Questões de Línguas Outras do ano 2017

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A partir dos fragmentos de texto apresentados acima, assinale a opção correta.

  • A. O direito de fruir as artes e de participar do progresso científico opõe-se ao direito a uma educação e uma formação de qualidade.
  • B. Ao participar de eventos para a interpretação da LIBRAS, o tradutor-intérprete contribui a favor dos interesses morais e materiais dos surdos.
  • C. Para demonstrar o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, os estudantes surdos devem escrever seus trabalhos em LIBRAS.
  • D. As línguas de sinais, minoritárias em relação à quantidade de usuários, não fazem parte dos direitos culturais de uma nação.
  • E. Para exercer suas próprias práticas culturais, os estudantes surdos têm poder ilimitado, sem deverem preocupar-se com liberdades fundamentais.

Considerando as informações genéricas acerca das línguas de sinais, de amplo conhecimento no Brasil, assinale a opção correta.

  • A. No Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira, elaborado por Fernando Capovilla e Walkíria Raphael, as entradas dos verbetes seguem a ordem alfabética do português.
  • B. As línguas de sinais são de modalidade espaço-visual porque a informação linguística não é escrita, ou seja, por ser uma língua ágrafa.
  • C. As línguas de sinais não são línguas naturais, pois possuem uma série de características que lhes atribui caráter específico.
  • D. As línguas de sinais contêm princípios subjacentes de estruturação diferentes das línguas orais, apesar de ter gramática.
  • E. Cada estado da Federação conta com seu Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), órgão autônomo vinculado às secretarias estaduais de educação.

Considerando os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS, assinale a opção correta.Considerando os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS, assinale a opção correta.Considerando os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS, assinale a opção correta.Considerando os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS, assinale a opção correta.Considerando os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS, assinale a opção correta.

  • A. Em LIBRAS, a categoria das preposições inclui as preposições denominadas pelas gramáticas de essenciais e acidentais.
  • B. O sistema alfabético na escrita da língua de sinais tem forte influência de fatores afetivos.
  • C. A língua de sinais é uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
  • D. A língua de sinais é um empecilho para a integração social do surdo, e não um impulso.
  • E. Nos verbos classificadores da LIBRAS, a configuração de mão é uma marca de concordância de gênero com o sujeito ou objeto da frase.

Assinale a opção correta, a partir do texto apresentado.

  • A. Cultura surda é diferente de identidade surda porque a primeira possibilita identificação com a cultura dos ouvintes.
  • B. As comunidades urbanas surdas no Brasil têm como um dos fatores principais de integração o português como segunda língua, o que lhes permite se comunicar com todos.
  • C. Os ouvintes filhos de surdos participam das comunidades urbanas surdas depois que crescem e precisam de intérpretes, uma vez que não dominam a LIBRAS.
  • D. Em uma perspectiva sociolinguística e antropológica, uma comunidade surda não é um lugar, mas um ponto de articulação política e social, impondo-se não pela deficiência, mas pela diferença.
  • E. Os surdos que participam das comunidades urbanas seguem a cultura dos ouvintes e preferem um relacionamento mais íntimo com uma pessoa ouvinte.

Assinale a opção correta, no que se refere aos fundamentos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação de surdos.

  • A. A aprovação de Plano Nacional de Educação, embora tenha acontecido recentemente, resultou em avanços na educação, principalmente no que se refere à educação do surdo, priorizada no plano após amplo debate no Congresso Nacional.
  • B. A tecnologia assistiva para surdos ou para pessoas com déficit auditivo inclui os protéticos para auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, como os gravadores de fita magnética ou digital que funcionam como lembretes instantâneos, uma vez que a surdez é um tipo de comprometimento cognitivo.
  • C. Um intérprete de língua de sinais tem a liberdade de alterar a informação se sua intenção, ao fazê-lo, for ajudar os surdos ou expressar sua própria opinião sobre algum assunto, desde que mantenha distância emocional e afetiva de todos envolvidos no evento.
  • D. A língua de sinais é universal, conforme comprova o fato de que surdos que vivem em países de continentes diferentes, onde se falam o português, o inglês, o espanhol e o francês, por exemplo, usarem a mesma língua de sinais.
  • E. Ponto de articulação é o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHAR, BRINCAR, CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e PENSAR são feitos na testa.

Assinale a opção que apresenta corretamente um contraste entre a modalidade de língua vísuo-espacial e a oral-auditiva enunciado no texto 15A3BBB.

  • A. A modalidade vísuo-espacial desafia o conceito de linguagem, dadas as diferenças que apresenta em relação às línguas orais-auditivas.
  • B. A língua vísuo-espacial é imotivada; a língua oral-auditiva tem motivação perceptual.
  • C. Na modalidade oral-auditiva, as expressões faciais e o ritmo são traços de segmentos, bem como o são o contorno melódico e a intensidade, nas línguas vísuo-espacial.
  • D. Na modalidade vísuo-espacial, a codificação da atitude do falante em relação ao que está sendo descrito não é identificada como categoria linguística; na modalidade oral-auditiva é uma categoria identificável.
  • E. As expressões fisionômicas se põem em sincronia com os segmentos fônicos nas línguas vísuo-espacial; nas línguas audiovisual, o contorno melódico está em sincronia com o movimento manual.
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