texto do trabalho em braille em língua portuguesa, Fábio

  • A. deverá empregar símbolos próprios presentes na grafia braille da língua portuguesa em lugar de acentos e sinais inexistentes em português.
  • B. deverá utilizar a grafia braille de cada um dos idiomas em questão, mesmo na escrita de palavras isoladas e pouco frequentes.
  • C. não poderá inserir palavras e expressões de outras línguas.
  • D. poderá escrever corretamente as palavras estrangeiras desde que omita os acentos não existentes em português.
  • E. poderá escrever sem acentos as palavras que forem de origem francesa, uma vez que o sistema Braille foi inventado em francês.

Durante a transcrição de referências bibliográficas em tinta para a escrita braille, o profissional se deparou com a indicação de duas obras seguidas de um mesmo autor. Em vez de repetir o nome do autor duas vezes (uma em cada indicação bibliográfica), seria correto o profissional escrever, ao início da referência à segunda obra,

  • A. reticências seguidas, imediatamente, de ponto final.
  • B. travessão seguido, imediatamente, de ponto final.
  • C. ponto e vírgula seguido, imediatamente, de ponto final.
  • D. hífen seguido, imediatamente, de ponto final.
  • E. dois pontos seguidos, imediatamente, de ponto final.

A publicação da grafia Braille para a língua portuguesa pelo Ministério da Educação reafirmou compromisso com a formação intelectual, profissional e cultural do cidadão cego brasileiro, contribuindo para a unificação da grafia Braille nos países de língua portuguesa, conforme recomendação da União Mundial de Cegos (UMC) e UNESCO. Esse documento normativo e de consulta é destinado especialmente a

  • A. professores, transcritores e pedagogos.
  • B. usuários do Sistema Braille e informáticos.
  • C. professores, alunos, transcritores, revisores e usuários do Sistema Braille.
  • D. transcritores, revisores, diretores e agentes escolares.
  • E. professores, alunos e diretores.

Em assembleia geral ordinária realizada em 28 de agosto de 1995, no Instituto Benjamim Constant, a União Brasileira de Cegos (UBC) homologou a criação da Comissão Brasileira de Braille, entre cujas atribuições se inclui

  • A. estabelecer acordos com universidades federais e nacionais para a unificação do braille.
  • B. participar nas metodologias e estratégias a serem adotadas em cursos de aprendizagem do braille, em caráter de especialização, treinamento e reciclagem de professores.
  • C. avaliar as simbologias braille adotadas no Brasil, com vistas a superar acordos internacionais e criar uma metodologia mais adequada aos brasileiros cegos.
  • D. demandar a avaliação das simbologias braille a professores e alunos que as utilizem.
  • E. conferir às editoras a total responsabilidade pelas publicações de manuais e tabelas em braille.

O Sistema Braille foi adotado no Brasil a partir de 1854, com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, por ordem de Dom Pedro II. Assinale a opção que apresenta o nome do cego brasileiro responsável pela introdução da leitura e escrita em braille no Brasil.

  • A. Orlando Brito
  • B. Benjamim Constant
  • C. José Alvares de Azevedo
  • D. Aires da Mata Machado
  • E. Padre Chico

Antes do histórico invento de Louis Braille, registraram-se inúmeras tentativas em diferentes países no sentido de se encontrarem meios de escrita apropriados às pessoas cegas. Nesse contexto, a base para criação do braille foi o sistema de significação tátil dos pontos em relevo inventado por

  • A. Charles Barbier (1767 – 1841).
  • B. Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778).
  • C. Simon René Braille (1764 – 1831).
  • D. Valentin Haüy (1745 – 1822).
  • E. Denis Diderot (1713 – 1784).

Os recursos e equipamentos utilizados para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade de aprendizagem por uma pessoa com deficiência visual constituem uma tecnologia

  • A. assistiva.
  • B. colaborativa.
  • C. compartilhada.
  • D. computacional.
  • E. administrativa.

Assinale a opção em que o comando apresentado permite acesso direto ao DosVox, desde que o programa esteja instalado no computador.

  • A. Ctrl + Alt + S
  • B. Ctrl + Alt + T
  • C. Ctrl + Alt + V
  • D. Ctrl + Alt + D
  • E. Ctrl + Alt + I
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