Questões de Matemática

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Seja a sequência (9, ___, ___, ___, 37, ___, 51) uma progressão aritmética. Sobre os números que completam as lacunas pode-se afirmar que são

  • A.

    todos ímpares.

  • B.

    todos pares.

  • C.

    2 ímpares e 2 pares.

  • D.

    3 ímpares e 1 par.

  • E.

    3 pares e 1 ímpar.

Estudando para esse concurso, um candidato lia 60 páginas em 5 horas. No final, ele manteve o ritmo, mas passou a estudar 7 horas por dia. Onúmero de páginas, a mais, que ele passou a ler foi:

  • A.

    24

  • B.

    72

  • C.

    84

  • D.

    96

  • E.

    100

Uma lesma encontra-se no fundo de um poço seco de 10 metros de profundidade e quer sair de lá. Durante o dia, ela consegue subir 2 metros pela parede; mas à noite, enquanto dorme, escorrega 1 metro. Depois de quantos dias ela consegue chegar na saída do poço?

  • A.

    10 dias

  • B.

    8 dias

  • C.

    9 dias

  • D.

    12 dias

  • E.

    11 dias

O quadrado de cinco, adicionado à terça parte de nove, subtraindo-se o triplo de quatro é igual a:

  • A.

    um.

  • B.

    dezesseis.

  • C.

    dezoito.

  • D.

    vinte e cinco.

Uma herança de 43 camelos deve ser repartida entre dois irmãos. O mais velho deve receber o triplo do número de camelo que receberá o mais novo mais 3 animais. Quantos camelos receberá cada um deles?

  • A.

    30 e 15 camelos

  • B.

    33 e 10 camelos

  • C.

    32 e 12 camelos

  • D.

    33 e 15 camelos

  • E.

    32 e 10 camelos

Os computadores utilizam o sistema binário ou de base 2 que éumsistema de numeraçãoemque todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1). Em um computador o número 2012, em base decimal, será representado,embase binária, por:

  • A.

    110111.

  • B.

    11111011100

  • C.

    111110111000.

  • D.

    111110111.

  • E.

    111110111.

menor número pelo qual se deve multiplicar A para se obter um número divisível por B?

  • A.

    202

  • B.

    120

  • C.

    210

  • D.

    122

  • E.

    220

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o estudo das transformações isométricas é um excelente ponto de partida para a construção das noções de congruência. Assinale a alternativa que apresenta uma transformação que não está relacionada com a noção de congruência.

  • A.

    Simetria axial.

  • B.

    Homotetia.

  • C.

    Reflexão num ponto.

  • D.

    Rotação.

Considere uma matriz A e sua transposta At. Sendo D o determinante de A, podemos afirmar que o determinante de At é:

  • A.

    D2

  • B.

    D/2

  • C.

    D.

  • D.

    D/4.

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