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Um projetista de embalagens imaginou recortar os cantos de um quadrado de papelão, com 20 cm de lado, de modo a obter um octógono regular, conforme mostrado na figura acima. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.
Um projetista de embalagens imaginou recortar os cantos de um quadrado de papelão, com 20 cm de lado, de modo a obter um octógono regular, conforme mostrado na figura acima. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.
O ângulo α entre os lados do octógono regular resultante do recorte é menor do que 125°.
Matemática - Análise Combinatória Simples - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes acerca de probabilidade e análise combinatória.
Considere a seguinte situação hipotética.
Para aliviar o estresse habitual nos concursos públicos, o órgão realizador resolveu escolher aleatoriamente um candidato e uma candidata e presenteá-los com um brinde. Nesse concurso, 324 candidatos eram do sexo masculino enquanto 222 eram do sexo feminino.
Nessa situação, existem menos de 70.000 maneiras distintas de se escolher o casal de candidatos para ganhar os brindes.
Leia o problema, do livro Aplicações da Matemática escolar, trabalho conjunto da Associação Matemática da América, publicado pela Editora Atual:
Você está esperando uma balsa para a baía de Bonne, Terra Nova. Totalmente carregada, com seis automóveis à bordo, ela chega às 10 horas da manhã. À sua frente, na fila, estão um ônibus de turismo, uma viatura de campista, um carro com um trailer, um caminhão carregado de madeira e mais sete outros carros. Os veículos são embarcados na balsa em duas filas. A balsa tem capacidade para transportar veículos de qualquer peso e o tempo gasto por ela entre ida e volta, incluindo carga e descarga, é de 40 minutos. Faça uma estimativa da hora em que você chegará ao outro lado da baía.
Com relação a esse problema, pode-se afirmar que:
A solução única é 11h40 da manhã.
O problema tem mais de uma resposta porque não há informações sobre o que é "viatura campista" ou os tamanhos do ônibus e do caminhão.
Há excesso de dados no problema.
Para resolver o problema é necessário saber a largura da baía.
Se for informado que se fixou a ordem na fila, o problema tem solução única.
Com base nessas informações, é correto afirmar que os lotes
são diferentes, mas têm o mesmo perímetro.
Na construção de gráficos de funções, Shilov, em seu livro Construindo gráficos sugere o método" traçado por operações". Segundo esse método, o gráfico de uma função polinomial pode ser traçado, por exemplo, fatorando-a em expressões de grau menor e estudando o crescimento e o sinal de cada uma das funções associadas à expressão. Assim, o gráfico da função h(x) = x2 %u2013 6x + 8 pode ser traçado a partir do produto das seguintes funções f(x) e g(x)
f(x)=(x+2) e g(x)=(x+4)
f(x) =(x-2) e g(x) =(x+4)
f(x) = -(x-2) e g(x) =(x-4)
f(x) =(x+2) e g(x) = (x-4)
f(x) = (x-4) e g(x) =(x-2)
Os sumérios, segundo Georges Ifrah, em seu livro Os números, por volta de 3 300 a. C. usavam os seguintes símbolos para números:
- um pequeno cone para representar a unidade
- a bolinha marcando a dezena
- um grande cone das sessenta unidades
- um grande cone perfurado vale 600 unidades
- uma esfera equivale a 3600 unidades
- uma esfera perfurada representa 36 000 unidades
Por volta do ano de 2 650 a.C. foi proposto, na escola de formação de escribas e contadores, o seguinte problema:""Um granel de cevada foi repartido entre diversos homens e cada qual recebeu 7 sìlas de cevada. Quantos eram os homens?""O granel equivale a 1 152 000 sìlas.
Para resolver o problema é necessário efetuar uma divisão, que os sumários faziam pelo sistema de trocas porque o cálculo escrito ainda não era utilizado.
Como os sumérios representariam o número de homens, resultado correto para o problema?
6 bolinhas, 2 grandes cones, 4 cones perfurados, 6 esferas, 4 esferas perfuradas.
2 pequenos cones, 4 bolinhas, 2 grandes cones, 3 cones perfurados, 4 esferas, 5 esferas perfuradas.
1 pequeno cone, 5 bolinhas, 2 grandes cones, 4 cones perfurados, 5 esferas, 4 esferas perfuradas.
1 pequeno cone, 6 bolinhas, 2 grandes cones, 3 cones perfurados, 5 esferas, 3 esferas perfuradas.
3 pequeno cone, 4 bolinhas, 2 grandes cones, 5 cones perfurados, 5 esferas, 4 esferas perfuradas.
Matemática - Números reais e complexos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Os números complexos L2, L6, L8 e L12 são tais que L2 + L6 + L8 + L12 = 0.
Documentos importantes e raros do acervo de uma biblioteca são constantemente manuseados. Para evitar danos, a direção da biblioteca decidiu fazer cópias desses documentos e, para isso, uma empresa especializada disponibilizou 4 copiadoras iguais que, trabalhando igualmente, gastaram 4 horas para copiar todo o material. Com base nessas informações e sabendo que a capacidade de cada uma dessas máquinas é de 3.600 páginas copiadas para cada 2 horas e 30 minutos, julgue os itens seguintes.
Duas dessas máquinas fariam todo o serviço em menos de 5 horas e 20 minutos.
Um aluno desenhou uma reta real em seu caderno. Em seguida, partindo do ponto que representa o número 1, traçou um segmento medindo 2 unidades da reta, perpendicular à ela. Marcou o ponto A na extremidade do segmento.
Depois, pegou seu compasso, colocou a ponta seca no ponto da reta correspondente ao número 2 e abriu-o até que a outra ponta chegasse ao ponto A.
Mantendo fixa a ponta seca no ponto correspondente ao número 2, o aluno traçou uma circunferência que cruzou a reta real em dois pontos; chamou um de B e o outro de C.
Considerando B e C como os números representados na reta por esses pontos, a resposta correta de B – C é
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