Questões de Matemática da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Na construção do raciocínio matemático, pode-se dizer que a atitude adequada do professor, em relação ao uso do material concreto, decorre de

I. os educadores buscarem meios de fazer a criança explorar o mundo à sua volta.

II. ele conceber o ensino de matemática nas séries iniciais como um convite à exploração, à descoberta e ao raciocínio.

III. proporcionar às crianças oportunidades de praticar relações comerciais (compras, pagamentos, trocas), para desenvolver a capacidade de resolver problemas matemáticos.

IV. não oferecer aos alunos materiais diversos que sujariam e bagunçariam o ambiente da sala de aula.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Sobre os pontos A(2,5); B(3,7); C(5,11); D(4,5); E(8,7); F(1,1) e G(4,9), assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A, B, C são colineares.

  • B.

    B, C, G são colineares.

  • C.

    D, E, F não são colineares.

  • D.

    D, E, G são colineares.

Sobre a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano, analise as assertivas abaixo.

I. As grandezas e as medidas estão presentes em quase todas as atividades realizadas pela sociedade, dessa forma, desempenham papel importante no currículo.

II. Só é possível trabalhar com situações do cotidiano depois de os conhecimentos matemáticos envolvidos nessas situações terem sido amplamente estudados pelos alunos.

III. Embora as situações do cotidiano sejam fundamentais para conferir significados a muitos conteúdos a serem estudados, é importante considerar que esses significados podem ser explorados com as questões internas da própria Matemática.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Um professor, ao propor a seus alunos um estudo comparativo dos sistemas de numeração, pretende relacionar a Matemática com um dos temas transversais. Assinale a alternativa que apresenta este tema transversal.

  • A.

    Ética.

  • B.

    Meio Ambiente.

  • C.

    Trabalho e Consumo.

  • D.

    Pluralidade Cultural.

  • A.

    265,33cm².

  • B.

    248,33cm².

  • C.

    203,33cm².

  • D.

    145,33cm².

Quatro agentes de apoio à saúde sob a supervisão de um farmacêutico dividem a tarefa de controle de medicamentos em partes inversamente proporcionais ao tempo de serviço. Se para esta tarefa são dispensadas 154 horas por mês, e os tempos de serviço são 2, 3, 4 e 5 anos, então o agente que tem menos tempo de serviço dedica

  • A.

    60 horas por mês para esta tarefa.

  • B.

    55 horas por mês para esta tarefa.

  • C.

    45 horas por mês para esta tarefa.

  • D.

    40 horas por mês para esta tarefa.

Durante a aula de matemática, o professor pediu aos seus alunos que calculassem o número de diagonais de um polígono convexo de n lados. Um dos alunos apresentou o seguinte raciocínio:

“Para resolvermos este problema, basta contarmos o número de segmentos de reta determinados pelos n vértices do polígono e subtrairmos o número de lados: C n,2 - n , onde C é combinação de n elementos agrupados de 2 em 2.”

Sobre o raciocínio do aluno, é possível afirmar que

  • A.

    ele está correto.

  • B.

    ele deveria utilizar arranjo no lugar de combinação.

  • C.

    não é necessário subtrair n.

  • D.

    este problema não pode ser resolvido com análise combinatória.

O menor número com três dígitos que somado a 1.234 o tornará um número divisível por 9 é

  • A.

    105.

  • B.

    106.

  • C.

    107.

  • D.

    108.

Márcia chupou 65% das 120 balas que havia num pacote. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o número de balas que restaram no pacote.

  • A.

    42 balas.

  • B.

    56 balas.

  • C.

    78 balas.

  • D.

    94 balas.

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