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Leia o texto a seguir, adaptado do sítio da Internet www.cesan.com.br, para responder os itens de 51 a 58.
Com base nas informações do texto acima e supondo que a CESAN tenha, em julho de 2005, um total de 2 milhões de clientes, contando-se a categoria do imóvel tanto "residencial" quanto "outras", julgue os itens a seguir.
De acordo com as informações do último parágrafo do texto, é correto concluir que 300.000 clientes da CESAN estão inadimplentes com a empresa. Caso o número total de clientes se mantenha fixo pelo prazo de um ano, é correto afirmar que a empresa pretende reduzir o número de inadimplentes para menos de 140.000 ao final desse período.
Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.
O montante mencionado seria suficiente para a construção de 200.000 casas populares, 10.000 postos de saúde e 10.000 escolas.
Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.
O montante citado seria suficiente para se construir 100.000 casas populares e 30.000 postos de saúde.
Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.
Com o montante referido, seria possível construir, no máximo, 25.000 escolas.
Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.
Com esse montante, seria possível construir mais de 280.000 casas populares.
Para a aquisição de um equipamento computacional no valor de R$ 10.000,00, Carlos tem duas opções de financiamento, ambas segundo o sistema PRICE. Com o intuito de melhor compará-las, ele elaborou a planilha Excel ilustrada acima, que mostra essas opções, a primeira na parte superior da planilha — linhas de 1 a 7 — e a segunda na parte inferior — linhas de 11 a 15. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Se, na planilha Excel ilustrada, Carlos executasse a seguinte seqüência de ações: clicar a célula E16; digitar =SOMA(E13:E15); teclar a partir do número que seria mostrado na célula E16, ele constataria que, se escolhesse a segunda opção de financiamento, por ocasião do pagamento da terceira prestação, ele teria efetivamente pago um valor mais de 8% superior ao preço original do equipamento.
Para a aquisição de um equipamento computacional no valor de R$ 10.000,00, Carlos tem duas opções de financiamento, ambas segundo o sistema PRICE. Com o intuito de melhor compará-las, ele elaborou a planilha Excel ilustrada acima, que mostra essas opções, a primeira na parte superior da planilha — linhas de 1 a 7 — e a segunda na parte inferior — linhas de 11 a 15. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Considere que, tendo escolhido a primeira opção de financiamento, por ocasião do pagamento da terceira prestação, Carlos deseje liquidar o seu débito, antecipando a quarta e a quinta prestações. Nessas condições, por ocasião do pagamento da terceira prestação e imediatamente antes de pagá-las, o débito total de Carlos é inferior a R$ 6.250,00.
Para a aquisição de um equipamento computacional no valor de R$ 10.000,00, Carlos tem duas opções de financiamento, ambas segundo o sistema PRICE. Com o intuito de melhor compará-las, ele elaborou a planilha Excel ilustrada acima, que mostra essas opções, a primeira na parte superior da planilha — linhas de 1 a 7 — e a segunda na parte inferior — linhas de 11 a 15. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Na planilha Excel mostrada, formatando-se a célula C9 como Número com duas casas decimais e, em seguida, digitando-se nessa célula =100*(RAIZ(C15/C13)-1), obtém-se como resultado a taxa mensal de juros praticada na segunda opção de financiamento.
Para a aquisição de um equipamento computacional no valor de R$ 10.000,00, Carlos tem duas opções de financiamento, ambas segundo o sistema PRICE. Com o intuito de melhor compará-las, ele elaborou a planilha Excel ilustrada acima, que mostra essas opções, a primeira na parte superior da planilha — linhas de 1 a 7 — e a segunda na parte inferior — linhas de 11 a 15. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Por corresponder a um financiamento mais longo, o valor total pago a título de juros na primeira opção é superior a esse valor na segunda opção.
Para a aquisição de um equipamento computacional no valor de R$ 10.000,00, Carlos tem duas opções de financiamento, ambas segundo o sistema PRICE. Com o intuito de melhor compará-las, ele elaborou a planilha Excel ilustrada acima, que mostra essas opções, a primeira na parte superior da planilha — linhas de 1 a 7 — e a segunda na parte inferior — linhas de 11 a 15. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
A célula B3 da planilha Excel representada acima apresentaria o mesmo valor mostrado se fosse preenchida com a expressão =B2*1,02-E3.
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