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Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Um dado produto, vendido a granel, custa R$ 20,00 por quilograma. Na pesagem do produto o funcionário esqueceu-se de descontar a massa de 50 gramas da embalagem descartável. Se o preço a pagar pelo produto embalado foi de R$4,00, quantos gramas do produto o consumidor está levando na embalagem?
150 gramas
200 gramas
250 gramas
300 gramas
350 gramas
Sobre o preço de uma moto importada incide um imposto de importação de 30%. Desse modo o seu preço para a firma importadora é de R$ 19.500,00. Se o governo dobrar o imposto de importação essa mesma moto irá custar para o importador?
R$ 39.000,00
R$ 31.200,00
R$ 25.350,00
R$ 24.000,00
O computador de um usuário da Internet foi contaminado por um vírus que se propagou quando esse usuário enviou, no dia 2/8/2009, uma mensagem eletrônica, que continha o vírus para 10 contatos. Cada um desses 10 contatos não detectaram o vírus e encaminharam, no dia 3/8/2009, a mensagem infectada para outros 10 contatos, que também não detectaram o vírus e, repetindo o processo, enviaram, no dia seguinte, 4/8/2009, a mensagem contaminada a outros 10 contatos. Esse processo foi repetido por 7 dias, a partir do dia 2/8/2009, contaminando sempre computadores ainda não infectados.
Com relação a essa situação hipotética e sabendo que a população mundial é de aproximadamente 6,5 bilhões de indivíduos, julgue o item seguinte.
Na situação descrita, o número de computadores infectados foi maior que um centésimo da população mundial.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
O marcador de combustível de um automóvel marca que o tanque contém exatamente 1/3 do total. Se abastecermos mais 12 litros o tanque ficará com metade de sua capacidade máxima. Quantos litros correspondem à capacidade máxima do tanque de combustível do automóvel citado?
60 litros
65 litros
72 litros
84 litros
90 litros
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Alguns colegas foram a um barzinho e consumiram um total de R$360,00, que deveria ser dividido igualmente entre todos. Na hora de pagar os colegas resolveram que o aniversariante do dia não pagaria e então os demais colegas, além de sua parte, pagariam um adicional de R$ 4,00 cada um. Qual o número total de colegas que foram ao barzinho, incluindo o aniversariante do dia?
8
9
10
12
14
Um técnico ambiental, especialista que exerce atividades de apoio operacional e técnico em parques e unidades de conservação, foi requisitado por um engenheiro para apoiá-lo em uma vistoria técnica de um parque florestal. Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um relato de alguma situação relativa a essa vistoria, seguida de uma assertiva a ser julgada.
O tempo gasto para o deslocamento do local de trabalho até o parque florestal é de 48 min quando se utiliza um caminho costumeiro. Nesse caso, utilizando um caminho alternativo que seja 25% mais longo que o costumeiro e com a mesma velocidade média, gasta-se mais de uma hora no deslocamento.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Qual é o valor do expoente n na expressão numérica dada a seguir?
55 . 2 = 6,25 . 10n
(-1)
0
1
2
3
Uma picape para ir da cidade A para a cidade B gasta dois tanques e meio de óleo diesel. Se a distância entre a cidade A e a cidade B é de 500 km e neste percurso ele faz 100 km com 25 litros de óleo diesel, quantos litros de óleo diesel cabem no tanque da picape?
60
50
40
70
80
Pelas experiências anteriores, um engenheiro calcula que, para cavar o túnel de um viaduto, 100 operários igualmente eficientes deverão trabalhar durante 14 dias. Nessa situação, julgue os itens subsequentes.
Considerando que o salário de um operário seja proporcional à quantidade de dias trabalhados, se ele recebe R$ 840,00 por 14 dias de trabalho, então, por 20 dias ele deverá receber R$ 1.200,00.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Se o número N = 810,25 então o valor de N é
N = 1
N = 3
N = 5,9
N = 9,5
N = 20,25
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