Questões sobre Geral

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A realização de contagens volumétricas de tráfego permitiu que, para uma seção de uma via de sentido único, com capacidade de projeto para 3.000 uvp/h (unidades de veículo-padrão por hora), fosse inferida a seguinte função densidade de probabilidade para o fluxo q:

A probabilidade de ocorrência de congestionamento, a média e a mediana do fluxo de tráfego são, respectivamente:

  • A. 1/3; 2.500 uvp/h; 2.500 uvp/h;
  • B. 2/3; 2.000 uvp/h; 2.500 uvp/h;
  • C. 1/3; 2.000 uvp/h; 3.000 uvp/h;
  • D. 2/3; 2.500 uvp/h; 2.500 uvp/h;
  • E. 1/3; 3.000 uvp/h; 2.500 uvp/h.

Para a realização de um congresso internacional, a FUNAG reservou 100 apartamentos individuais em um hotel. A direção do hotel impôs que, para cada hóspede participante, fosse paga uma diária de R$ 200,00, acrescida de uma taxa diária de R$ 40,00 por apartamento reservado e não-ocupado.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Se os 100 apartamentos forem ocupados, para cada hóspede serão pagos R$ 200,00 de diária e o hotel receberá R$ 20.000,00 diariamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

- A frota de uma empresa transportadora é composta por veículos do tipo V1 e V2, em igual proporção. Os veículos V1, adquiridos novos pelo preço unitário P1, têm vida útil (para efeito de depreciação) de 10 anos, com valor residual de 10%. Os veículos V2, adquiridos novos pelo preço unitário P2, têm vida útil (para efeito de depreciação) de 5 anos, com valor residual de 20%. Supondo que a empresa substitui seus veículos ao final das respectivas vidas úteis de depreciação, o valor médio por veículo da parcela anual de depreciação da empresa, pelo método linear, é:

  • A. 0,09 P1 + 0,16 P2;
  • B. 0,045 P1 + 0,08 P2;
  • C. 0,45 P1 + 0,8 P2;
  • D. 0,1 P1 + 0,2 P2;
  • E. 0,1 (P1 + P2).

Suponha que um investimento no valor de R$ 10 milhões produza, durante 25 anos, benefícios líquidos anuais aproximadamente constantes e iguais a b. Então, para que o investimento se mostre rentável pelo Método do Valor Presente Líquido a uma taxa de desconto de 10% ao ano, b deve ser superior ou igual a R$ 1.101.681,00. As estimativas feitas para o valor de b resultaram na tabela abaixo, em que distintas probabilidades de ocorrência estão associadas a valores possíveis do benefício líquido.

A probabilidade de o projeto ser deficitário e o valor esperado de b são, respectivamente, de:

  • A. 45% e R$ 1.112.500,00;
  • B. 55% e R$ 1.101.681,00;
  • C. 45% e R$ 400.000,00;
  • D. 55% e R$ 1.112.500,00;
  • E. 45% e R$ 1.125.000,00.

De uma perspectiva privada, o período de retorno do capital aplicado em projeto de infra-estruturas de transporte tem por significado o período de tempo:

  • A. a partir da data zero do fluxo de caixa em que os resultados líquidos do projeto cobrem o investimento inicial;
  • B. a partir do início da construção, necessário para que o negócio produza lucros anuais positivos;
  • C. a partir do início das obras, necessário para que seja possível ao investidor pleitear o refinanciamento dos empréstimos;
  • D. a partir do início efetivo da operação da infra-estrutura, necessário para que as receitas anuais superem os custos anuais de operação;
  • E. necessário para que o investidor possa realizar a amortização integral dos empréstimos contratados.

Considerando as tabelas anteriores, que apresentam informações relativas à população urbana do DF, obtidas na pesquisa distrital por amostra de domicílios realizada em 2004, julgue os próximos itens.

O percentual da população urbana do DF com menos de 16 anos de idade é inferior a 28%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Seja a função de custos totais de produção de um serviço de transportes dada por C(q) = F + bq, onde q é a quantidade de serviço, produzida em um período dado. Por outro lado, a receita total proveniente das vendas do serviço é dada pela expressão R(q) = pql, onde p é o preço de mercado para o serviço e l é o fator médio de utilização. O ponto de equilíbrio da produção é dado pelo cociente entre F e:

  • A. pl + b
  • B. p - b
  • C. l + b
  • D. pl - b
  • E. b - l

Usando os dados da questão anterior, a quantidade total de t-km realizada no corredor no período é de:

  • A. 20,6 x 106;
  • B. 37,4 x 106;
  • C. 60,0 x 106;
  • D. 66,4 x 106;
  • E. 76,4 x 106.

Em um certo período de tempo, ao longo de um corredor multimodal de transporte esquematizado abaixo, registraram-se as movimentações de carga, em milhares de toneladas, mostradas na tabela.

A tonelagem transportada foi, respectivamente, máxima e mínima, nos seguintes trechos do corredor:

  • A. BC e CD;
  • B. BC e AB;
  • C. CD e AB;
  • D. CD e BC;
  • E. AB e CD.

O diagrama abaixo mostra a rede de conexão de transporte entre as zonas 1, 2 e 3 da área de estudo, cuja matriz origem-destino foi apresentada na questão anterior. Usando um esquema de alocação de tráfego com o princípio de "tudo-ou-nada", sendo a variável decisória a menor distância de transporte, a ordem decrescente das rotas, quanto a sua utilização, é:

  • A. 2-3, 1-3, 1-2;
  • B. 1-3, 2-3, 1-2;
  • C. 1-3, 1-2, 2-3;
  • D. 1-2, 2-3, 1-3;
  • E. 2-3, 1-2, 1-3.
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