Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2010
Hoje, a idade de Maria é o dobro da idade de Anita, mas há seis anos Maria tinha o triplo da idade de Anita. A soma das suas idades hoje é igual a
Matemática - Matemática Avançada - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2010
O gráfico abaixo exibe a quantidade de veículos que compunham a frota de uma certa Corporação ao longo dos anos 2004 a 2008.
A partir da leitura atenta desse gráfico, pode-se estimar que o número médio de veículos na frota, nesse período, é aproximadamente igual a
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2010
João e Maria viajam de bicicleta, com velocidade constante, da cidade A para a cidade B, por meio de uma mesma estrada. João é 40% mais rápido que Maria e por isso Maria sai 10 minutos antes que ele. Mesmo assim, Maria chega a B, 10 minutos depois dele. Em quanto tempo João faz o trajeto completo?
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2010
Uma certa corporação demitiu 10% do seu quadro funcional. Dois meses depois, contratou 10 profissionais. Três meses depois, novamente foram feitas demissões, num total de 10% do quadro corrente. Se no final desse processo, a corporação tinha 84% de funcionários, comparado ao seu quadro no início, então, o número final de funcionários dessa corporação era igual a
Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O número racional x/y tem as seguintes características: a soma dos quadrados dos termos x e y é igual a 241 e o quadrado da soma dos termos x e y é 361. Logo, o produto de x por y é igual a:
Matemática - Progressões/Sequências - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Considere a seqüência numérica na qual O quinto termo dessa seqüência é:
Matemática - Sistemas Lineares - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Dentre os serviços que um BANCO presta à comunidade, há três pelos quais cobra as taxas X, Y e Z em reais. Ao final do expediente de um dia de trabalho, os caixas A, B e C anotaram os valores recebidos referentes às taxas supracitadas:
A → 5X + 4Y + 7Z = 127,90
B → X + 2Y + Z = 77,50
C → 3X + 3Y + Z = 113,20
Logo, a soma das taxas X + Y + Z é, em real, igual a:
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O gráfico a seguir indica a distribuição das notas de uma prova de português realizada na Escola São João, no Município de Felicidade Total, em 2007.
A nota média dessa prova é:c
Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Ao fazer uma operação de subtração, dizemos que ela é com recurso quando o subtraendo apresenta, em qualquer posição, números maiores do que o minuendo. O material Dourado Montessori é um recurso didático utilizado para facilitar a compreensão do algoritmo da subtração, no caso dessa operação com recurso. Seja N o número representado pelo material Dourado, indicado a seguir:
Assim, o valor de N 1576 é:
Um professor recebeu o seu salário e planejou gastos, de acordo com o quadro a seguir:
Da quantia que sobrou, ele aplicou 40% em poupança e ainda ficou com R$ 288,00. O valor recebido por esse professor foi:
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