Questões de Linguística

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No tocante à Fonologia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Não existe distinção entre Fonética e Fonologia.
II – A Fonologia estuda os sons da língua, sua capacidade de combinação e sua capacidade de distinção.
III – A Fonologia ocupa-se da função dos sons dentro da língua.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Pronominais


Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, O. de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)


Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.


Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.

    A) Apresentando uma gramática predominantemente descritiva, preocupada em apontar o “certo” e o “errado”, dicotomicamente extremados, em que falar e escrever bem seja uma questão de falar e escrever corretamente.

    B) Assumindo a discussão de como aproximar o estudo da língua à existência de uma gramática flexível e descritiva da língua, de forma a evidenciar as competências para a cidadania, assim se concretiza a intenção de professores que querem adotar uma atividade pedagógica realmente capaz de oferecer resultados mais positivos.

    C) Evidenciando a existência de uma gramática flexível, de uma língua uniforme e fixada em um conjunto de regras que devem ser mantidas imutáveis, em decorrência da linguagem escrita, e em conformidade como o processo de adequações linguísticas.

    D) Apresentando uma gramática predominantemente prescritiva, preocupada em apontar o “certo” e o “errado”, dicotomicamente extremados, em que falar e escrever bem seja uma questão de falar e escrever corretamente.

    E) Assumindo a discussão de como aproximar o estudo da língua à existência de uma gramática flexível e prescritiva da língua, de forma a evidenciar as competências para a cidadania, assim se concretiza a intenção de professores que querem adotar uma atividade pedagógica realmente capaz de oferecer resultados mais positivos.

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas da alfabetização:
1. Conscie?ncia fonolo?gica e fone?mica. 2. Identificac?a?o das relac?o?es fonema–grafema. 3. Habilidades de codificac?a?o e decodificac?a?o da li?ngua escrita. 4. Capacidade de memorizar as famílias silábicas. 5. Conhecimento e reconhecimento dos processos de traduc?a?o da forma sonora da fala para a forma gra?fica da escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas do letramento:
1. Incentivo das práticas meritocráticas. 2. Imersa?o das crianc?as na cultura escrita. 3. Participac?a?o em experie?ncias variadas com a leitura e a escrita. 4. Conhecimento e interac?a?o com diferentes tipos e ge?neros de material escrito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

O reconhecimento da diversidade linguística no ensino da língua portuguesa implica

    A) privilegiar os textos orais em detrimento dos textos escritos.

    B) discutir o preconceito linguístico em práticas de linguagem.

    C) propor a leitura de textos literários canônicos.

    D) adequar o registro linguístico dos discentes à norma padrão do português.

Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.

    A) Normativa, descritiva e internalizada.

    B) Descritiva, internalizada e normativa. Internalizada normativa e descritiva. D. Normativa, internalizada e descritiva. E. Descritiva, normativa e internalizada.

    C) Internalizada normativa e descritiva.

    D) Normativa, internalizada e descritiva.

    E) Descritiva, normativa e internalizada.

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