Questões sobre LIBRAS

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Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes. Para que o processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo transcorra de forma efetiva e eficiente, o professor deverá ser, preferencialmente, usuário nativo da Libras ou bilíngue.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes. Na perspectiva do indivíduo surdo, a língua de sinais é sua primeira língua (L1).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação específica que regulamenta a oferta da educação de surdos e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Brasil, julgue os itens subsequentes. De acordo com a legislação vigente, o ensino da Libras deverá ser ministrado em nível superior e, prioritariamente, para a comunidade surda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação específica que regulamenta a oferta da educação de surdos e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Brasil, julgue os itens subsequentes. Os projetos que propõem o ensino da Libras encontram-se em fase de análise nas instâncias legislativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue os itens que se seguem. A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue os itens que se seguem. Em relação à educação especial, estados, DF e municípios poderão regulamentar sua própria forma de oferta acerca da inclusão ou da integração.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a seguir. A deficiência é analisada sob o enfoque socioantropológico e considerada como uma característica da diversidade social e humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a seguir. A observância desse princípio implica a criação, para as pessoas com deficiência, de condições de vida análogas às das pessoas normais de uma sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, a respeito do modo como os sinais são produzidos em LIBRAS.

  • A. Enquanto as línguas orais se valem apenas dos sons para a sua realização, as línguas de sinais se materializam por meio dos sons associados à gestualidade.
  • B. Por ser uma língua de modalidade visual-espacial, a LIBRAS é exclusivamente icônica.
  • C. A língua de sinais é a representação sinalizada da língua oral.
  • D. O alfabeto datilológico é apenas um suplemento das línguas de sinais, e sua função é a soletração de palavras das línguas orais, tais como nomes próprios, siglas e empréstimos.
  • E. A LIBRAS, como o esperanto e o gestuno, é uma língua artificial, construída com o objetivo de estabelecer a comunicação entre pessoas surdas.

A respeito do intérprete educacional, profissional que atua na educação, em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A. É papel do profissional intérprete de LIBRAS a correção das provas escritas, com a adoção de mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua.
  • B. A atuação do intérprete educacional é restrita à sala de aula, não lhe cabendo atuar em eventos como reuniões de pais e conselhos de classe.
  • C. A legislação determina que o intérprete educacional ministre o componente curricular LIBRAS e, quando necessário, atue no atendimento educacional especializado.
  • D. É papel do intérprete educacional intermediar linguisticamente as relações entre os professores e os estudantes, bem como entre os colegas surdos e colegas ouvintes.
  • E. Cabe ao intérprete educacional orientar o professor regente quanto à adaptação curricular das disciplinas que serão ministradas e simplificar as avaliações.
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