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Um cliente obteve do comerciante um desconto de 20% do preço da mercadoria. Sabendo-se que o preço de venda, sem desconto, é superior em 20% ao custo, pode-se afirmar que houve por parte do comerciante um:
lucro de 5%.
prejuízo de 4%.
lucro de 4%.
prejuízo de 2%.
lucro de 2%.
Em uma unidade da Federação, no ano passado, 5.000 investidores aplicaram seus recursos em agronegócios. Entre esses, 35% investiram em negócios relacionados a fruticultura, sendo que apenas 26% destes investiram em frutas cítricas. Nessa situação, o número de investidores que aplicaram seus recursos em negócios relacionados à fruticultura de frutas não-cítricas é igual a
1.295.
1.060.
835.
455.
Se descontarmos 17% de 60231, obteremos
50594,04.
49991,73.
49389,42.
49690,57.
50292,88.
Matemática Financeira - Porcentagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em um certo dia, em uma indústria, a máquina A produziu 2.000 peças, das quais 2,5% saíram defeituosas; a máquina B produziu 1.000 peças, das quais 2,5% saíram defeituosas, e a máquina C produziu 3.000 peças, sendo 1,5% defeituosas. Nessas condições, qual o percentual de peças defeituosas que saíram das três máquinas nesse dia?
Dividindo-se o valor de R$ 9228,00 em partes proporcionais a 3, 4 e 5, o valor correspondente a 3 é, em Reais,
3460,00.
3652,00.
3845,00.
3076,00.
2307,00.
Matemática Financeira - Porcentagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Utilizando o conceito de proporcionalidade, é correto afirmar que:
5 e 7 são diretamente proporcionais a 8 e 10, respectivamente.
4 e 6 são diretamente proporcionais a 5 e 7,5, respectivamente.
a área de um círculo é diretamente proporcional a seu raio.
a altura de uma pessoa é diretamente proporcional a sua massa.
o volume de um cubo é diretamente proporcional à sua aresta.
A proporção entre ( x + 8 ) e 9 é a mesma que entre ( x - 6 ) e 8. O valor de x é
138.
27.
64.
118.
164.
Matemática Financeira - Porcentagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em uma aula de química, um aluno preparou três soluções salinas:
Solução A: 2 litros de água com 25 gramas de sal.
Solução B: 4,5 litros de água com 55 gramas de sal.
Solução C: 750 mililitros de água com 10 gramas de sal.
Nessas condições, podemos afirmar que:
Assinale a alternativa que contém o valor de
1,1...
1,2...
1,3...
1,5...
1,6...
Matemática Financeira - Porcentagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
André, Bernardo e Carlos jogaram uma partida de bolas de gude. No início do jogo, o número de bolas de gude de cada um era diretamente proporcional a 3, 4 e 5, respectivamente. Ao final do jogo, o número de bolas de gude de cada um era diretamente proporcional a 15, 16 e 17, respectivamente.
Se um dos garotos ganhou 9 bolas de gude no jogo, podemos dizer que:
Havia, no jogo, um total de 288 bolas de gude.
André ganhou 9 bolas de gude no jogo.
Bernardo ganhou 9 bolas de gude no jogo.
Carlos ganhou 9 bolas de gude no jogo.
Carlos ganhou mais bolas que Bernardo, no jogo.
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